Powered By Blogger

terça-feira, 12 de maio de 2020

Morre aos 78 anos o escritor Sérgio Sant'Anna, vítima da covid-19

Posted: 11 May 2020 08:59 AM PDT


Sérgio Sant'Anna disse que se houvesse justiça divina o coronavirus dizimaria todo clã bolsonarista e completou; "Como Deus não existe, ou é indiferente, morrerão mesmo os pobres. "
O escritor carioca Sérgio Sant"Anna, - WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO/AE/




O escritor carioca Sérgio Sant'Anna,Imagem: Facebook O escritor Sérgio Sant'Anna morreu ontem domingo (10) aos 78 anos vítima da covid-19. Ele estava internado no hospital Quinta D'Or, no Rio de Janeiro, desde o domingo passado. A informação foi confirmada pela irmã de Sérgio, a também escritora Sonia Sant'Anna.

Vencedor de três prêmios Jabuti — com os livros "O Concerto de João Gilberto no Rio de Janeiro", "Amazona", relançado em 2019, e "Um Crime Delicado" — Sant'Anna era considerado um dos principais contistas do país. Sua obra foi traduzida para o alemão, o italiano, o francês e o tcheco, além de ter sido adaptada para o cinema.
O autor, que é pai do também escritor André Sant'Anna, completou 50 anos de carreira em outubro do ano passado. Seguia escrevendo e publicou contos durante a pandemia. Seu último livro, "Anjo Noturno" (Companhia das Letras), foi lançado em 2017.
Amigos e escritores lamentaram sua morte. Xico Sá destacou que o autor andava indignado e produzindo muito. O também escritor Daniel Galera chamou Sant'Anna de o "mestre do conto" que "vinha enfileirando livros 
Profundo lamento pela morte do Sérgio Sant’Anna, mais uma vítima da covid-19. Um mestre do conto que vinha enfileirando livros brilhantes e sensíveis. Li “Anjo proibido” há poucas semanas e ainda me sinto em viva companhia desse grande autor.
— Daniel Galera (@alargedenial) May 10, 2020

Ninguém andava mais indignado com o estado fascista das coisas do que Sérgio Sant’Anna. Mestre da ficção, perguntava como chegamos à realidade bolsonarista. Lá se foi o artista do conto brasileiro, como em um voo na madrugada, vítima de coronavírus. Descanse em paz
— xico sá (@xicosa) May 10, 2020

A Covid19 nos priva de mais um grande talento, o escritor Sérgio Sant’Anna. Cronista inovador, autor de tramas engenhosas, foi merecidamente premiado e deixa entre nós grande número de admiradores. O Brasil empobrece culturalmente a cada dia. Meus sentimentos à sua família.
— Dilma Rousseff (@dilmabr) May 10, 2020

Minha solidariedade aos familiares do escritor Sérgio Sant’Anna, que faleceu hoje, 10/05, por coronavírus. Uma grande perda para literatura brasileira. Lamentavelmente, o Brasil ultrapassou 10 mil mortes neste final de semana. Meus sentimentos. 🙏
— João Doria (@jdoriajr) May 10, 2020

Hoje foi a vez de Sérgio Sant´Anna, grande contista brasileiro que andava meio esquecido. Já notaram que o covid19, que se saiba até agora, só matou gente legal e nenhum desses filhos da mãe que há muito já deviam ter partido?
— aguinaldo silva (@aguinaldaosilva) May 10, 2020



Sérgio Sant'Anna foi meu professor na faculdade. Eu tinha 18 anos. Imagina ter 18 anos e ter o Sergio como professor! Ele era um professor ídolo e amigo. O apelido dele era Deus. E era deus mesmo. Meu escritor brasileiro favorito. Obrigado, Sérgio Santanna.
— Nina Lemos (@ninalemos) May 10, 2020

Adeus ao nosso mestre das narrativas curtas, Sérgio Sant'Anna, com inesquecíveis cinquenta anos de literatura. E pensar que o seu primeiro livro se chamava “O sobrevivente”. Mas ninguém sobrevive mesmo ao horror do Brasil. Muito menos os gênios.
— Fabrício Carpinejar (@CARPINEJAR) May 10, 2020
Posted: 11 May 2020 06:43 AM PDT

Um dos assuntos mais comentados desta semana foi a chegada de uma espécie de vespa, chamada de "assassina", aos EUA. A reputação da espécie não é à toa, conforme mostra um vídeo que viralizou.

Vespa gigante ataca rato Foto: Reprodução/YouTube


Nas imagens, a vespa gigante, de origem asiática, mata um rato em menos de um minuto. Detalhe: o roedor tem três vezes o tamanho do inseto.
Assista:





Essa espécie de vespa pode medir mais de 5 centímetros e matar uma pessoa com o seu veneno, se a vítima for atingida pelo ferrão algumas vezes, disseram cientistas da Universidade Estadual de Washington (EUA).


Um foto aproximada da vespa gigante asiática, que foi vista pela primeira vez nos EUA
Um foto aproximada da vespa gigante asiática, que foi vista pela primeira vez nos EUA Foto: WSDA/divulgação / WSDA/divulgação/via REUTERS
Fonte: Extra 

Posted: 11 May 2020 06:21 AM PDT
O prefeito de Osaka, Ichiro Matsui - Tomohiro Ohsumi/Getty Images
O prefeito de Osaka, Ichiro Matsui Imagem: Tomohiro Ohsumi/Getty Images

O prefeito de Osaka, Ichiro Matsui, sugeriu ontem durante uma coletiva de imprensa que os homens são mais adequados para fazerem as compras durante a pandemia do novo coronavírus. Segundo a emissora CNN, ele disse que as mulheres demoram mais escolhendo produtos e isso pode gerar superlotação nos mercados.
De acordo com um levantamento do Banco Mundial feito em 2018, as mulheres representam 51,16% da população do Japão, a terceira maior economia do mundo.
Ontem, Matsui apontou as compras em supermercados como uma propagação potencial do vírus por conta de possíveis aglomerações nas lojas, o que ele atribuiu às mulheres.
"As mulheres demoram mais tempo para fazer compras porque vão em diferentes produtos e avaliam qual é a melhor opção", disse Matsui.
"Os homens pegam rapidamente o que lhes dizem para comprar para não ficarem no supermercado - isso evita o contato próximo com os outros", acrescentou.
A cidade de Osaka está em estado de emergência desde 7 de abril.
O Japão possui hoje mais de 12 mil casos da covid-19 e 328 mortes. O total de pacientes recuperados no país está em torno de 1.500.
Posted: 11 May 2020 06:15 AM PDT

Davi Perini Vermelho, de São João de Meriti, é suspeito de participar de fraude na compra de respiradores pelo governo de Santa Catarina


O veador Didê (à esquerda), o prefeito de São João de Meriti, Dr.João, e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, em evento em novembro Divulgação/VEJA.com

A Polícia Civil do Rio de Janeiro apreendeu 300 mil reais em um imóvel de propriedade do vereador Davi Perini Vermelho, o Didê (DEM), de 40 anos, presidente da Câmara de São João de Meriti, na Baixada Fluminense. A ação faz parte da Operação Oxigênio (O2), deflagrada no último sábado em quatro estados para combater fraudes na compra de respiradores pelo governo de Santa Catarina. Os aparelhos eram para tratamento de pacientes com o novo coronavírus. Segundo o Registro de Ocorrência que VEJA teve acesso, o dinheiro estava na “residência e/ou empresa” do parlamentar, em Vargem Grande, Zona Oeste da capital.
No Rio, a Operação Oxigênio foi realizada pelo Departamento de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro, da Polícia Civil, que atuou em parceria com as polícias de Santa Catarina, São Paulo e do Mato Grosso. De acordo com as investigações, a quadrilha é acusada de superfaturar 200 respiradores em um total de R$ 33 milhões.  A ação visava cumprir 35 mandados de busca e apreensão e diversos sequestros de bens contra os suspeitos. O caso está sob sigilo.
Procurado por VEJA, o vereador Didê, suspeito de participar do esquema criminoso, não retornou as ligações até o fechamento desta reportagem. O imóvel do parlamentar fica na Avenida Vereador Alceu de Carvalho, conforme o procedimento policial número 257-00060/2020.  Os policiais também apreenderam no local máscaras N-95, máscaras de oxigênio, laptops e peças para respiradores.
Saiba logo no início da manhã as notícias mais importantes sobre a pandemia do coronavirus e seus desdobramentos. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Eleito com 2.576 votos no pleito 2016, Didê está em seu segundo mandato. Ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), ele declarou ter bens de 120 mil reais, sendo 40 mil reais em dinheiro vivo e um caminhão avaliado em 80 mil reais. O vereador foi um dos principais articuladores para a filiação do prefeito da cidade, Dr. João, ao DEM junto ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, que comanda a legenda no estado do Rio. O evento ocorreu na Câmara de Meriti, em novembro do ano passado, com a presença de Maia.
Em fevereiro deste ano, o vereador Didê registrou, na Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF), ameaça de traficantes. Segundo o parlamentar, o motivo foi por atuar contra o tráfico de drogas e apoiar a retirada de barricadas em São João de Meriti. À polícia, Didê disse que sofrera outra ameaça em 2014. À época, a casa onde o parlamentar morava com a família foi alvejada a tiros por homens fortemente armados.
A íntegra da nota oficial do governo de Santa Catarina:
“O Governo do Estado apoia todas as investigações necessárias para apurar eventuais irregularidades no processo de compra de respiradores, bem como em quaisquer outros processos. Este apoio não é apenas formal, mas também operacional, já que as investigações em curso contaram e contam com a participação efetiva e ativa da Polícia Civil.
Reforçando o que já foi dito pelo Delegado Geral da Polícia Civil, Paulo Koerich, na manhã de hoje (09/05/2020), vale destacar que o Gabinete do Governador do Estado, tão logo tomou ciência de fatos que indicavam a possibilidade de ilícitos, determinou a imediata abertura de processo de investigação, com total autonomia para os investigadores.
O Ministério Público de Santa Catarina, inclusive, destacou a importância desta colaboração: ‘A celeridade na coleta de farto conjunto probatório inicial e a rápida formulação dos pedidos que embasaram as medidas cautelares só foram possíveis em razão do trabalho realizado em parceria pelos policiais da DEIC e do GAECO com os Promotores de Justiça do Estado de Santa Catarina. As apurações, até o presente momento, contaram com total colaboração dos órgãos públicos vinculados ao Governo do Estado de Santa Catarina’.
Em igual sentido, o Procurador Geral de Justiça, Fernando da Silva Comin, durante a entrevista coletiva deste sábado, destacou a ampla colaboração do Governo do Estado para o bom andamento das investigações, bem como a garantia – sempre dada – da essencial autonomia dos órgãos responsáveis pelas investigações.
Além disso, o Poder Executivo também tem adotado providências de apuração administrativa, a cargo da Controladoria-Geral do Estado, e de reparação patrimonial, em âmbito judicial, o que tem sido conduzido pela Procuradoria-Geral do Estado.
Assim foi até agora e assim será. Nenhuma tentativa de dano aos cofres públicos em Santa Catarina ficará sem a resposta necessária. O Governo do Estado, unido às demais instituições, defenderá sempre – e acima de tudo – o cidadão catarinense.”
Fonte: Veja 
Posted: 11 May 2020 06:09 AM PDT
Folhapress

Compartilhe esta notícia:

A corrida pela importação de respiradores para o atendimento de pacientes graves infectados pelo novo coronavírus já provocou a queda de secretários, prisões de servidores públicos e empresários.
No Rio de Janeiro, o antigo número dois da Secretaria de Saúde foi preso preventivamente na quinta-feira (7) com mais um servidor e três empresários sob suspeita de crimes na aquisição sem licitação dos equipamentos. Em Roraima e em Santa Catarina, os secretários de Saúde foram exonerados também sob suspeita de irregularidades.
Em São Paulo, as compras de ventiladores pulmonares também estão sob investigação do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado.
As secretarias estaduais têm firmado contratos sem licitação com diferentes fornecedores, muitos sem histórico na área e com preços que variam até 80% entre os estados. Enquanto o Pará pagou R$ 120 mil por unidade, Roraima investiu R$ 216 mil por equipamento.
Uma das medidas questionadas é o pagamento antecipado pelos produtos. A prática, pouco usual na administração pública, tem sido adotada sob a justificativa de que as fábricas chinesas exigem pagamento antecipado para garantir a posição na fila de espera.
No Rio de Janeiro, Gabriell Neves, ex-subsecretário-executivo da Secretaria de Saúde, foi preso. De acordo com o MP-RJ, ele e outros quatro investigados formaram "uma organização criminosa estruturada para obter vantagens em contratos emergenciais" na compra de ventiladores pulmonares.
O estado firmou contratos com três empresas para obter, no total, mil unidades. Apenas 52 foram entregues até esta quinta. De acordo com a avaliação técnica do Tribunal de Contas do Estado, as firmas escolhidas não demonstraram capacidade para fornecer o volume de equipamentos prometidos nos prazos definidos em contrato.
Neves havia sido demitido há um mês após o jornal Folha de S.Paulo revelar que documentos das contratações emergenciais, alvo de reportagens, se tornaram sigilosos, ato revertido logo em seguida.
A Secretaria de Saúde firmou três contratos para comprar respiradores de, somados, R$ 183,6 milhões. O valor unitário do respirador variou de R$ 169 mil a R$ 198 mil.
As empresas que cobraram mais caro, MHS Produtos e Serviços e A2A Informática, não entregaram nenhum dos 300 ventiladores prometidos até o final de abril. A Our Company disponibilizou 52 das 400 unidades contratadas e a MHS prometia entregar 97 até o dia 10 de maio.
O secretário Edmar Santos afirmou na terça-feira (5) que o contrato com a A2A Informática seria rompido porque ela reconheceu que não teria mais como entregar os equipamentos contratados. A empresa já havia recebido R$ 9,9 milhões antecipadamente, como revelou o blog do jornalista Ruben Berta.
Santos disse que ainda esperava receber parte dos respiradores contratados junto às duas outras empresas. De acordo com o MP-RJ, 25 ventiladores foram encontrados na sede da Our Company e entregue ao governo para uso atendimento de pacientes infectados pelo novos coronavírus.
Em Santa Catarina, Helton Zeferino foi exonerado após o The Intercept Brasil revelar a compra de 200 respiradores por R$ 33 milhões. Os equipamentos ainda não foram entregues, tendo o prazo já expirado. A empresa contratada, Veigamed, não tinha histórico de atuação na área.
Zeferino teve os bens bloqueados pela Justiça e, em depoimento à polícia, atribuiu ao secretário da Casa Civil, Douglas Borba, a indicação da empresa contratada.
A ex-superintendente de Gestão Administrativa, Márcia Pauli, também demitida em razão das compras, disse em entrevista ao Balanço Geral Florianópolis ter ouvido citações ao nome do governador Carlos Moisés (PSL) durante a tramitação da compra sob suspeita.
Em Roraima, o pagamento antecipado de parte de um contrato de R$ 6,5 milhões para a compra de 30 respiradores provocou a queda do ex-secretário Francisco Monteiro. A Polícia Civil realizou buscas na secretaria para apurar o caso.
"Monteiro fez um ato de solidariedade de salvar vidas, como secretário de Saúde, mas analisando o processo, ele não seguiu o rito normal e houve algumas falhas processuais devido ao pagamento antecipado", disse o governador de Roraima, Antônio Denarium (PSL).
No Amazonas, a contratação de uma loja de vinhos para a compra de 28 respiradores, revelada pelo UOL, virou alvo de investigação da Procuradoria-Geral da República. O alvo é o governador Wilson Lima (PSC).
A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro disse, em nota, "que segue o compromisso de transparência e aderindo as orientações do TCE e MP".
O governo do Amazonas disse, em nota, "que atua com transparência e tem respondido a todos os questionamentos dos órgãos de controle".
"Ressalta, ainda, que não há superfaturamento na compra dos ventiladores, que já estão em uso na rede estadual de saúde em leitos de retaguarda. Os aparelhos foram comprados por meio de importadora que atua no mercado há 18 anos e está cadastrada na Receita Federal para realizar o comércio de instrumentos e materiais médicos, hospitalares, laboratoriais e cirúrgicos", afirma o governo.
"A afirmação de que os equipamentos foram adquiridos em uma loja de vinho é falsa, uma vez que o CNPJ de ambas é distinto, assim como a data de abertura, conforme é possível comprovar junto à Receita Federal", declarou a gestão Wilson Lima.
Os governos de Santa Catarina e Roraima não responderam ao questionamento da reportagem.
Fonte: Jornal Ipanema 
Posted: 11 May 2020 04:56 AM PDT


Primeiro voo com metade do material previsto pousou em SP na manhã deste domingo (10) e a chegada da outra metade está prevista para esta segunda (11)

EFE/EPA/RONALD WITTEK

A compra de 15 milhões de máscaras da China está sendo entregue em dois voos. Nesta manhã, às 7h, pousou no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, o primeiro voo com equipamentos para combate a covid-19, com 7,5 milhões de unidades. A outra metade deve chegar nesta segunda-feira (11).
Conforme comunicado conjunto, a Americanas doou R$ 5,7 milhões para o transporte, feito pela LATAM Airlines Brasil.

O primeiro voo (JJ9518), em Boeing 777, decolou no sábado às 16h de Xangai (horário local), com escala em Amsterdã. O segundo (JJ9516) está previsto para pousar às 8h40 desta segunda-feira.

Fonte: r7



Posted: 11 May 2020 04:13 AM PDT


Especialistas nos ajudam a entender melhor o perigo das vespas gigantes asiáticas
Afinal, qual o perigo real que as vespas assassinas representam?

A notícia de que vespas gigantes asiáticas, também conhecidas como vespas assassinas, apareceram nos Estados Unidos causou um grande alarde na internet e muitas pessoas começaram a se preocupar com as consequências que a presença do inseto poderia causar no país.
Além de medirem mais de cinco centímetros, as vespas chamaram a atenção dos especialistas porque apicultores do estado de Washington relataram terem encontrado dezenas de abelhas mortas e decapitadas.


Vespas gigantes asiáticas apareceram nos EUA pela primeira vez


Com o nome científico de Vespa mandarinia, ela é uma espécie cujos indivíduos se dividem em castas e constroem ninhos subterrâneos, se aproveitando normalmente de tocas abandonadas. São endêmicas das regiões temperadas da Ásia.

Mas, o que isso tudo representa?

Para entendermos melhor o que são as vespas assassinas, conversamos com o professor doutor Felipe Vivallo, do Laboratório de Hymenoptera do Museu Nacional do Rio de Janeiro. O biólogo deu detalhes sobre o inseto, explicou qual o perigo de sua presença e nos tranquilizou: não há registros da espécie no Brasil.

Nerdbunker  – É correto chamá-las de “assassinas”?
Felipe Vivallo – Tudo depende do conceito de “assassinas “. No final das contas, a biologia funciona com espécies “assassinando” as outras para sobreviver. Elas [as vespas mandarinia] são bastante perigosas pois as fêmeas têm ferrão e conseguem injetar um veneno muito doloroso, que pode ser mortal.
Os casos mortais [em humanos] se observam geralmente quando várias delas atacam uma pessoa, principalmente aquelas que têm alergia a picadas de insetos.

As vespas têm cerca de cinco centímetros


Qual o perigo que elas representam?
Elas podem atacar humanos e animais domésticos, principalmente quando seus ninhos são perturbados.
Por que as vespas dessa espécie atacam abelhas?
Elas atacam ninhos de abelhas de mel para alimentar a suas larvas. Elas atacam colmeias, despedaçam o corpo das abelhas e as levam para seus ninhos e, com isso, alimentam a próxima geração de vespas adultas.
A espécie tem algum predador natural?
Por causa de seu tamanho, é difícil que tenham inimigos naturais, tais como depredadores. Porém, essa espécie é atacada por parasitas que acabam inibindo a sua capacidade reprodutora.

Vespa mandarinia se alimentando de um louva-deus


Por que é tão alarmante que elas tenham aparecido nos Estados Unidos?
É o mesmo problema que se observa em outras invasões biológicas, ou seja, que a espécie invasora acabe se extendendo e termine afetando os ecossistemas que funcionam sem a presença dela, gerando um desequilíbrio ambiental.
Em relação às pessoas, é o risco de ter um novo animal perigoso no ambiente e que pode se estender a áreas povoadas, colocando em risco a vida das pessoas e animais.
Como elas surgiram no país?
Aparentemente, a introdução foi acidental, mas ninguém sabe como ela aconteceu.

Elas existem no Brasil? Há alguma espécie semelhante?
Não há registros dessa espécie no Brasil. Mesmo se tivesse alguma espécie de vespa nativa semelhante, ela estaria inserida de forma natural dentro do ecossistema, tendo inimigos naturais ou predadores. Um caso um pouco semelhante é o da abelha de mel africanizada, a qual é muito agressiva quando perturbada.

UFA! Não há registros de vespas “assassinas” no Brasil


O que as autoridades podem fazer para conter o crescimento populacional delas?
Manter a população em alerta para que as pessoas estejam atentas à presença desse inseto no Brasil. Caso alguém observe algum desses exemplares, deve avisar imediatamente aos órgãos competentes para que medidas sejam implementadas com o intuito de acabar com o foco e evitar assim que a vespa se espalhe pelo país.
Fonte: Jovem Nerd 

Posted: 11 May 2020 03:38 AM PDT


“Cada vítima tinha um nome e projetos de vida que foram interrompidos”, diz Toffoli.

Maia destaca apoio de tribunais à decisão de Toffoli


Imagem: Luís Macedo/Câmara

O Supremo Tribunal Federal (STF) está de luto oficial de 3 dias em consideração aos números de mortes pelo coronavírus.
A doença já causou mais de 10 mil óbitos no Brasil.
O ministro Dias Toffoli decretou o luto da Corte no sábado (9) de Maio. Em nota, o presidente da Corte declarou:
“Cada vítima tinha um nome e projetos de vida que foram interrompidos, bem como familiares e amigos que agora sofrem com essa grande perda.”
A medida proíbe quaisquer celebrações, comemorações ou festividades no STF, enquanto durar o luto definido.
Os presidentes do Senado e da Câmara, Davi Alcolumbre (DEM-AP) e Rodrigo Maia (DEM-RJ), também decretaram luto oficial de três dias no Congresso Nacional.
Fonte: Renova Mídia


Nenhum comentário:

Postar um comentário