Powered By Blogger

sexta-feira, 26 de junho de 2020

O ESSENCIAL: Falta estratégia contra a Covid-19, diz TCU

RIO, 24 DE JUNHO DE 2020
O DIA EM RESUMO
Facebook
Twitter
 
Instagram
YouTube
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia. 

Boa leitura!
 
O Tribunal de Contas da União aprovou a emissão de um alerta ao governo federal pela falta de diretrizes estratégicas contra a pandemia do coronavírus. Em relatório, o ministro Vital do Rêgo apontou ausência de gerenciamento de risco e de profissionais da área da saúde atuando para mitigar o impacto da Covid-19: “Não existe modelo nenhum”, afirmou.

Panorama: o Brasil chegou a 53.874 mortes por Covid-19, com a confirmação de 1.103 óbitos nas últimas 24 horas. O país contabilizou também mais de 40 mil infecções desde ontem e soma 1.192.474 casos.

A notificação de novos casos vem aumentando. Ao invés de chegar a uma estabilização, chamada de “platô”, a curva de contágio se elevou na última semana, afirmou o Ministério da Saúde.

Em detalhes: pesquisa do IBGE indicou que 4,2 milhões de brasileiros apresentaram dois ou mais sintomas relacionados à Covid-19 em maio. Cerca de 3,8 milhões procuraram atendimento médico.

Em foco: 21 estados e o Distrito Federal têm estoque zerado de ao menos um sedativo usado em casos graves de Covid-19. Medicamentos são usados para entubar pacientes.
 
O governo de São Paulo autorizou a volta às aulas presenciais a partir de 8 de setembro, de forma gradual. As escolas das redes pública e privada terão de adotar revezamento de alunos, respeitando limite de 35% da capacidade. A medida depende da permanência do estado na fase amarela de ranking de monitoramento da Covid-19 e pode ser adiada se o critério não for atingido.

Em contrapartida, as principais universidades públicas de São Paulo devem adotar calendário próprio. A USP prevê a retomada de atividades presenciais somente em 2021.

O que está acontecendo: em movimento inverso ao de São Paulo, as cidades de Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre interromperam a reabertura das atividades e voltaram a adotar restrições, depois de registrarem alta na ocupação de UTIs e aumento de contágios pelo coronavírus.
 
A economia brasileira vai encolher 9,1% em 2020, prevê o Fundo Monetário Internacional (FMI). Se confirmada, a queda representará o pior resultado desde 1900. Para 2021, no entanto, a projeção é de crescimento de 3,6%, patamar que aumentou desde o último relatório da entidade.

Em foco: 9,7 milhões de trabalhadores brasileiros estavam sem remuneração em maio, segundo o IBGE. O contingente corresponde a 11,7% da população empregada no país. A perda de renda está relacionada à suspensão temporária dos contratos de trabalho, autorizada pelo governo.
Dedicada ao universo corporativo, “Capital”, a nova coluna do GLOBO, estreou nesta quarta-feira para acompanhar a transformação das empresas e dos negócios. A seção reúne informações exclusivas, de bastidores e análises. No primeiro dia, mostrou a disputa no mercado de investimentos — o Itaú lançou campanha publicitária com críticas à remuneração das corretoras, e a XP, que tem o banco no quadro societário, rebateuConfira outras notícias.
Viu isso?
Na ponta dos dedos: ministros da ala militar e Moro trocaram mensagens sobre a insistência de Bolsonaro em mudar a chefia da PF.
Decisão de Moraes: a extremista Sara Giromini e outros integrantes de movimento bolsonarista deixarão a prisão, com tornozeleira eletrônica.
Carta à comissão: a associação de funcionários do Banco Mundial pediu a suspensão da indicação de Weintraub, mas países não devem se opor.
Corrida pelo MEC: cotado para assumir a Educação, Renato Feder já foi acusado de sonegar R$ 22 milhões.
Orçamento: o STF manteve proibida a redução de salário de servidores públicos e impediu o Executivo de reduzir repasses a outros Poderes.
Impeachment: comissão da Alerj suspendeu o prazo para Wilson Witzel apresentar defesa até receber provas de operações que tramitam no STJ.
Protocolo: a Vigilância Sanitária encontrou 11 infrações em inspeção nos clubes de futebol do Rio. Apenas o Flamengo cumpriu todos os requisitos.
Céu marrom: uma nuvem de poeira do Saara cobriu países do Caribe e está a caminho dos Estados Unidos.
Sem trégua: os EUA registraram o maior número de casos diários de Covid-19 desde o fim de abril, com 35.588 infecções.
Eleições americanas: pesquisa indica Joe Biden 14 pontos à frente de Donald Trump, rejeitado por resposta ao racismo e ao coronavírus.
As mais lidas do site do GLOBO
Estas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para você começar o dia bem informado. Aproveite e receba as outras newsletters do GLOBO. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›

Nenhum comentário:

Postar um comentário