politica evolutiva mundo laico
pela separação da religião do estado
por la separação de la religión del estado
evolutionary secular political world ,the separation of religion from state
Эволюционный светская политическая мир
отделение религии от государства/العالم السياسي العلماني التطوري
فصل الدين عن الدولة
עולם פוליטי חילוני אבולוציונית
הפרדת דת מהמדינה
Deputada quer proibir ‘passinho’ e outras danças em escolas
Integrante da bancada evangélica da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a deputada Clarissa Tércio (PSC) apresentou um projeto de lei para proibir apresentações de dança que exponham, segundo ela, crianças e adolescente à “sexualização precoce” nas escolas do Estado. Um dos exemplos de dança apontada pela deputada é o famoso “passinho“.
O PL – de número 494/2019 – seguirá para as comissões da Casa.
No texto da proposta, a parlamentar justifica que a erotização precoce é um dos fatores responsáveis pelo crescimento da violação da dignidade sexual das mulheres.
Para a autora do projeto, cabe às escolas “contribuir para combater os estímulos à erotização infantil” e proibir a exposição precoce a danças que simulam movimentos de atos sexuais. De acordo com ela, “é necessário respeitar o tempo natural da sexualização”.
Em suas redes sociais, a parlamentar publicou um vídeo com imagens de danças em escolas.
O projeto em questão considera pornográfico ou obsceno qualquer coreografia que evoque “à prática de relação sexual ou de ato libidinoso”. A matéria se aplica a qualquer modalidade de dança, incluindo as manifestações culturais pernambucanas.
Esposa do ministro da Justiça retrucou críticas que recebeu
A advogada Rosângela Moro rebateu críticas recebidas em uma de suas postagens nas redes sociais neste domingo (1º). Ela se referiu aos comentários negativos sobre uma mesa posta que fez para o marido, ministro Sergio Moro.
– Deixe todos preocupados em se sentirem acolhidos e menos preocupados com a dobradura do guardanapo (…) Fala sério que você nunca comeu uma fatia de pizza no guardanapo? Se não… Não sabe o que é viver. A regra de etiqueta mais elegante é não falar mal dos outros – declarou no Instagram.
Rosângela Moro foi criticada por ter montado uma mesa de jantar especial ao marido na qual uniu sousplats com jogo americano. Segundo alguns seguidores, isso não pode ser feito pelas regras da Etiqueta.
Depois das críticas, a advogada apagou a postagem e fechou o perfil.
A atriz Regina Duarte já se declarou abertamente pró-governo Bolsonaro, inclusive fez campanha durante as eleições de 2018 a favor do atual presidente. Contratada da Rede Globo há décadas, Regina é uma das poucas personalidades da emissora que demonstram apoio publicamente a Bolsonaro, mesmo havendo grandes desavenças entre a Globo e o presidente.
Por esta razão, surgiram tuítes da atriz em que ela teria supostamente chamado a emissora de “Globo lixo” e afirmado que a empresa deveria responder na Justiça sobre uma reportagem do Jornal Nacional sobre as declarações do presidente francês Emmanuel Macron sobre os incêndios na Floresta Amazônica. Afinal, a atriz realmente se voltou contra a própria emissora?
Não é verdade que Regina Duarte tenha xingado a Globo de “Globo lixo”, tampouco pediu que a emissora fosse acionada na Justiça após veiculação de uma reportagem no Jornal Nacional. O Twitter @reginaduartebr é falso e não tem vínculo com a atriz. Portanto, as ofensas à Globo são fake.
O ato de comer é grande parte das nossas vidas. Além de ser a principal forma de nos nutrirmos, é um dos grandes prazeres da vida. Comer algo que desejamos, algo muito bem preparado ou até mesmo descobrir novos sabores é muito prazeroso, faz bem pra alma.
Entretanto, quando se pensa em comida, há mais ou menos um senso comum sobre o que seria comestível e o que não deveríamos aproximar das nossas bocas, mas basta pesquisar um pouco para descobrir que algumas coisas bem improváveis são comestíveis. E não só isso, essas coisas vêm sendo comidas há muitos e muitos anos. Confira abaixo e fique chocado em saber o que é comestível e você não sabia.
Atenção: apesar dos itens abaixo serem comestíveis, eles só o são se preparados de forma própria ou dentro de condições específicas, assim como brevemente descritas nos tópicos. Não estamos incentivando o consumo de nenhum dos itens a seguir. Este artigo é meramente informativo.
1 – Casca de árvore
ADVERTISEMENT
Casca de árvore tem sido consumida por quase todos desde o início dos tempos, e a casca mais comumente consumida é a canela. No entanto, é possível moer a casca interna de muitas árvores e fazer farinha com ela – você pode até mesmo criar suas próprias massas e produtos assados em vez de usar farinha regular. A parte interna da casca da árvore é chamada de cambium e, de acordo com a pesquisa, a casca de pinheiro tem muitos benefícios para a saúde. Pode diminuir os níveis de glicose e aumentar a imunidade, uma vez que ajuda o corpo a absorver mais vitamina C dos alimentos e age como um protetor contra a luz UV.
2 – Cacto
ADVERTISEMENT
À primeira vista, o cacto parece uma planta que você evitaria a todo custo, e a ideia de comê-lo pode ser um pouco apavorante, uma vez que eles são tão espinhosos. Existem, no entanto, algumas variedades que são comestíveis e podem ser usadas em muitos pratos depois de serem cuidadosamente preparadas. Um exemplo é o cacto nopales, que tem gosto de pepino e é rico em antioxidantes e flavonóides.
3 – Crista de galo
ADVERTISEMENT
A crista de galo é aquela coroa vermelha em cima da cabeça de uma galinha e, surpreendentemente, não só é comestível, mas também deliciosa. É servido em diferentes cozinhas exóticas, como a China e a França, onde são usadas como guarnições. Segundo a pesquisa, o pente de galinha é usado em injeções para tratar a osteoartrite do joelho.
4 – Casca de ovo
ADVERTISEMENT
Recentemente, as cascas de ovos provaram ser um ótimo fertilizante para vegetais, mas o que é mais surpreendente é que elas podem ser consumidas como suplemento de cálcio devido ao seu alto conteúdo mineral. Existem, é claro, alguns passos que devem ser dados antes de consumi-los. As cascas de ovos devem ser orgânicas, e ambas devem ser cozidas e assadas a 200 graus. Além disso, eles precisam ser bem moídos. No entanto, existem alguns perigos para comer cascas de ovos, uma vez que todos os suplementos naturais de cálcio contêm grandes quantidades de metais tóxicos, como o mercúrio.
5 – Couro
ADVERTISEMENT
Não se deixe enganar pelo exterior brilhante do couro quimicamente tratado, porque na sua forma mais pura ele pode ser comido. Ponmo, por exemplo, é a pele de vaca que foi processada para ser consumida com carne e é uma iguaria muito comum na Nigéria. No entanto, há muitas discussões sobre se é saudável ou não, e os cientistas chegaram à conclusão de que não tem valor nutricional.
6 – Dente-de-leão
ADVERTISEMENT
Os dentes-de-leão são as coisas comestíveis mais saudáveis nesta lista e sua beleza exterior corresponde aos seus benefícios nutricionais. Eles são ricos em vitamina C, A e K, são ricos em antioxidantes, e são uma ótima fonte de potássio e ferro. Além disso, eles foram usados em muitas culturas como remédios para tratar inflamações e preparar remédios diferentes. É importante notar que eles devem ser cultivados organicamente se forem destinados ao consumo humano.
7 – Ouro
ADVERTISEMENT
O ouro é biologicamente inerte, o que significa que não reage quimicamente e pode passar pelo sistema digestivo sem ser absorvido pelo intestino. Esta é a razão pela qual a vemos como decoração em muitas sobremesas com chocolate. O ouro de 24 quilates é geralmente vendido em folhas ou em flocos – isso torna a forma mais pura de ouro para consumo. Se as folhas de ouro têm menos que 24 quilates, torna-se menos puras devido a outros ingredientes químicos e não é tão seguro de comer.
8 – Barro/argila
ADVERTISEMENT
Todos conhecemos os benefícios de beleza do barro, já que é uma parte tão grande da indústria da beleza em geral. Há, no entanto, partes do mundo onde as pessoas comem barro como parte de sua dieta regularmente – especialmente no Oriente Médio e na África. Ele também é usado como suplemento por pessoas com deficiência de zinco. Além disso, ajuda a digestão saudável, removendo as toxinas do intestino. Tenha em mente que, para consumir argila, deve ser de qualidade alimentar.
9 – Giz
ADVERTISEMENT
O giz é uma substância natural e não tóxica, uma vez que é carbonato de cálcio puro. Mesmo que não ofereça nenhum benefício para a saúde da pessoa que consome giz, é seguro comer. A maioria das pessoas que anseiam e comem, muitas vezes sofrem de uma condição chamada “pica” que faz com que as pessoas anseiem por itens não nutricionais e isso pode ocorrer na gravidez ou na deficiência de ferro.
10 – Massa de modelar (play-doh)
ADVERTISEMENT
A razão das massinhas de modelar não-tóxicas serem tão populares é devido ao motivo das crianças adorarem levá-las à boca e até comê-las de fato, por isso, muitas empresas decidiram torná-las o mais seguro possível para as crianças brincarem. Massinha não-tóxica é feita de farinha, corante alimentar, água, sal, óleo mineral e ácido bórico. No entanto, NÃO é recomendado consumi-la regularmente, e se isso acontecer, entre em contato com um médico ou emergência para os primeiros socorros. Sempre leia com atenção a embalagem desses produtos para saber de seus ingredientes e possível toxicidade.
11 – Ninho de pássaro
ADVERTISEMENT
Ninhos de pássaros comestíveis são uma grande parte da indústria de alimentos da China, principalmente devido ao seu sabor único e alto valor nutricional. Eles são feitos da saliva de pássaros habitados por cavernas chamados de “swiftlets”, no sudeste da Ásia. Devido ao fato de que eles são muito perigosos para a colheita e difíceis de preparar, eles custam mais de $4.000 por quilo. Eles são ricos em proteínas e repletos de aminoácidos, propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Tradicionalmente, eles eram consumidos em sopas, mas agora são adicionados como o ingrediente principal em uma variedade de alimentos, bebidas e até mesmo produtos cosméticos.
12 – Terra
Comer terra é muito comum, especialmente entre as crianças, mas, curiosamente, é comum entre os adultos também. Existe uma prática interessante chamada Geofagia e se traduz literalmente em “comer a terra” e outras substâncias parecidas com o solo, como o giz. Comer terra, no entanto, pode ser muito perigoso, especialmente por causa dos produtos químicos e parasitas que ela contém. Em alguns casos, porém, se o solo é 100% orgânico e não foi tratado com nenhum produto químico, é seguro para consumo humano.
Primeira-dama também limitou a cerveja do presidente
O presidente Jair Bolsonaro admitiu, em tom de brincadeira, que a esposa Michelle Bolsonaro está controlando sua alimentação. Após assumir a Presidência, Bolsonaro ganhou peso e a primeira-dama já cortou pelo menos dois alimentos que o presidente adora: o famoso pão com leite condensado e a cerveja.
– Michelle não deixa mais eu comer pão com leite condensado. Cerveja, a minha cota é uma latinha por mês. Eu sou fraco e minha esposa é evangélica. Mas quando ela sai, eu tomo uma latinha – disse Bolsonaro durante um almoço no Quartel General do Exército, em Brasília.
Neste domingo (1), após avaliação médica, o presidente informou que terá que ser submetido a uma nova cirurgia. De acordo com seu médico, o cirurgião André Luiz Macedo, formou-se uma hérnia na incisão onde foi feita a cirurgia após a facada. Ele deve operar já na próxima semana e estima-se que Bolsonaro fique afastado por 10 dias para se recuperar.
O presidente Jair Bolsonaro terá que passar por uma cirurgia de médio porte no fim da semana que vem. Na manhã deste domingo (1), ele fez uma avaliação médica no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com o cirurgião Antônio Luiz Macedo e o cardiologista Leandro Echenique.
De acordo com o doutor Macedo, formou-se uma “hérnia na incisão cirúrgica” feita anteriormente no abdômen de Bolsonaro. Em 6 de setembro de 2018, o então candidato à Presidência da República foi esfaqueado por Adélio Bispo durante campanha nas ruas de Juiz de Fora, em Minas Gerais.
Em seu Instagram, o presidente não deu detalhes sobre a cirurgia, apenas comentou sobre uma possível “férias” de 10 dias.
– Agora em São Paulo com os Drs. Macedo e Leandro. Pelo que tudo indica “curtirei” uns 10 dias de férias com eles brevemente. Bom dia a todos – escreveu Bolsonaro.
Em São Paulo, durante palestra ‘Democracia e Direitos’, promovida pela Força Sindical, presidente do Supremo prega ‘solidariedade e promoção de relação humana’; ele também defendeu a criação de ‘políticas públicas que gerem empregos’
Ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo e do CNJ. FOTO: GABRIELA BILO/ESTADÃO
O ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo, disse nesta sexta, 30, que ‘as redes sociais, ao invés de promoverem a solidariedade e uma relação humana entre as pessoas, disseminam o medo gerando o ódio’. Em sua avaliação, elas ‘colocam em risco valores democráticos’.
Em São Paulo, durante palestra ‘Democracia e Direitos’, promovida pela Força Sindical na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, o ministro destacou a criação, em junho, do Painel Multissetorial de Checagem de Informações e Combate a Notícias Falsas que reúne órgãos de diferentes áreas para atuar contra as chamadas Fake News.
As informações foram divulgadas no site do Supremo. Ele enfatizou que a Corte ‘está à disposição para ouvir as demandas dos trabalhadores brasileiros’. Apontou ‘a importância de atos que renovam o ânimo na luta pela garantia dos direitos dos cidadãos’.
Para Toffoli, apesar dos debates no Brasil atualmente abordarem muito nas reformas previdenciária e tributária, ‘pouco se fala sobre desenvolvimento e geração de empregos’.
“Não adianta querer procurar culpado pelo desemprego, nós temos é que criar políticas públicas que gerem empregos”, defendeu o ministro.
Toffoli destacou visitas que tem feito aos tribunais do país onde verifica a ‘extrema importância’ da Justiça do Trabalho. Ele recebeu uma homenagem, em nome dos demais ministros do STF, pela suspensão da norma que admitia às trabalhadoras grávidas e lactantes desempenho das atividades insalubres.
Cantor se apresentou em Manaus, na noite deste sábado (31)
Tico Santa Cruz dividiu um episódio um tanto inusitado com seus seguidores. O cantor publicou um vídeo em cima do palco, durante apresentação em Manaus, na noite deste sábado (31), e mostrou um de seus dentes quebrado. O cantor ainda explicou como conseguiu o feito: “ontem, no meio do show em Manaus, eu me empolguei e dei com o microfone na boca com tanta força que voou meu dente. Eu não vou viver isso sozinho. Vocês vão ter que ver junto comigo”, brincou ele em publicação feita em sua página do Facebook. Veja o momento que o artista filmou o episódio:
É a terceira tentativa dos senadores para investigar integrantes do Supremo
Por Estadão Conteúdo
Um grupo de senadores conseguiu reunir na quinta-feira, 29, as assinaturas necessárias para protocolar novo pedido de criação da chamada CPI da ‘Lava Toga’. A rubrica de Mara Gabrilli (PSDB/SP) completou as 27 necessárias – um terço da Casa – para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar integrantes do Supremo.
O novo requerimento tem como principal alvo o presidente da Corte, ministro Dias Toffoli, e a abertura do inquérito das fake news.
O pedido deve ser protocolado na próxima terça, 3, indica o senador Alessandro Viera (Cidadania), que assina o requerimento e encabeça a lista dos parlamentares que pedem a investigação. Caberá ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP)autorizar a comissão.
Trata-se da terceira tentativa dos senadores de instalar uma CPI para investigar integrantes do Supremo.
Alcolumbre já engavetou a proposta em ocasiões anteriores, apesar de apoio necessário na Casa. A última vez foi em abril, quando o senador alegou não ser o ‘momento oportuno’ para autorizar a comissão.
O novo texto apresenta como principal motivação para instalação da CPI a atuação de Toffoli na abertura do inquérito das fake news. A investigação que apura supostas notícias falsas contra autoridades é conduzida pelo ministro do STF Alexandre de Moraes.
A tentativa de criar a CPI ressuscitou no Senado a partir de uma decisão de Alexandre, tomada no âmbito da investigação das fake news. No início do mês o ministro decidiu suspender fiscalizações da Receita sobre 133 contribuintes por indícios de irregularidades e afastar dois servidores do Fisco por ‘indevida quebra de sigilo’.
A decisão é uma das ‘ilegalidades’ apontadas pelos senadores. Eles mencionam ainda as determinações de retirada de matérias que citavam Toffoli e de envio de cópia do inquérito da Operação Spoofing.
No Twitter, alguns senadores que assinaram o requerimento compartilharam mensagens sobre a CPI, entre eles Major Olímpio (PSL) e Mara Gabrili.
Confira a lista dos parlamentares que assinam o requerimento:
Depois de Macunaíma, Agostinho Carrara seria certamente um dos personagens mais representativos do Brasil, capaz de traduzir o espírito nacional com sua falta de emprego, caráter e perspectivas. Quem o imortalizou na série A Grande Família, na TV Viva, foi o ator Pedro Cardoso, de 56 anos. Cardoso tem orgulho do personagem, que acaba de ser indicado para ser protagonista do popular game de corrida GTA6, mas não vive dessa lembrança. Ele, que mora em Portugal, está agora em uma frutífera temporada no teatro do Shopping Morumbi, em São Paulo, onde, até outubro, encenará oito espetáculos ao lado da mulher, a atriz Graziella Moretto. Acaba, também, de lançar o livro “Pedro Cardoso Eu#Mesmo Em busca de um diálogo contra o fascismo brasileiro”. Na obra, diz, entre outras coisas, que um comportamento e uma prática política de extrema direita tomaram o Estado e invadem a sociedade brasileira. “Ainda não há uma censura oficial no Brasil, mas já há uma censura econômica”, declarou em entrevista à ISTOÉ.
Que fascismo brasileiro é esse?
Não sei ao certo. O livro é justamente uma interrogação a respeito disso. E vi com grande susto a revelação do projeto messiânico que levou ao poder Jair Messias. Nunca imaginei que o Brasil tivesse, vamos dizer, no seu subterrâneo, uma possibilidade fascista tão evidente, compreendendo por fascismo aquele movimento que tem por desejo eliminar qualquer diferença, ou seja, um movimento que só admite a si mesmo como portador da verdade.
Quais são as manifestações do governo e da sociedade que fazem você pensar nisso?
O desejo de eliminação do divergente. O Jair é um acidente, ele não é o criador desse movimento. Ele é o acidente histórico, a pessoa que estava ali, que, por suas características pessoais, era adequada a ser a face desse movimento fascista. Mas ele está longe de ser o teórico, o criador desse movimento, ele não tem nem capacidade intelectual para nada disso. Não é ele que me preocupa. O fundamental não é o líder, é o fascismo que está dentro da sociedade, dentro das relações sociais.
A sociedade apóia esse movimento autoritário?
Existem 47 milhões de pessoas que votaram nele, mas existem 80 milhões que não votaram. Então a minha perplexidade permanece. Acho importante dizer que meu susto com a presença do fascismo no Brasil não se restringe a esse que é o dominante, que é o de extrema direita. Também me surpreendeu encontrar protofascismos na esquerda. Quando o PT, na minha opinião, permanece apoiando Nicolas Maduro, que deu um golpe de Estado, revelou-se para mim um protofascismo dentro da própria esquerda brasileira.
O livro se baseia na sua experiência no Instagram. As mídias sociais promovem comportamentos extremos?
Entrei no Instagram com a mais absoluta ingenuidade a pedido de uma filha que tem a idade dessa geração que vive nisso. Fiz algumas publicações desinteressantes sobre fatos mundanos da minha vida, uma flor que achei bonita, uma árvore que plantei. Até que teve um julgamento no STF e eu, afrontado pelo que estava sendo dito, publiquei um comentário a respeito. Recebi em resposta outros comentários. A partir dessa aproximação a um assunto de verdadeiro interesse coletivo, descobri que estava brincando de ser eu mesmo num campo de batalha onde se trava uma guerra de desinformação.
Você sofreu ataques? Foi vítima de discursos de ódio?
Alguns posts meus que tinham 3 mil comentários. Eu me esforçava em ler todos. E a imensa minoria era de pessoas absolutamente despreparadas para o mínimo de civilidade. E esses eu bloqueei imediatamente porque eu não me considerava obrigado a conversar com alguém na rede anti-social.
Como você vê o Brasil desde Portugal?
Não posso dizer que eu consiga ver o Brasil de fora porque, embora more em Portugal, a minha vida econômica é brasileira. O lugar onde trabalho e ganho dinheiro é o Brasil. Minha vida econômica em Portugal é muito tímida. Então quando acordo de manhã me interessa antes de qualquer coisa saber o que está acontecendo no Brasil.
Morar fora do Brasil é bom?
Vejo duas diferenças entre Brasil e Portugal. Uma é viver numa democracia intelectualmente mais bem organizada. Portugal é uma democracia que funciona melhor. Não que não haja desonestidade lá. Mas é muito menor do que no Brasil. A outra coisa que faz a máquina funcionar melhor é que existe como se fosse outro país por cima de Portugal, que é a União Européia. Os tribunais europeus vigiam os países membros. O principal, porém, é a revolução cultural. Quando fui morar na Europa, tive que me reeducar quanto aos meus hábitos pessoais. Hoje sou uma pessoa que lava seu banheiro, corta sua própria grama, passeia com seu cachorro e lava, estende e passa sua roupa. No Brasil, como uma pessoa de classe média, tinha fartura de serviços domésticos. Compreendo agora quanto aquilo me corrompia, o quanto me valer dessa circunstância social impedia que eu tivesse uma noção mais precisa da própria realidade.
É uma herança da escravidão?
É uma permanência da escravidão através do salário. Então a grande mudança espiritual que aconteceu para mim, a grande mudança existencial foi ter que dar conta da minha vida. Eu gasto de duas a três horas de todos os dias da minha vida tratando de afazeres domésticos. Quando olho para o Brasil dessa perspectiva, percebo que tudo que as classes médias e altas brasileiras fazem é para não abdicar desse privilégio. Os ricos brasileiros não aguentam um mês sem serviços domésticos. A imagem emblemática para mim do movimento fascista de extrema direita é de um casal que foi numa passeata a favor de Jair Messias embrulhado na bandeira brasileira e a babá ao lado empurrava o carrinho. Essa é uma imagem que na Europa eu nunca vi.
Há também uma masculinidade tosca que parece acompanhar essa guinada autoritária?
Essa peça que está em cartaz chamada O Homem Primitivo, que tem como protagonista uma empregada doméstica, é muito mais da Graziella Moretto do que minha. A compreensão do assunto é dela, não veio de mim. Vivia em grande alienação sobre esse assunto, a opressão do masculino sobre o feminino. E isso se exibe no trabalho doméstico. Porque não há trabalho mais penoso do que o trabalho doméstico. Não há nenhum. Eu desafio qualquer pessoa a trocar o trabalho mais penoso que for pelo doméstico. Não sei explicar bem o porquê. Talvez porque o trabalho doméstico seja aquele mais ligado à fisicalidade da existência.
A cultura no Brasil está sofrendo um ataque?
Os artistas brasileiros, muitos de nós, têm mesmo uma compreensão marxista da realidade. Marx é um instrumento muito eficiente de compreensão da realidade. É muito mais do que o comunismo. Ele é um analista da história, é basicamente um historiador. A compreensão marxista da história coloca em cheque o privilégio dos ricos frente aos trabalhadores. O movimento fascista, embora se anuncie como um movimento popular, que pretende libertar os pobres da sua pobreza, é no fundo uma manipulação de um grupo muito pequeno de pessoas que pretendem enriquecer elas mesmas. Esse grupo quer chegar ao poder para enriquecer. Nós artistas somos o inimigo natural de todo projeto autoritário e de concentração de renda. Por isso fomos eleitos por esse grupo como inimigos prioritários, junto com professores e jornalistas. E o argumento que eles inventaram foi de que nós todos vivíamos da Lei Rouanet, o que é uma mentira facílima de provar. Eu desafio essas pessoas a mostrarem onde está a corrupção imensa que ele declararam ver na Lei Rouanet.
A censura está voltando?
Ainda não percebo uma máquina repressiva atuante, como censura oficial. Não há uma censura oficial, mas já há uma censura econômica. Essa administração vai tentar desidratar economicamente a vida cultural do País. Já está fazendo isso. E os artistas não são as celebridades. A maioria dos artistas não está empregada na televisão, vive de teatro com dois, três mil reais por mês.
Tem outra questão que você cita como um caminho para o fascismo: o fundamentalismo religioso.
Não é à toa esse fascismo atual se basear numa falsa religiosidade de charlatões que fundaram igrejas e fazem uma leitura absolutamente estapafúrdia da Bíblia. São cristãos, mas só falam do Antigo Testamento. Aí tem uma revelação da contradição absurda do que eles fazem. O sujeito se declara cristão e vai ler Isaias. Ora, Jesus Cristo é um reformador do pensamento judaico. Você não pode ser cristão e apoiar teologicamente sua fé no Antigo Testamento.
E o dinheiro está no meio também.
Tudo é para ganhar dinheiro, não há Deus para mim nisso. Basta olhar esses programas de televisão. Alguém acredita que alguém ali crê em Deus? E o slogan do movimento messiânico atual? Como Deus pode estar acima de tudo? Que Deus? Os deuses do candomblé estão acima de tudo? O Deus da Igreja Católica está acima de tudo? Qual é o Deus? É o deus da pessoa. Isso é uma ideia fascista em si mesma. Quando você propaga que Deus está acima de tudo você está sendo profundamente intolerante com qualquer pessoa que não creia no seu deus.
Hoje você vive de teatro? Como você compara seu trabalho atual com os tempos da Globo?
Não tenho nenhum emprego. Trabalhei na Globo 35 anos. Vivo hoje como qualquer artista brasileiro vive: da bilheteria do teatro. Aqui eu tenho um patrocínio, sem Lei Rouanet, de 50 mil reais da Porto Seguro. É um valor modesto, mas é muito útil. Não me queixo. Vivo com muito menos dinheiro do que quando tinha emprego na televisão, o que é natural também. Não é nada injusto. É algo que faz parte da vida. Durante muito tempo tive um emprego ótimo, mas já não tenho, não é uma coisa que aconteceu só comigo. Gostava de trabalhar em televisão por duas razões: pelo fantástico poder de comunicação que ela tem – A Grande Família era assistida por 60 milhões de pessoas. E adorava o dinheiro que ganhava. Num mundo injusto ganhar dinheiro liberta você um pouco da injustiça.
E o Agostinho Carrara? O que você acha dele se tornar protagonista do game GTA6?
Para mim é motivo de muito orgulho e alegria esse personagem ter essa permanência no imaginário popular. Acho que se deve ao fato dele ser uma das possíveis encarnações de um arquétipo brasileiro muito bem escrito por Mario de Andrade. Ele é um Macunaíma. Disse isso algumas vezes: é um herói sem caráter que pode assumir muitas características, até, possivelmente, a do jogo GTA6, que não conheço. Acho que o brasileiro se identifica com esse turbilhão existencial do Agostinho. Como uma pessoa resolve sua vida econômica no Brasil? Não conheço ninguém que tenha uma resposta pacífica para isso. Ou você está atrelado a um grande negócio ou você vai passar muita dificuldade.
Novas imagens do Titanic foram feitas no início do mês durante uma expedição marinha. Os restos do transatlântico foram registrados pela primeira vez em 4K, com o uso de câmeras especiais. Ao todo foram necessários cinco mergulhos para que o explorador Victor Vescovo conseguisse as imagens.
O material será utilizado na produção de um documentário da Atlantic Productions, sem data de lançamento anunciada até o momento. Os registros foram feitos a 3,8 mil metros de profundidade no Oceano Atlântico, a aproximadamente 645 quilômetros da costa do Canadá.
Nas imagens é possível ver como o navio está em estágio bem avançado de deterioração devido à açã
Nenhum comentário:
Postar um comentário