Powered By Blogger

segunda-feira, 11 de maio de 2020

Estas 10 cidades podem se tornar quase inabitáveis até 2100

Posted: 10 May 2020 10:33 PM PDT

Estudos preveem a piora de problemas como ondas de calor extremo e o aumento do nível dos mares

Miami 



Nos últimos anos, as projeções sobre os efeitos das mudanças climáticas têm se tornado mais robustas. Mais do que destacar a importância do tema globalmente, porém, alguns estudos apontam o que pode vir a ser um futuro nada promissor para algumas cidades e regiões específicas. Uma reportagem do Business Insider reuniu pesquisas e análises de especialistas sobre o os riscos envolvendo 10 grandes cidades ao redor do mundo. As ameaças envolvem de ondas de calor extremo até riscos de inundações.

Miami
Miami-Flórida-USA
Entre 2010 e 2100, mais de 13 milhões de cidadãos de Miami, na Flórida, podem ser expostos a um aumento de mais de 1,8 metro no nível do mar, segundo um estudo do pesquisador Mathew Hauer publicado no periódico Nature Climate Change. Grandes áreas da cidade teriam de ser remanejadas, já que o aumento do nível do mar desabrigaria parte da população.

Nova Orleans

Nova Orleans, Luisiana – Estados Unidos

O estudo de Hauer também cita Nova Orleans, na Luisiana, como uma das cidades norte-americanas mais vulneráveis a inundações. Com um aumento de pouco menos de um metro no nível do mar, mais de 100 mil residentes poderiam ser afetados.

Chicago
Chicago, Illinois- USA
Em 1995, Chicago viveu uma onda de calor que matou cerca de 700 pessoas. As temperaturas externas chegaram a 41º C. A temperatura de bulbo úmido, um tipo de medição que leva em conta a temperatura e a umidade, atingiu mais de 29ºC. Para comparação, a Wikipedia conta sobre a temperatura de bulbo úmido do Rio de Janeiro em um dia de fevereiro em 2010. A temperatura do ar era de 40ºC, a umidade relativa do ar era de 27% e a pressão atmosférica era de 1009 hPa; nessa situação, temperatura de bulbo úmido era de 24,4ºC (imagina os 29ºC de Chicago...). Segundo o cientista climático Richard Rood, a cidade norte-americana pode voltar a viver uma onda de calor dessa magnitude a qualquer momento. Segundo estudos, a exposição a temperaturas de bulbo úmido acima de 35 ºC podem ser fatais.
Dubai
Dubai, Emirados Árabes Unidos 
Um estudo realizado pelo MIT em 2015 apontou o Golfo Pérsico como uma região em que as mudanças climáticas podem ameaçar seriamente a vida. Nos verões a partir de 2070, cidades como Dubai, estima-se, enfrentariam temperaturas acima de 45 ºC, além de temperaturas de bulbo úmido acima da faixa fatal uma ou duas vezes a cada década.
Abu Dhabi
Abu Dhabi- Emirates Árabes Unidos  
A capital dos Emirados Árabes Unidos também é listada pelo estudo como uma das mais vulneráveis ao calor extremo. A temperatura mais alta registrada na região até hoje foi de 52º C. Segundo os pesquisadores, ocorrências como essa deixarão de ser pontuais para se tornarem mais frequentes.
Xangai
Xangai-China
Segundo um estudo publicado na Nature Communications em 2018, a Planície do Norte da China pode viver as ondas de calor mais perigosas do mundo até o final do século — com Xangai sendo uma das cidades mais afetadas. Entre 2070 e 2100, a cidade poderia viver ao menos cinco ocorrências de temperaturas com potencial fatal (temperaturas de bulbo úmido maiores do que 35 ºC).
Pequim
Pequim-China 
A capital da China, segundo o estudo, também está vulnerável a ondas extremas de calor. A cidade também tem na má qualidade do ar, já enfrentada pela população, um dos seus maiores riscos. Segundo estudos, a poluição é mais mortal do que fumar e mata quase 15 vezes mais do que guerras e violência combinadas.
Nova Déli
Nova Délhi-Índia 
Cidades do Sul da Ásia, como Nova Déli, capital da Índia, podem atingir temperaturas em níveis potencialmente fatais até 2100, segundo um estudo realizado em 2017. A análise também mostra que o percentual de indianos expostos a temperaturas de bulbo úmido de 32ºC (próximas do patamar de 35ºC), hoje em 2%, deve crescer para 70% até o final do século. Há ainda as consequências do ar poluído, que envolvem desde dores de cabeça até erupções cutâneas.
Daca
Daca-Bangladesh 
Além de estar propenso a ondas de calor, Bangladesh também enfrenta enchentes devastadoras. Em 2017, inundações afetaram 8 milhões de pessoas e danificaram cerca de 700 mil casas no país. A cidade de Daca, hoje com 19 milhões de residentes em sua área metropolitana, é um dos principais destinos de deslocados — e pode a ficar ainda mais cheia. A cidade, no entanto, também está vulnerável às inundações.
Lagos
Lagos-Nigéria 
A cidade na Nigéria, que tem visto sua população crescer rapidamente, também está particularmente suscetível a inundações. Um estudo de 2016, por exemplo, indicou que a cidade pode registrar 260 mil mortes por esse motivo até 2026. Segundo o cientista climático Richard Rood, o aumento da frequência de inundações e do clima extremo em cidades como essa pode dificultar a recuperação das áreas após cada evento.

Prevenção

Apesar dos riscos, os cientistas apontam que os efeitos das mudanças climáticas poderiam ser mitigados com planejamento e infraestrutura adequados. Segundo Rood, as cidades deveriam se planejar para enfrentar o aumento das temperaturas e dos níveis dos mares. "Temos muitos exemplos em que, se você se preparar para essas emergências de calor, poderá sobreviver a eles", diz o cientista à reportagem. "A questão para mim é: eles se tornam tão comuns que já não val mais a pena?"
Fonte: Época Negócios

“Vou sair em 1º de janeiro de 2027”, declara Bolsonaro

Posted: 10 May 2020 07:24 PM PDT

Presidente respondeu após ser indagado sobre renúncia ou impeachment

O presidente Jair Bolsonaro respondeu visitante no Palácio da Alvorada.

Confrontado sobre a possibilidade de renúncia ou impeachment, o presidente Jair Bolsonaro disse que vai sair do Palácio do Planalto somente em 1º de janeiro de 2027.
Bolsonaro não quis falar com a imprensa neste domingo (10), mas conversou com apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente.
Em meio ao público, um dos visitantes criticou o presidente e pediu que ele renunciasse ou fosse destituído.
– Vou sair em 1º de janeiro de 2027 – respondeu ele.
Pedidos de impeachment de Bolsonaro foram apresentados à Câmara, mas o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ainda não deu decidiu sobre isso.
Bolsonaro esteve em evento para revelação do sexo do filho de Eduardo Bolsonaro e da nora Heloísa Wolf Bolsonaro.
Nas redes sociais, Eduardo publicou um vídeo mostrando que será pai de uma menina.
Após o evento, Bolsonaro retornou ao Palácio da Alvorada. Questionado por alguns apoiadores sobre qual o sexo da futura neta, o presidente disse que não responderia para não gerar polêmica.

Live de Anitta revela a triste realidade do analfabetismo político no Brasil (Veja vídeo)

Posted: 10 May 2020 07:01 PM PDT

LEIA ANTES DE ASSISTIR O VÍDEO ⚠️
Foto: live Anitta
Infelizmente a maioria da população sofre do mesmo problema que a Anitta e por isso é facilmente manipulada por pessoas mal intencionadas.
Nós últimos 35 anos as escolas foram palco de ideologias socialistas e foi incutido na sociedade que política não se discute, que é chato, fomentando no consciente coletivo a não se interessarem pela política para que não enxergassem o que de fato estava acontecendo nos poderes da República, que já nasceu falida de ética, moral e honestidade.

A Anitta teve o interesse de aprender sobre política  (nunca é tarde para isso), mas foi cooptada por alguém mal intencionada e que, nitidamente é progressista e que faz coro contra o Presidente Bolsonaro por ele ser conservador (se percebe isso do meio do vídeo para frente). 

Aparentemente, alguém que fala a verdade para conquistar confiança, mas que manipula para você pensar igual a ela. Uma pessoa que fala em defender direitos, mas se cala diante de tiranias, pois na visão dela, ataca diretamente o Presidente, então ela aceita ter direitos violados (coisa de hipócritas).


Enfim, observem o cenário de uma simples live. O público da Anitta é gigantesco e é formado de pessoas leigas iguais a ela que, assistindo essa live, descontraída, mesmo deixando o assunto complicado para muitos (propositalmente), conquistou a confiança e passou o recado que queria para uma massa, desprovida de conhecimento intelectual e político, mas que vota e que escolhe representantes e que agora tem como referência de conhecimento político, uma esquerdista dissimulada, como todos os outros que dizem defender o povo, mas não se importa com a fome e o desemprego causado pelos governadores e prefeitos tiranos, pois o intuito é culpar o Presidente, que está impedido de governar por causa de manobras jurídicas e políticas de gente mau caráter, que quer calar seus opositores e cesurar à internet, para que o povo que apoia o Presidente, não tenha voz e pareça que ele está sozinho.


Então, você que quer o bem do Brasil, quer um futuro digno para seus filhos e netos, faça sua parte e desperte as pessoas próximas a você, desse transe que a maioria vive.

#ÉPeloBrasil 
#ForaProgressistas
#ForaTiranos
#ForaForoDeSãoPaulo
#ForaComunistasMalditos

Texto: Por Patrícia Melo.

Veja vídeo: 


Comerciantes se ajoelham para orar em frente às lojas fechadas

Posted: 10 May 2020 08:10 AM PDT

Com as lojas fechadas, comerciantes se ajoelharam em oração. (Foto: Reprodução)
Com as lojas fechadas, comerciantes se ajoelharam em oração. (Foto: Reprodução)
Comércios em diferentes cidades do Brasil tiveram suas portas fechadas devido às medidas de contenção do coronavírus. Isso não impediu que comerciantes se ajoelhassem em frente às suas lojas para recorrer a Deus.
Um vídeo que foi compartilhado nas redes sociais mostra comerciantes da cidade de Telêmaco Borba, a 252 quilômetros de Maringá (PR), em oração em frente às lojas fechadas por determinação da Prefeitura Municipal. 
As imagens foram compartilhadas no início do mês, aproximadamente uma semana antes da Prefeitura de Telêmaco Borba decidir retomar as atividade econômicas.
O decreto municipal que estabeleceu o fechamento do comércio na cidade entrou em vigor em 23 de março, mas as lojas só puderam reabrir em 20 de abril, quase um mês depois. As medidas impostas pela prefeitura resultaram em carreatas organizadas por empresários.
“[Foram prejuízos] astronômicos. As micro e pequenas empresas sentiram bastante, porque dependem de faturar hoje para pagar os compromissos amanhã. Elas não têm capital de giro para se manterem durante tanto tempo fechadas”, diz o gerente executivo da Associação Comercial e Empresarial de Telêmaco Borba (Acitel), Ardson Lellis Costa e Silva, ao portal GMC Online.
Ainda assim, a Acitel buscou trabalhar em alinhamento com a prefeitura para que as atividades econômicas pudessem funcionar da maneira segura, destaca Silva.
Com lojas reabertas há sete dias, os comerciantes tiveram que se adaptar a uma nova rotina. O uso de máscaras passou a ser obrigatório dentro dos comércios e em qualquer espaço público.   
Segundo o boletim epidemiológico emitido pela Prefeitura de Telêmaco Borba neste domingo (26), há 12 casos confirmados de coronavírus e 6 pessoas recuperadas na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário