Powered By Blogger

sexta-feira, 1 de maio de 2020

Política brasileira e covid-19 no mundo


Guedes pede que Congresso faça reformas durante quarentena
 
O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta quinta-feira (30) que o período de quarentena em razão da pandemia de covid-19 deve ser aproveitado pelo Congresso Brasileiro para debater reformas estruturantes, logo após a definição de todas as medidas emergenciais contra o novo coronavírus. Segundo o ministro, o país depende delas para sair da crise que acomete as economias pelo mundo.

Alcolumbre condiciona R$ 60 bi a Estados a congelamento de salários

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), apresentou nesta quinta-feira (30) uma nova versão do projeto que estabelece um socorro financeiro a estados e municípios durante a pandemia do novo coronavírus. O texto condiciona a liberação de recursos aos governos locais ao congelamento do salário de servidores públicos até 31 de dezembro de 2021.
Alcolumbre estipulou em R$ 60 bilhões o socorro emergencial da União para Estados e municípios durante quatro meses.

 
Leia
 

Covid-19: Bolsonaro afirma que governadores não 'achataram curva'

O presidente Jair Bolsonaro acusou nesta quinta-feira (30) governadores e prefeitos de não "achatarem a curva" de contágio do novo coronavírus. O presidente também questionou a veracidade dos números sobre as mortes doença.
"O Supremo Tribunal Federal STF decidiu que as medidas para evitar, ou melhor, para fazer com que a curva fosse achatada, caberia aos governadores e prefeitos. Não achataram a curva", disse.

"Governadores e prefeitos que tomaram medidas bastante rígidas não achataram a curva, a curva tá aí. Partindo do princípio que o número de óbitos é verdadeiro", afirmou. Bolsonaro citou a imprensa quer "colocar no seu colo a responsabilidade por mortes" pela covid-19.
Ele questionou, em especial, os óbitos em São Paulo, Estado mais afetado pela doença. "Cada vez mais chegam informações, que o próprio Diário Oficial lá do Estado de São Paulo que na dúvida sobre a causa da morte bota coronavírus para inflar o número para fazer uso político disso", declarou.

Brasil chega a 5.901 mortes e 85.380 casos de covid-19

Passados 44 dias desde o registro da primeira morte por covid-19 no Brasil, o país acumula, até esta quinta-feira (30), 5.901 óbitos decorrentes da doença, segundo o Ministério da Saúde.
De ontem (29) para hoje, foram confirmadas 435 mortes . O número de pessoas com diagnóstico positivo de infecção pelo novo coronavírus chegou hoje a 85.380 em todo o país, com 7.218 casos adicionados ao balanço das últimas 24 horas.
Com os números desta quinta-feira, Brasil ultrapassa China — país onde a pandemia teve origem — em casos e óbitos e se torna 10º país mais afetado pela pandemia.
 

Anvisa aprova novos testes para diagnóstico de covid-19 no Brasil

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou nesta quinta-feira (30) que aprovou oito novos testes para diagnóstico de covid-19. Com isso, o Brasil passa a contabilizar 59 testes registrados. 
De acordo com o órgão, os fabricantes seguiram todos os critérios estabelecidos pela RDC (Resolução da Diretoria Colegiada), documento que estabeleceu novos procedimentos para solicitação e registro de medicamentos e, ainda, produtos de diagnóstico diante da pandemia do novo coronavírus. 

Qual a situação da pandemia nos países da América Latina

Enquanto a pandemia do coronavírus desacelera na Europa, a doença se alastra rapidamente pela América do Sul, com o número de infectados crescendo no continente.
Ainda que boa parte dos países não tenha números expressivos reportados, o Brasil já ocupa o 10º lugar na lista de países mais afetados pela pandemia.
 

São Paulo vive fase de aceleração da epidemia, afirma Dimas Covas

O estado de São Paulo vive uma fase de aceleração da pandemia do novo coronavírus, afirmou nesta quinta-feira (30) o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, responsável pela coordenação dos testes da covid-19. "Nós estamos na fase de aceleração da epidemia. Estamos numa fase de ascensão", declarou, em entrevista coletiva da equipe técnica do estado. 

CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário