Powered By Blogger

quinta-feira, 21 de maio de 2020

JPC Notícias

Como é o recheio de cada um dos planetas do Sistema Solar?

Posted: 20 May 2020 07:51 PM PDT

Para além da Terra: com dados de telescópios e sondas espaciais, dá para saber com razoável certeza como é o miolo dos nossos vizinhos.

Texto: Lucas Telles e Rodrigo Ratier | Edição de Arte: Fabrício Miranda | Design: Andy Faria | Ilustrações: Luis Iria

TERRESTRES

 São feitos de rochas e metais – materiais pesados, geralmente em estado sólido. A matéria está distribuída em três camadas principais: a crosta, que pode ser comparada à casca de uma fruta, o manto, que seria a polpa, e o núcleo, o “caroço” planetário. QUEM SÃO: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.

GASOSOS

São feitos principalmente de gases, que assumem diferentes estados físicos dependendo da temperatura e da pressão. Quem caísse de páraquedas em Júpiter ou Saturno entraria em uma atmosfera gasosa, que fica densa até virar líquido. O núcleo é feito de gelo e metais. QUEM SÃO: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Mercúrio

O planeta mais próximo do Sol foi formado com muito material pesado, como o ferro. Por isso, o núcleo, feito desse material e de níquel, ocupa 75% do planeta. Como Mercúrio também é o menor dos planetas, ele perde calor para o espaço mais rápido que os outros.

Vênus

 Tem composição, estrutura e tamanho quase iguais aos da Terra. Só que lá as nuvens são de ácido sulfúrico. Até 96% do ar é gás carbônico, o que faz a temperatura ficar sempre perto de 465 °C. A pressão atmosférica é superintensa, igual à que suportaria um submarino a 900 m de profundidade.

Terra

Único planeta conhecido com vida e água líquida na superfície, tem temperaturas relativamente amenas e uma atmosfera que o protege dos raios do Sol. A parte externa do núcleo é líquida. Mas, no centro do planeta, em altíssima pressão, a liga de ferro e níquel tem estado sólido.

Marte

 A cor do planeta vermelho se deve ao pó de ferrugem espalhado por toda parte. No passado, Marte deve ter tido movimento de placas tectônicas e grande quantidade de líquido na superfície. No subsolo, a exploração recente indica que pode haver água congelada.


Conheça a ilha fantasma criada pela Mitsubishi que virou cenário para filme do 007

Posted: 20 May 2020 05:33 PM PDT

-->

Hashima atrai um grande público de turistas interessados pelo jeito pós-apocalíptico

  • Julio Cabral

A ilha de Hashima lembra um encouraçado quando vista por cima (Foto: Wikicommons/Reprodução)
A ilha de Hashima lembra um encouraçado quando vista por cima (Foto: Wikicommons/Reprodução)

-->
Localizada na baía de Nagasaki, a ilha Hashima foi estabelecida em 1887 pelo grupo Mitsubishi. O mega conglomerado de empresas construiu uma mini cidade para servir de abrigo a todos os funcionários envolvidos na exploração submarina de carvão, essencial para movimentar as máquinas e gerar energia no período de industrialização da era Meiji, um período de progresso nunca visto no país.
Cercada por um resistente muro quebra-mar, Hashima é também chamada de Gunkanjima pelos japoneses, ou ilha encouraçado, uma vez que lembra um navio de guerra quando vista de cima. Há uma nota sombria sobre o lugar: foi lá que os japoneses usaram mão de obra escrava chinesa e coreana para fazer o duro trabalho de mineração, algo que cessou após a derrota do país na Segunda Guerra Mundial.

A visita de turistas foi permitida novamente em 2009 (Foto: Wikicommons/Reprodução)
-->A visita de turistas foi permitida novamente em 2009 (Foto: Wikicommons/Reprodução)

A mineração foi abandonada em 1974, após as reservas naturais de carvão se esgotarem. A população, que chegou a ter mais de cinco mil pessoas, deixou rapidamente a ilha. E o que ficou virou ruína ao longo das décadas.
As visitas públicas ao lugar foram proibidas a partir da data de fechamento e saída dos habitantes. E assim ficou até 2009, quando foram reabertas as visitas. Sempre de barco, claro. Há algumas companhias que fazem o trajeto, visite o site para saber melhor.
-->
Não é qualquer pessoa que pode acessar o complexo. Um exame de saúde é necessário, afinal, o mar ao redor é dos mais bravos. Somado a isso, as condições climáticas são igualmente duras. Além disso, cadeirantes não podem visitar o lugar por causa da falta de adaptação. 

Blocos de apartamento e prédios da administração foram tomados pelo mato (Foto: Wikicommons/Reprodução)
Blocos de apartamento e prédios da administração foram tomados pelo mato (Foto: Wikicommons/Reprodução)

-->
À essa altura, Hashima virou atração instantânea para aquele tipo de turista que curte lugares urbanos abandonados, exemplo de Chernobyl e de Fukushima, onde um acidente nuclear em uma usina fez com que a cidade e arredores fossem abandonados em 2011.
Os mais de 40 mil metros quadrados incluem prédios residenciais abandonados e outras instalações necessárias para suprir todas as demandas de uma população respeitável.
Como a conservação ficou abandonada, as ruínas foram retomadas em parte pela natureza. O que só aumentou o ar pós-apocalíptico do lugar. Hashima foi até cenário do 007. Lançado em 2012, o filme Skyfall tem belas cenas filmadas em meio aos destroços. Nada melhor para formar mais um cenário exótico da série. Porém, as filmagens mais detalhadas foram feitas em... Macau, antiga colônia portuguesa nas proximidades de Hong Kong.

O muro quebra-mar é essencial para evitar as ondas de Nagasaki (Foto: Wikicommons/Reprodução)
O muro quebra-mar é essencial para evitar as ondas de Nagasaki (Foto: Wikicommons/Reprodução)

-->
De tão interessante, a ilha Hashima virou patrimônio mundial da Unesco em 2015. Mas não sem ter atraído uma polêmica mais do que justa por ter sido um lugar de trabalho escravo, uma ferida aberta para coreanos e chineses, entre outros povos.

Esse é o lugar que vai fazer o seu Instagram bombar (Foto: Wikicommons/Reprodução)
Esse é o lugar que vai fazer o seu Instagram bombar (Foto: Wikicommons/Reprodução)
Fonte: Auto Esporte 
-->

Cabo Daciolo Pré Candidato a Prefeito do Rio de Janeiro pelo PL

Posted: 20 May 2020 05:25 PM PDT

Daciolo no debate na Rede BandeirantesDaciolo no debate na Rede Bandeirantes

  Cabo Daciolo é o pré-candidato do PL à prefeitura do Rio de Janeiro. Outros nomes chegaram a ser cogitados, mas, fontes seguras afirmam que a direção do partido se manifestou nesta segunda-feira apontando o ex-presidenciável, e ex-deputado federal, como nome para a disputa. “Daciolo sabe ouvir e dar atenção às pessoas e tem histórico familiar. É competente e profundo conhecedor da cidade e de suas carências. Está preparado e disposto a devolver ao Rio de Janeiro a sua posição de destaque no cenário carioca e brasileiro”, alegou o morador da capital, Luiz Claudio.
-->

Nas eleições presidenciais de 2018, Daciolo foi candidato pelo partido Patriota, conseguindo ser o sexto candidato mais votado, com 1.348.323 votos (1.26%), à frente de candidatos como Henrique Meirelles e Marina Silva. Desde então, tem adotado postura de oposição ao sistema político atual.
Um dos maiores partidos do Rio de Janeiro em número de filiados, com 7.579 mil integrantes, o PL vai para eleição com Daciolo como nome para a prefeitura, e poderá ser o próximo prefeito do Rio de Janeiro por sua alta popularidade, e carinho dos cariocas, e índole de anticorrupção.
-->

Por que o marxismo odeia o Cristianismo

Posted: 20 May 2020 04:08 PM PDT

-->

O marxismo autêntico sempre odiou e sempre odiará o cristianismo autêntico. Se não puder pervertê-lo, então terá que matá-lo. Sempre foi assim e sempre será assim.
E por que essa oposição manifestada ao cristianismo por parte do marxismo? Por que o ódio filosófico, a política anticristã, a ação assassina direcionada aos cristãos? Por que o país número um em perseguição ao cristianismo não é muçulmano e sim a comunista Coréia do Norte?
-->
As pessoas se iludem quando pensam no marxismo como doutrina econômica ou política. Economia e política são meros pontos. Marx não acreditava ter apenas as resposta para os problemas econômicos. Acreditava ter todas as respostas para todos os problemas.
Marxismo na verdade é uma crença, uma visão de mundo, uma fé. O socialismo nada mais é do que a aplicação dessa fé por um governo totalitário. O comunismo, por sua vez, é apenas a escatologia marxista, o suposto mundo paradisíaco que brotaria de suas profecias.

E esta fé não apresenta o caráter relativista de um hinduísmo ou de um budismo. Tendo nascido dos pressupostos cristãos, o marxismo roubou seus absolutos e se apresenta como a verdade absoluta, como o único caminho para redenção da humanidade. E ainda que tenha se apossado dos pressupostos cristãos, inverteu tais pressupostos tornando-se uma heresia anticristã.
No lugar do teísmo o ateísmo, no lugar da Providência Divina o materialismo dialético. Ao invés de um ser criado à imagem e semelhança de Deus, um primata evoluído cuja essência é o trabalho, o homo economicus. O pecado é a propriedade privada, o efeito do pecado, simplesmente a opressão social. O instrumento coletivo para aplicar a redenção não é a Igreja, mas o proletariado, que através da ditadura de um Estado “redentor” conduziria o mundo a uma sociedade sem classes. E o resultado seria não os novos céus e a nova terra criados por Deus, mas o mundo comunista futuro, onde o Estado desaparecerá, as injustiças desaparecerão e todo conflito se transformará em harmonia. Está é a fé marxista, um evangelho que não admite rival, pois assim como dois corpos não ocupam o mesmo espaço, duas crenças igualmente salvadoras não podem ocupar o mesmo mundo, segundo o marxismo real.
-->
Sim, o comunismo de Marx era um evangelho, a salvação para todos os conflitos da existência, fosse o conflito entre homem e homem, homem e natureza, nações e nações. Assim lemos em seus Manuscritos de Paris:
O comunismo é a abolição positiva da propriedade privada e por conseguinte da auto-alienação humana e, portanto, a reapropriação real da essência humana pelo e para o homem… É a solução genuína do antagonismo entre homem e natureza e entre homem e homem. Ele é a solução verdadeira da luta entre existência e essência, entre objetivação e auto-afirmação, entre liberdade e necessidade, entre indivíduo e espécie. É a solução do enigma da história e sabe que há de ser esta solução.
-->
E como o marxismo nega qualquer transcendência, qualquer realidade além desta realidade, seu “paraíso” deve se realizar neste mundo por meio do controle total. Não apenas o controle político e econômico, mas o controle social, ideológico, religioso. Não pode haver rivais. Não pode haver cristãos dizendo que há um Deus nos céus a quem pertencem todas as coisas e que realizou a salvação através da morte e ressurreição de Cristo. Não pode haver outra visão de mundo que não a marxista, não pode haver outra redenção senão aquela que será trazida pelo comunismo. O choque é inevitável.
Está é a raiz do ódio marxista ao cristianismo. Seu absolutismo não permite concorrência. David H. Adeney foi alguém que viveu dentro da revolução maoísta (comunista) na China. Ele era um missionário britânico e pode ver bem de perto o choque entre marxismo e cristianismo no meio universitário, onde trabalhou. Chung Chi Pang, que prefaciou sua obra escreveu:
-->
“(…) a fé cristã e o comunismo são ideologicamente incompatíveis. Assim, quando alguém chega a uma crise vital de decisão entre os dois, é inevitavelmente uma questão de um ou outro (…) [o autor] tem experimentado pessoalmente o que é viver sob um sistema político com uma filosofia básica diametralmente oposta à fé cristã”
Os marxistas convictos sabem da incompatibilidade entre sua crença e a fé cristã. Os cristãos ainda se iludem com uma possível amizade entre ambos. “… para Marx, de qualquer forma, a religião cristã é uma das mais imorais que há”. (Mclellan, op. Cit., p.54). E Lenin, que transformou a teoria marxista em política real, apenas seguiu seu guru:
“A guerra contra quaisquer cristãos é para nós lei inabalável. Não cremos em postulados eternos de moral, e haveremos de desmascarar o embuste. A moral comunista é sinônimo de luta pelo robustecimento da ditadura proletária”
Assim foi na China, na Rússia, na Coreia do Norte e onde quer que a fé marxista tenha chegado. Ela não tolerará o cristianismo, senão o suficiente para conquistar a hegemonia. Depois que a pena marxista apossar-se da espada, então essa espada se voltará contra qualquer pena que não reze conforme sua cartilha.
-->
Os ataques aos valores cristãos em nosso país não são fruto de um acidente de percurso. É apenas o velho ódio marxista ao cristianismo, manifestando-se no terreno das ideias e das discussões, e avançando no terreno da legislação e do discurso. O próximo passo pode ser a violência física simples e pura. Os métodos podem ter mudado, mas sua natureza é a mesma e, portanto, as conseqüências serão as mesmas.
Se nós, cristãos, não fizermos nada, a história se repetirá, pois como alguém já disse, quem não conhece a história tende a repeti-la. E parece que mesmo quem a conhece tende a repeti-la quando foi sendo anestesiado pouco a pouco pelo monóxido de carbono marxista. Será que confirmaremos a máxima de Hegel, que afirmou que a “história ensina que não se aprende nada com ela”?
Escrito por Eguinaldo Hélio Souza.
-->

Após mil mortos em um dia, Doria pede reunião em clima de paz com Bolsonaro

Posted: 20 May 2020 03:43 PM PDT

-->
Desde o início da pandemia, Doria e Bolsonaro tem trocado farpas, sobretudo quanto a adoção (ou não) de medidas de isolamento social
Presidente eleito, Jair Bolsonaro, durante encontro com os governdores eleitos, no CICB. Brasilia, 14-11-208. Foto: Sérgio Lima/Poder 360
-->
Desde o início da pandemia, Doria e Bolsonaro tem trocado farpas, sobretudo quanto a adoção (ou não) de medidas de isolamento social
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), pediu nesta quarta-feira (20) que a reunião entre os governadores e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aconteça em clima de paz e de preservação da vida.
O encontro, virtual, está marcado para esta quinta-feira (21), às 10h da manhã. Já nesta quarta, Doria disse que houve uma conversa com 25 governadores do Brasil, após o país registrar o recorde de mil mortes em 24 horas.
“Vamos precisar ver pessoas mortas nas ruas e calçadas para entendermos que a orientação da medicina para o isolamento é única alternativa que existe para preservar vidas? Pense nisso, você que é contra o isolamento social, reflita você que não acredita no isolamento social”, disse o governador de São Paulo.
Desde o início da pandemia, Doria e Bolsonaro tem trocado farpas, sobretudo quanto a adoção (ou não) de medidas de isolamento social.
-->
“Nunca imaginei na minha existência ter que conviver e anunciar mil mortes num dia. Não é possível que alguém com o mínimo de compaixão não se sensibiliza diante deste fato, não reflita diante desta situação”, completou o governador.
As informações são da Folhapress
-->

Lula pede desculpas por avaliar positivamente o impacto do coronavírus na agenda liberal: 'sei o sofrimento que causa a pandemia'

Posted: 20 May 2020 12:37 PM PDT

-->

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se desculpou por uma declaração feita ontem que foi alvo de muitas críticas. Ele afirmou que a pandemia da covid-19 permitiu que se possa entender a necessidade do Estado para resolver crises. Na frase, dita em entrevista concedida ontem à revista Carta Capital, Lula disse que "ainda bem que natureza, contra a vontade da humanidade, criou esse monstro chamado coronavírus".
-->
Hoje, em live no Facebook, ele afirmou que a escolha das palavras acabou gerando o problema.
"Eu, na verdade, se tivesse falando infelizmente em vez de ainda bem... Tentei usar uma palavra para explicar, que no menosprezado SUS, é no auge da crise que a gente começa a descobrir a importância da instituição. Eu sei uma frase totalmente infeliz que não cabia", afirmou o ex-presidente.
"Eu sou ser humano movido a coração, eu sei o sofrimento que causa a pandemia, não poder enterrar seus parentes, eu não saio de casa do dia 12 até agora. Nasceu netinha minha eu não fui ver. Acredito piamente que enquanto não tiver remédio a melhor solução para não pegar a doença é ficar em casa", acrescentou, defendendo o isolamento social - diferentemente do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
-->
Lula, em sua declaração original, afirmou que uma pandemia como a do coronavírus precisa ser tratada por um Estado forte. No Brasil, o governo federal tem deixado decisões como o isolamento para governadores e prefeitos, além de ter dois ministros da Saúde deixando o cargo.
"Se algumas pessoas ficaram ofendidas eu peço desculpas porque a frase não cabia naquilo que eu queria falar. Eu queria dizer que o Estado - e somente o Estado - é capaz de resolver questões que o mercado não vai resolver. 63% de todos os leitos do SUS foram construídos no meu governo e da Dilma [Rousseff]. Peço desculpa pela expressão ainda bem, mas também não posso aceitar que a partir daí digam que eu tava comemorando a pandemia", defendeu-se.
"Eu quero aproveitar e ser solidário a todas as pessoas que têm parentes que morreram. Espero que depois dessa desgraça toda e a gente possa ressurgir com um pouco mais de humanismo", concluiu.
-->
Fonte: UOL

Estados Unidos anunciam ajuda de US$ 3 milhões ao Brasil

Posted: 20 May 2020 12:02 PM PDT


-->
Dinheiro deverá ser utilizado pelo Ministério da Saúde e pela Fiocruz para melhoria da detecção de casos de covid-19 e controle de surtos no país.
-->
controle de surtos da doença no país.

O valor se agrega a outros US$ 950 milhões anunciados em 1º de maio para apoio às pessoas mais vulneráveis, de acordo com o que informou a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

Os norte-americanos também dizem, que vão apoiar 79 centros de emergência e atuar em 13 municípios de fronteira brasileiros.

O embaixador brasileiro em Washington, Nestor Foster, afirmou que a possibilidade de ajuda já havia sido discutida entre o presidente Jair Bolsonaro e Donald Trump. 

-->
“Na última ligação entre os presidentes, houve ofertas de lado a lado de assistência entre os países, tanto sobre possibilidades de cooperação científica quanto sobre aquisição de material”, relatou.
-->

Lula: “Ainda bem que a natureza criou esse monstro chamado coronavírus”

Posted: 20 May 2020 07:28 AM PDT


Lula: “Ainda bem que a natureza criou esse monstro chamado coronavírus”

“Ainda bem que a natureza, contra a vontade da humanidade, criou esse monstro chamado coronavírus. Porque esse monstro está permitindo que os cegos comecem a enxergar que apenas o Estado é capaz de dar solução a determinadas crises.”
Essa declaração foi feita por nada menos, ou nada mais, que o ex-presidiário Lula, chefe do PT. O mais impressionante é que tal fala aconteceu no mesmo dia em que o Brasil registrou um recorde nas mortes por Coronavírus (COVID-19) — cerca de 1.179 mortes registradas em um período de 24h.
O comentário do criminoso foi feito ao conceder uma entrevista por videoconferência ao jornalista Mino Carta, da revista “Carta Capital”.
“O que eu vejo? Quando eu vejo os discursos dessas pessoas, quando eu vejo essas pessoas acharem bonito que ‘tem que vender tudo o que é público’, que ‘o público não presta nada’, ainda bem que a natureza, contra a vontade da humanidade, criou esse monstro chamado coronavírus. Porque esse monstro está permitindo que os cegos comecem a enxergar que apenas o Estado é capaz de dar solução a determinadas crises. Essa crise do coronavírus, somente o Estado pode resolver isso, como foi a crise de 2008” — disse Lula..

Governo Bolsonaro: Brasil libera cloroquina para pacientes com sintomas leves de Covid-19

Posted: 20 May 2020 06:27 AM PDT

-->

“Fica a critério do médico a prescrição, sendo necessária também a vontade declarada do paciente”, diz trecho do protocolo.

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quarta-feira (20), o novo protocolo para o uso da hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com sintomas leves de coronavírus.
-->
Atendendo à determinação do presidente da República, Jair Bolsonaro, a pasta autoriza a utilização do remédio também para alguns casos de pacientes com sintomas leves e moderados da doença.
Para os pacientes graves de Covid-19, como já acontecia, a cloroquina também está liberada.
Confira um trecho¹ do novo protocolo:
“Apesar de serem medicações utilizadas em diversos protocolos e de possuírem atividade in vitro demonstrada contra o coronavírus, ainda não há meta-análises de ensaios clínicos multicêntricos, controlados, cegos e randomizados que comprovem o beneficio inequívoco dessas medicações para o tratamento da Covid-19.”
O médico terá liberdade para o uso, e os pacientes que aceitarem fazer o tratamento com a cloroquina terão que assinar² um termo de consentimento.
-->
Ainda de acordo com o protocolo, a cloroquina “deve ser usada com precaução em portadores de doenças cardíacas, hepáticas ou renais, hematoporfiria e doenças mentais”.
Entre as contraindicações para o uso do medicamento, estão:
  • Gravidez;
  • Retinopatia/maculopatia secundária ao uso do fármaco já diagnosticada;
  • Hipersensibilidade ao fármaco;
  • Miastenia grave.
Em mensagem nas redes sociais na manhã de hoje, o presidente Bolsonaro lamentou as milhares de mortes por coronavírus e voltou a anunciar que a cloroquina iria ser alvo de um noto protocolo.
Fonte: Renova Mídia 
-->

Feriado começa hoje em São Paulo; veja o que abre e o que fecha

Posted: 20 May 2020 05:19 AM PDT


Objetivo da antecipação de feriados é fazer com que as pessoas não saiam às ruas
Imagem: Globo 


Começa hoje a antecipação de dois feriados na cidade de São Paulo, determinada pelo prefeito Bruno Covas (PSDB) com o objetivo de aumentar o índice de isolamento social, no combate à pandemia da covid-19. Foram antecipados os feriados de Corpus Christi (11 de junho) e Consciência Negra (20 de novembro).
Na sexta-feira (22) está decretado ponto facultativo na capital, com exceção dos serviços funerários, atendimento de saúde, segurança pública e assistência social.
O chamado "feriadão" pode se estender até segunda-feira (25), já que o governador João Doria planeja antecipar o feriado estadual da Revolução Constitucionalista (9 de julho).
Saiba o que abre e o que fecha e como serão os próximos dias na capital paulista:

Supermercados

Os supermercados são reconhecidos desde 2017 como serviço essencial, portanto não serão afetados pelos feriados.
Os mercados municipais também continuam operando, mas em horários diferenciados.

Feiras

As feiras livres vão funcionar normalmente durante todos os dias

Comércio

Os comércios não essenciais estão fechados devido à quarentena na cidade.

Correios

Parte das agências dos Correios não funciona hoje e amanhã na cidade de São Paulo.
Na sexta-feira (22), todas as agências abrem normalmente. No feriado, o serviço de distribuição de cartas e encomendas será mantido.

Farmácias

Por ser um estabelecimento de Saúde, as farmácias funcionam normalmente.

Bancos

Os bancos mantêm as atividades hoje e amanhã, com equipes reduzidas e horários restritos de funcionamento das 10h às 14h, devido à pandemia.
As datas de vencimento de contas de concessionárias e cobrança nos dias 20 e 21 não sofreram alteração.

Caixa Econômica

As agências da Caixa Econômica Federal mantêm o funcionamento em todo o estado de São Paulo, das 8h às 14h, para atendimento do Auxílio Emergencial, conforme calendário divulgado.
No sábado também haverá abertura de unidades.

Rodízio

O rodízio de veículos, que voltou ao modo tradicional nesta semana na capital, está suspenso da quarta-feira (20) até sexta (22).

Ônibus

Entre quarta e domingo, serão disponibilizados 5.991 veículos que atendem às 1.013 linhas da capital, inclusive as 150 noturnas.
O atendimento nos postos de venda em terminais de ônibus e no Expresso Tiradentes também permanecem em operação, das 6h às 22h.

Poupatempo

As unidades do Poupatempo seguem fechadas devido à prorrogação da quarentena no estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário