Powered By Blogger

sexta-feira, 5 de junho de 2020

O ESSENCIAL: Cidades vivem explosão de casos de coronavírus no Rio

RIO, 4 DE JUNHO DE 2020
O DIA EM RESUMO
Facebook
Twitter
 
Instagram
YouTube
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia. 

Boa leitura!
 
A pandemia do novo coronavírus avança sobre o interior do Rio de Janeiro. Três das noves regiões do estado registraram aumento superior a 500% nos casos de Covid-19 nas últimas três semanas, mostra levantamento a partir dos dados do Ministério da Saúde (veja os dados de cada região ). A explosão de contágios desafia os planos de retomada das atividades econômicas, planejada pelo governo estadual para começar no próximo dia 15, e reforça o argumento de especialistas em defesa do isolamento social.

Em foco: Florianópolis está há 31 dias sem registrar mortes ligadas ao coronavírus. A capital de Santa Catarina atribuiu o baixo índice de óbitos — foram sete em toda a pandemia — a uma quarentena bem-sucedida. A cidade foi a primeira capital do país a decretar o isolamento, em 13 de março. A chegada do inverno, no entanto, preocupa.

Aconteceu hoje: o Senado aprovou o projeto de lei que obriga o uso da máscara em todo o país. O texto terá de voltar à Câmara dos Deputados, por ter sofrido alterações.

O que está acontecendo: a farmacêutica AstraZeneca anunciou previsão de administrar mais de 2 bilhões de doses da vacina desenvolvida com a Universidade de Oxford e que será testada no Brasil. Metade das doses devem ser destinadas a países em desenvolvimento. Os testes no Rio e em São Paulo começarão ainda em junho.

Em paralelo: três dos quatro autores do artigo que apontou risco no uso da hidroxicloroquina contra a Covid-19 emitiram uma retratação. Os dados usados no estudo passaram a ser questionados.
Viu isso?
Por texto: Weintraub se recusou a responder à PF em depoimento sobre racismo em fala sobre chineses. Ele entregou declarações por escrito.
Personalidade: Jair Bolsonaro é “um pouco machista e um pouco autoritário”, afirmou a ex-mulher do presidente a TV da Noruega.
Democracia digital: o TSE autorizou partidos a realizarem convenções virtuais para escolher candidatos para as eleições municipais.
Descontos: Witzel sancionou lei que obriga a redução de mensalidades de escolas e universidades do Rio na pandemia. Instituições vão à Justiça.
Destino da verba: o governo transferiu R$ 83,9 milhões do Bolsa Família para famílias do Nordeste para a comunicação institucional.
Indiciada: a Polícia Civil prendeu a patroa da mãe do menino de 5 anos que caiu do nono andar em Recife. Morte gerou indignação no país.
Tamanho da crise: a Latam prevê redução de um terço da operação e demissão de cerca de 700 pilotos no país. Já a Gol firmou um acordo coletivo que prevê desde um programa de desligamento voluntário até a redução compulsória de 50% na jornada de tripulantes pelos próximos 18 meses.
Sem apoio 1: comitê da Câmara dos Deputados dos EUA declarou ser contra a formalização de novos acordos comerciais com o Brasil, por governo Bolsonaro desconsiderar direitos humanos básicos.
Sem apoio 2: o Parlamento da Holanda aprovou moção contra o acordo comercial entre União Europeia e Mercosul, alegando risco de desmatamento na Amazônia.
Freando a boiada: o Ministério do Meio Ambiente revogou medida que regularizava invasões na Mata Atlântica e abria brecha para anistia a desmatadores.
MAITÊ PROENÇA, ATRIZ
Prefeitura divulga protocolos para presença em restaurantes, lojas, shoppings e outros espaços. Veja também recomendações de especialistas
Em 11 semanas, patrimônio dos mais ricos dos Estados Unidos aumentou US$ 565 bilhões, enquanto 42,6 milhões de pessoas pediram seguro-desemprego
As mais lidas do site do GLOBO
Estas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para você começar o dia bem informado. Aproveite e receba as outras newsletters do GLOBO. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›

Nenhum comentário:

Postar um comentário