politica evolutiva mundo laico
pela separação da religião do estado
por la separação de la religión del estado
evolutionary secular political world ,the separation of religion from state
Эволюционный светская политическая мир
отделение религии от государства/العالم السياسي العلماني التطوري
فصل الدين عن الدولة
עולם פוליטי חילוני אבולוציונית
הפרדת דת מהמדינה
Entre janeiro e junho deste ano, policiais militares em serviço mataram 358 pessoas em supostos casos de resistência. PMs em folga mataram 56
PMs de serviço e folga mataram mais de 400 no 1º semestre
Kaique Dalapola/R7
No primeiro semestre de João Doria (PSDB) como governador de São Paulo, a Polícia Militar matou uma pessoa a cada 10 horas em casos registrados como “morte decorrente de intervenção policial”, a antiga resistência seguida de morte.
De acordo com os dados oficiais da SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo), 358 pessoas foram mortas por PMs em serviço e 56 morreram após supostamente resistirem à abordagem de policial de folga.
O número de mortos por PMs em serviço no semestre é o maior desde 2003, quando houve 399 pessoas mortas em casos de resistência.
Na soma entre as vítimas de policiais militares em serviço e de folga, no entanto, 2017 foi superior a este ano: 430 mortos no total (313 por PMs em serviço e 117 em casos envolvendo policiais de folga).
O ouvidor de polícia de São Paulo, Benedito Mariano, disse que está analisando os números e pretende, nos próximos dias, mapear onde os casos estão acontecendo. O ouvidor destaca que o aumento entre as vítimas no total voltou no primeiro semestre deste ano após queda no ano passado comparado a 2017.
Em um dos casos que entrou para as estatísticas da SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo) deste ano, o jovem Rafael Aparecido Almeida de Souza, 23 anos, foi morto com um tiro do soldado da PM Charles Henrique Godoi Pereira, da 2ª companhia do 38º Batalhão.
O caso aconteceu em 5 de maio e agora a família aguarda o andamento do processo que investiga os policiais. “Estamos só esperando o julgamento daqueles covardes que assassinaram meu filho, e a saudade continua, cada dia que passa fica mais difícil sem meu filho", disse o jardineiro Wagner Aparecido de Souza, 45 anos, pai do Rafael.
De acordo com testemunhas, o rapaz estava vendo de longe a PM abordar seu irmão. Quando o procedimento policial terminou, o jovem teria chamado o irmão para voltar para frente da casa deles. O PM teria dito que quem mandava lá era ele (policial) e atirou contra Rafael.
Procurada pela reportagem, a Polícia Militar disse, por meio de nota (íntegra abaixo), que a SSP-SP "trabalha para reduzir os casos" de morte decorrente de internveção policial.
A pasta disse ainda que os casos de mortes registradas como resistências durante a abordagem contam com a presença da Corregedoria e dos comandantes dos batalhões das áreas onde ocorreram os fatos, além de equipes do IML (Instituto Médico Legal) e IC (Instituto de Criminalística).
Veja, abaixo, a íntegra da nota da Polícia Militar:
"A SSP trabalha para reduzir os casos de MDIP. A fim de garantir maior eficácia nas investigações, a pasta editou a Resolução SSP 40/2015, que determina o comparecimento das Corregedorias e dos comandantes da região, além de equipes específicas do IML e IC nesses casos. Todas ocorrências são investigadas por meio de IPM pelos batalhões e também pela Polícia Civil, além de serem acompanhadas pelas Corregedorias. Assim como publicou a resolução SSP 516, que separa as ocorrências com policiais em serviço e em folga, além dos casos de mortes decorrentes de oposição à intervenção policial.
No período avaliado pela reportagem, 118.422 pessoas foram presas e apreendidas pelas forças de segurança no Estado, fruto da eficiência no trabalho policial a intensificação das ações de patrulhamento ostensivo e preventivo. No mesmo intervalo, as mortes em decorrência policial durante as folgas caíram 26,3% entre os PMs e 66,7% entre os policiais civis. As ocorrências em serviço tiveram variação de 11,5% entre os militares e permaneceram estáveis entre os policiais civis."
Ministro Sérgio Moro continua sendo a personalidade mais popular do Brasil, seguido por Jair Bolsonaro
O desgaste causado pela imprensa verdevaldiana, que usou mensagens roubadas por estelionatários para atingir Sergio Moro e tirar Lula da cadeia, já está sendo revertido.
Segundo o Atlas Político, que faz pesquisas mensais sobre o assunto, a popularidade de Sergio Moro parou de cair – ela até subiu um pontinho, de 50,4% para 51,4%.
Ele continua sendo a personalidade mais popular do Brasil, seguido por Jair Bolsonaro.
Quanto a Lula, sua popularidade voltou a cair (de 35,1% para 33,2%), um dado que se reflete também no percentual de eleitores favoráveis à sua prisão (51,7% contra 37,4%).
Em recente entrevista para a Rádio Bandeirantes, o Deputado Alexandre Frota fez declarações polêmicas sobre o governo Bolsonaro. Na oportunidade o deputado fez críticas ao governo, dando nota quatro. O que acabou sendo motivo de risos por parte de um radialista do programa. Alexandre Frota também enfatizou que está se arrependendo de ter votado no Bolsonaro.
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou à Justiça Federal nesta quinta-feira, 1º, o envio, no prazo de 48 horas, da cópia do inquérito e todo o material apreendido na Operação Spoofing, que resultou na prisão de quatro suspeitos de hackear telefones celulares de autoridades brasileiras, entre elas o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro.
A decisão de Moraes foi tomada horas depois de o ministro Luiz Fux, também do Supremo, proibir a destruição das provas recolhidas pela Polícia Federal e determinar o envio do inquérito da operação Spoofing ao STF.
A determinação tira das mãos da 10ª Vara Federal do Distrito Federal e da Polícia Federal, subordinada a Moro, a exclusividade no acesso ao material apreendido. Na semana passada, Moro chegou a informar a alvos da ação dos hackers que as mensagens apreendidas seriam destruídas.
Ainda nesta quinta-feira, a Polícia Federal pediu e o juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal do Distrito Federal, decretou a prisão preventiva do grupo sob suspeita de hacker celulares de mais de mil autoridades dos três Poderes. A Procuradoria da República em Brasília ainda vai se manifestar.
Os investigadores defendem a manutenção da custódia de Walter Delgatti Neto, o Vermelho, Gustavo Henrique Santos, o DJ Guga, sua companheira Suélen Priscila Oliveira e Danilo Cristiano Marques.
O grupo, que a PF define como "quadrilha", foi preso em regime temporário na terça-feira, 23, por ordem da 10ª Vara Federal de Brasília. Na sexta-feira, 27, o magistrado prorrogou por mais cinco dias a temporária dos quatro investigados.
Greve de fome do MST pela liberdade de Lula seria por tempo indeterminado até que ex-presidente fosse solto
Em coletiva realizada na última segunda-feira do dia 30 de Julho de 2018, militantes do Movimento Trabalhadores Sem Terra (MST) anunciavam para a terça-feira 31 o início de uma greve de fome para exigir a libertação do ex-presidente Lula que está preso há 1 ano e 4 meses, em Curitiba.
João Pedro Stedile, líder do MST apresentava os seis manifestantes que iniciariam naquele dia a greve de fome por tempo indeterminado.
Segundo Stédile, eles receberiam acompanhamento médico e só terminariam o jejum após a soltura de Lula.
Se eles os líderes dos Movimentos Sem Terra estivessem continuado o jejum pela soltura de Lula, hoje com certeza estariam todos mortos, pois dia 07 de agosto completará exatamente 16 meses da prisão do ex-presidente Lula.
A prisão de Luiz Inácio Lula da Silva ocorreu no dia 7 de abril de 2018, após o ex-presidente se entregar à Polícia Federal (PF) no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.
Secretário de comércio americano, Wilbur Ross, disse estar impressionado com cronograma de projetos do governo brasileiro
BRASÍLIA - O secretário de Comércio dos EUA, Wilbur Ross, assinou nesta quinta-feira um memorando de entendimento para facilitar negócios e investimentos em projetos de infraestrutura feitos por americanos no país. A parceria foi formalizada após Ross se encontrar com o ministro de Infraestrutura, Tarcício Freitas. Ao assinar o documento, o secretário elogiou os planos do governo brasileiro.
O acordo é o primeiro resultado concreto da visita de Ross ao Brasil. Na quarta-feria, após reunião com Ross, o ministro da economia afirmou que as negociações entre Brasil e EUA para um acordo de livre comércio haviam começado oficialmente .
— Hoje mais cedo me reuni com o ministro de Infraestrutura. Estou muito impressionado com o nível de detalhes do seu planejamento e com o fato de que ele tem planos de muito curto prazo vindo por aí. Este é um governo que está realmente começando a se mexer. Essa é uma consideração muito importante para aqueles que estão um pouco nervosos em investir. Estou menos nervoso aqui do que em outros lugares — disse o secretário, durante um evento do setor em Brasília.
O acordo foi fechado entre a Opic, agência americana voltada para financiamento de projetos fora dos EUA, e o Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) pelo brasileiro. Hoje, a Opic tem cerca de US$ 60 bilhões para investimentos em paíse emergentes. Em seu discurso, Ross afirmou que os EUA querem ser protagonistas no desenvolvimento da infraestrutura na América Latina.
— Os Estados Unidos querem ser o parceiro preferencial para projetos na América Latina porque nossas empresas oferecem a expertise, a inovação, integridade e valor demandado para a infraestrutura crucial e oportunidades destacadas aqui — disse Ross.
A secretária de coordenação de obras estratégicas do PPI, Verônica Sanchez, destacou que a parceria com americanos vai ajudar a preencher um gap de infraestrutura no país e na região.
— Temos um gap, e esse gap precisa ser preenchido pelas parcerias com empresas privadas, não só empresas brasileiras, mas do mundo todo. Queremos muito o apoio e a participação de empresas americanas no país — destacou.
Pelo memorando, as duas partes do acordo vão estabelecer uma agenda para definir uma carteira de projetos de infraestrutura para serem desenvolvidos.
Oito vereadores fizeram acordo com o MP, vão responder em liberdade e se comprometeram a devolver o dinheiro e renunciar ao mandato.
Fato aconteceu em Janeiro de 2016
Por Fernanda Vieira
Centralina, MG
00:00/01:31
Uma pequena cidade, com pouco mais de 10 mil habitantes, em Minas Gerais, está sem nenhum vereador. Todos foram presos por desvio de dinheiro público.
A população de Centralina, no Triângulo Mineiro, não se conforma com a prisão dos vereadores. Não sobrou ninguém na Câmara Municipal da cidade. Os nove vereadores foram presos por suspeita de desvio de dinheiro público.
Segundo o Ministério Público, eles bolaram um esquema para receber diárias por viagens para Uberlândia, Brasília, Belo Horizonte, que não foram feitas. Sem sequer sair da cidade, conseguiam declarações falsas, apresentavam e pegavam o dinheiro. Por uma diária para a capital mineira, por exemplo, cada vereador recebia, por dia, R$ 700.
Alguns vereadores chegaram a receber quase R$ 30 mil por ano só com diárias. Somado, o desvio no esquema ultrapassa os R$ 200 mil.
"A própria forma como eles agiam, os documentos que eles apresentavam e essas compras muito longe da realidade demonstram que havia uma certeza absoluta uma convicção absoluta, de que nada seria feito", diz o promotor Daniel Marota Martinez.
Oito vereadores fizeram um acordo de colaboração com o Ministério Público e vão responder em liberdade. Eles se comprometeram a devolver o dinheiro e vão renunciar aos mandatos. Uma vereadora afirma que é inocente e será ouvida na segunda-feira (1º). Quatro suplentes já foram nomeados e outros cinco devem ser convocados na próxima semana.
Gleisi Hoffmann, deputada federal e presidente nacional do PT| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo
A juíza Carolina Lebbos, da 12ª Vara Federal de Curitiba, rejeitou pedido da deputada federal e presidente do PT Gleisi Hoffmann para que voltasse a atuar como advogada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Isso permitiria que ela visitasse diariamente o ex-presidente, preso na carceragem da PF. Em agosto do ano passado, a magistrada proibiu que Gleisi atuasse na defesa de Lula, argumentando que, segundo a lei, como membro do Legislativo (Gleisi era senadora à época), ela não poderia praticar a advocacia contra ou a favor de sociedade de economia mista - como é o caso da Petrobras. As informações são da jornalista Monica Bergamo, da Folha de S. Paulo."
Você já se viu em situações as quais: o telefone não para de tocar com ligações de credores querendo saber quando aquela conta será paga — você nem os atende mais. A luz pode ser cortada a qualquer momento. Quem está endividado pode sofrer com a ansiedade, o estresse e a pressão por não estar com as contas em dia. Em muitos casos, pessoas chegam a ter depressão por causa de dívidas, já que a questão financeira influencia totalmente a saúde mental.
Com a economia frágil no país, está cada vez mais comum encontrar pessoas com desânimo por falta de dinheiro, já que o salário mal sobra para as despesas básicas, e com problemas causados pelo endividamento, seja porque você perdeu o emprego e ainda não conseguiu se recolocar no mercado ou até mesmo porque não sabe como se organizar financeiramente. Aquela expressão que diz que “as dívidas tiram o sono das pessoas” é verdadeira e gera bastante dor de cabeça e problemas graves de saúde.
O estudo ainda revelou que a maior parte das pendências (52%) está relacionada aos bancos, envolvendo dívidas com cartão de crédito, cheque especial, financiamentos e empréstimos, que geralmente têm taxas de juros exorbitantes. O não pagamento de dívidas como essas transforma-se em uma grande “bola de neve”, já que são juros cobrados em cima de juros. Em seguida, aparecem os segmentos do comércio (17%), de comunicações (12%) e de água e luz (10%).
Mais da metade dos inadimplentes têm entre 30 e 39 anos. De acordo com Roque Pellizzaro Junior, Presidente do SPC Brasil, “é justamente nessa fase da vida em que a corrida ao crédito acaba sendo inevitável, pois muitos já constituíram família, possuem filhos e assumem mais compromissos financeiros. Em um momento de crise, pode ser difícil equilibrar o orçamento se não houver controle e disciplina”.
Problemas causados pelo endividamento
As consequências de um endividamento são grandes, podendo ocasionar a perda de um patrimônio, a venda de bens para quitação da dívida, além do pagamento de juros exorbitantes e multas punitivas, tornando-se uma verdadeira bola de neve.
A partir do momento que a pessoa tem o nome negativado em um cadastro de restrição de crédito, como o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), as chances dessa pessoa conseguir crédito na praça novamente reduzem, fazendo com que o problema causado pelo endividamento e cobranças só aumente. Recebendo cobranças e vivendo com uma sensação de alerta constante de estresse e de preocupação com dívidas, doenças mais sérias podem aparecer. É aí que o perigo começa!
Desencadeamento da depressão
Em 2016, a USP fez uma pesquisa com pessoas que tinham dívidas pendentes. O resultado mostrou que 80% dos entrevistados sofriam com ansiedade e depressão por causa de dívidas. Se o país tem quase 63 milhões de endividados, praticamente 50 milhões de pessoas sofrem com a doença e isso reflete em uma série de problemas no dia a dia.
Para entender mais sobre o tema, conversamos com a psicóloga Denilse Cunha, do Espaço Terapêutico Viva o Hoje. Segundo ela, “os principais sintomas presentes nas pessoas depressivas com a questão de endividamento são insônias, aumento da pressão arterial, mudanças de humor e também conflitos familiares, já que a questão financeira engloba muito o bem-estar e a vida social”.
Denilse ainda comenta que “o corpo fala e vai dando sinais. Quando a pessoa está endividada e as cobranças começam, isso vai gerando um estresse que, se não cuidado, vai gerar uma ansiedade maior, desencadeando em sentimentos de tristeza. Muitas vezes, a pessoa não percebe isso e só nota quando começa a se isolar ou a não querer mais sair de casa. Cada organismo reage de um jeito diferente, mas uma pessoa endividada tem, sim, mais chances de ter depressão”.
A psicóloga ainda comenta que outras doenças também podem se desenvolver, isso porque “muitas pessoas chegam também com úlceras, vindo por encaminhamento médico. Elas desenvolvem a doença devido ao estresse e ansiedade gerados pelo fato de não conseguirem pagar uma dívida, de sempre estarem enroladas, de não conseguirem se organizar para pagar e não terem condições de se restabelecer”.
Denilse explica que “as chances de uma pessoa com baixa autoestima ter problemas financeiros também é grande, já que muitas vezes esses indivíduos desencadeiam processos de compulsão por compras, no qual a pessoa não se organiza e não se planeja referente ao seu orçamento, querendo ter um status que não é seu para compensar esse problema”.
Como sair das dívidas
Para evitar o efeito “bola de neve”, o ideal é priorizar o pagamento de dívidas com os juros mais elevados, que geralmente são as dívidas bancárias e do cheque especial.
Uma opção que pode ser analisada é a substituição da dívida por uma outra que cobra juros mais baixos, como acontece com os empréstimos feitos na Bcredi.
O Crédito com Garantia de Imóvel da Bcredi é uma modalidade que permite a você utilizar seu imóvel para obter um dinheiro de alto valor, sem precisar vendê-lo. Dentre as vantagens estão as parcelas com juros baixos e prazo de pagamento longo, tudo feito em um processo 100% online que diminui a burocracia.
Como não se endividar
Para não se endividar, o primeiro passo é aprender mais sobre educação financeira e descobrir que cuidar do seu dinheiro não é tão complicado quanto imagina. A partir do momento que você passa a ter uma relação saudável com as suas finanças pessoais, fica mais fácil gerenciar seu orçamento.
Para te ajudar nessa tarefa, confira achecklist de boas práticas de educação financeira. Assim, você vai aprender boas práticas de orientação financeira que refletem no seu dia a dia e também no planejamento mensal, além de garantir melhor o controle de gastos e contas,terminando o ano no azul.
Se preferir, baixe gratuitamente aplanilha de finanças pessoais, que ajuda você a organizar suas contas para economizar uma graninha que pode se reverter em investimentos.
Ter depressão por causa de dívidas é algo muito sério e atinge uma parcela grande de pessoas que estão endividadas no Brasil. Você não precisa perder o sono por causa de problemas com falta de dinheiro! Vem pra Bcredi que nós podemos te ajudar, oferecendo empréstimos com as melhores taxas do mercado para você sair do vermelho e organizar sua saúde financeira.
O ovo é uma alternativa bastante saudável para repor os aminoácidos essenciais ao funcionamento do organismo e para o consumo de proteínas. "As proteínas são de extrema importância para o nosso organismo por sua função construtora e reparadora, além de participarem da formação de hormônios, enzimas e anticorpos", afirma a nutricionista Lucyanna Kalluf.
Nenhum comentário:
Postar um comentário