Powered By Blogger

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Governo dos Estados Unidos anuncia retirada de militares da Síria


Por Jornal Nacional
 

00:00/02:07
EUA anunciam retirada parcial das tropas na Síria
Os Estados Unidos anunciaram a vitória sobre os terroristas do Estado Islâmico - e o início da retirada militar da Síria.
O Estado Islâmico assombrou o mundo com a crueldade e a covardia dos seus crimes. O grupo terrorista aproveitou um vácuo de poder na Síria e no Iraque para ocupar grandes territórios nos dois países. Criou nessas áreas um governo próprio e autoritário e usou a internet para espalhar suas ideias distorcidas sobre o Islã e inspirar o terrorismo no Ocidente.
Os Estados Unidos, ainda no governo de Barack Obama, formaram uma aliança de países e lançaram uma guerra contra o grupo.
Nesta quarta-feira (19), o presidente Donald Trump anunciou: “Nós derrotamos o Estado Islâmico na Síria, minha única razão para estar lá durante a presidência Trump”.
A secretária de Comunicação da Casa Branca, Sarah Sanders, afirmou numa nota que a retirada já começou e que a volta das tropas para os Estados Unidos não significa o fim da missão e, sim, uma nova fase. Ela disse que o país e os seus aliados estão prontos para voltar à guerra para defender os interesses americanos. O governo declarou que ainda está definindo quando todos os militares vão voltar para casa.
A imprensa americana afirma que o plano é, em um mês, retirar todos os militares que estão na Síria. São mais de dois mil.
Autoridades do governo Trump, inclusive o secretário de Defesa, James Mattis, são contra. Temem que a retirada precoce possa fortalecer os terroristas, que ainda controlam pequenas partes da Síria.
A decisão também foi questionada por políticos do próprio partido de Trump, o Republicano. O senador Marco Rubio chamou o anúncio de “erro colossal”, que basicamente entrega a Síria para a Rússia e para o Irã.
Os dois países são aliados do ditador sírio, Bashar al-Assad na guerra civil na Síria.
O conflito já dura quase oito anos e a principal ONG que monitora a guerra contabiliza mais de 500 mil mortos.
Os Estados Unidos não tinham o objetivo de acabar com a guerra civil, apenas de derrotar os terroristas. Retirar as tropas da Síria era uma promessa de campanha de Trump.
 
SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
MAIS DO G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário