Powered By Blogger

sexta-feira, 5 de junho de 2020

O ESSENCIAL: Planalto se aproxima do STF, que tem maioria por investigação

RIO, 5 DE JUNHO DE 2020
Facebook
Twitter
 
Instagram
YouTube
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
Enquanto o governo ensaia uma aproximação, o Supremo Tribunal Federal deve dar aval ao prosseguimento das investigações que apuram notícias falsas e ataques a integrantes da Corte. Ministros ouvidos em caráter reservado apontam que, por maioria, o inquérito será considerado legítimo em julgamento na próxima quarta-feira, em videoconferência.

Os ministros têm se unido em torno do fortalecimento do STF como instituição. O provável aval também é uma forma de apoiar Alexandre de Moraes, alvo de ataques de aliados do presidente Jair Bolsonaro.

O que está acontecendo: emissários do governo têm procurado magistrados do Supremo, como Moraes. Ontem, o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, se reuniu com a ministra Rosa Weber. O presidente do STF, Dias Tofolli, também recebeu integrantes do primeiro escalão ao longo da semana.

Em paralelo: o procurador-geral Augusto Aras, que já pediu a suspensão do inquérito das fake news, defendeu ontem que a investigação continue, mas seja “fatiada”.

O que foi dito: o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, disse que as redes sociais têm o dever de tirar do ar postagens com mentiras ou discurso de ódio. “A liberdade de expressão não é compatível com a mentira deliberada”, afirmou.
PUBLICIDADE
Valor Econômico - Next Banking Generation
O racismo faz da pele negra ameaça, mas quem usou o próprio corpo como arma mortal foi o homem branco
Viu isso?
Em terceiro: com recorde de 1.473 mortes em 24h, o Brasil ultrapassou a Itália e soma 34.021 casos fatais. País registra 614.941 contágios.
Do lado de lá: com 608 mortes e 20 mil casos, a Argentina prorrogou o isolamento social obrigatório em Buenos Aires e outras regiões até dia 28.
Auxílio emergencial: o governo federal decidiu estender o benefício por mais dois meses. A equipe econômica quer reduzir valor pela metade.
Lei Aldir Blanc: o Senado aprovou projeto que destina R$ 3 bilhões para socorrer artistas e espaços culturais. Texto vai à sanção presidencial.
Exército: a Lava-Jato no Rio identificou mais de cem “laranjas” usados por empresário para possíveis fraudes no sistema estadual de Saúde.
Proteção: o governo do Rio sancionou lei que obriga uso de máscara no estado, sob pena de multa de até R$ 1.700.
Meia retomada: após decisão judicial, as escolas estaduais do Rio vão reabrir para dar merenda aos alunos. Aulas continuarão suspensas.
Outro culpado: pesquisadores da UFRJ concluíram que o gosto ruim e o mau cheio na água da Cedae não estavam ligados à geosmina.
Memorial: ativistas, policiais, políticos e manifestantes participaram do primeiro dia de funeral de George Floyd, nos EUA.
SANTOS CRUZ, GENERAL E EX-MINISTRO
Repórter Natalia Portinari e o pesquisador Pablo Ortellado explicam o que está sendo discutido no Congresso e como está o debate político sobre a proposta
PARA LER COM CALMA
Novas regras de convivência, suspeitas de escândalos na Saúde e o aumento da violência policial marcam o período. O que esperar para os próximos dias?
No Dia Mundial do Ambiente, Marina Silva, Paulo Artaxo e Sebastião Salgado participam de conversa virtual, com mediação de Míriam Leitão, às 11h
Álbum da parceira de Dominguinhos é produzido por Zeca Baleiro e conta com participações de Chico César, Hermeto Pascoal, Amelinha e Roberta Miranda
Estas são as principais notícias desta manhã.  Aproveite e receba as outras newsletters do GLOBO. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›

Nenhum comentário:

Postar um comentário