Powered By Blogger

segunda-feira, 19 de março de 2018

Boletim diário da ONU Brasil: “Com participação de diretor-executivo, ONU Meio Ambiente marca presença no 8º Fórum Mundial da Água” e 1 outros.

ONU Brasil noreply+feedproxy@google.com Cancelar inscrição

18:28 (Há 13 horas)
para mim

Boletim diário da ONU Brasil: “Com participação de diretor-executivo, ONU Meio Ambiente marca presença no 8º Fórum Mundial da Água” e 1 outros.

Link to ONU Brasil

Posted: 18 Mar 2018 10:21 AM PDT
Erik Solheim, diretor-executivo da ONU Meio Ambiente. Foto: UNIC Rio/Pedro Andrade
Erik Solheim, diretor-executivo da ONU Meio Ambiente. Foto: UNIC Rio/Pedro Andrade
Brasília está em uma verdadeira imersão no tema água. A capital federal recebe, de 19 a 23 de março, o 8ª Fórum Mundial da Água, que acontece pela primeira vez no Hemisfério Sul e reunirá mais de 40 mil pessoas – entre academia, governos, sociedade civil, setor privado e organizações internacionais.
O momento será oportuno para reunir atores interessados em torno de soluções para a preservação, gestão e uso eficiente dos recursos hídricos.
Com tradição nesta agenda global, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (ONU Meio Ambiente) marcará presença no evento em painéis e conferências sobre a água, no lançamento nacional e internacional do Relatório Mundial de Recursos Hídricos e por meio da organização do Camp de Ecoinovação: Desafio Água, entre outras atividades.
O diretor-executivo da organização, Erik Solheim, também fará um discurso na cerimônia de abertura no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Relatório Mundial sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos

De forma inédita, o Brasil irá sediar o lançamento do Relatório Mundial de Recursos Hídricos (WWDR, do inglês World Water Development Report). O documento, liderado por UNESCO e ONU Meio Ambiente, busca informar políticos e tomadores de decisões, dentro e fora da comunidade de profissionais da área dos recursos hídricos, acerca de questões estratégicas sobre a água.
Esta edição destaca como as soluções baseadas na natureza (SbN) podem colaborar com a melhoria da qualidade da água, do abastecimento e até mesmo desempenhar um importante papel para evitar desastres naturais.
Em uma sessão especial na segunda-feira (19), às 14h30, na Sala 29 (ST09) do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, o diretor-executivo da ONU Meio Ambiente, Erik Solheim; a diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay; o vice-presidente do UN Water (ONU-Água, em tradução livre), Joakim Harlin; e o ministro do Departamento de Água e Saneamento do Governo da África do Sul, Gugile Nkwinti, farão a abertura do evento.
Já o lançamento nacional do mesmo Relatório será na quinta-feira (22), às 11h, no Planeta ODS, que fica no Planetário de Brasília, integrando parte da programação do Sistema da ONU no Brasil para o Dia Mundial da Água.
A cerimônia, que contará com a participação da representante da ONU Meio Ambiente no Brasil, Denise Hamú, e de outros chefes de agências, destacará exemplos de implementação no Brasil. O objetivo é contribuir para que o país utilize processos naturais para aperfeiçoar a sua gestão da água, melhorar a segurança hídrica e caminhar rumo ao desenvolvimento sustentável.
O acesso ao Planetário é aberto e gratuito, mas os visitantes devem fazer a inscrição para participar das atividades.

Conferência de Juízes e Promotores

A ONU Meio Ambiente também estará presente na Conferência de Juízes e Promotores, que visa estimular o engajamento dos juristas nos debates sobre a água e abrir espaço para o diálogo e o compartilhamento de boas práticas em pesquisa, legislação, jurisprudência e políticas públicas entre os participantes.
Erik Solheim fará parte da mesa “Água e Desenvolvimento Sustentável: desafios para Direito, Política e Paz”, na segunda-feira (19), e Denise Hamú irá presidir a “Plenária de alto nível: apresentação da Declaração de Brasília de Juízes sobre a Justiça Hídrica”, na quarta-feira (21).
Coordenado pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Herman Benjamin, o evento reunirá mais de 100 juristas da área de recursos hídricos do mundo inteiro, entre os quais presidentes de supremas cortes, ministros e acadêmicos, para aprovar, ao final do encontro, a Declaração de Brasília de Juízes sobre a Justiça Hídrica.
O debate vem ganhando cada vez mais força entre membros do Poder Judiciário e se coloca como peça-chave para garantir o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 6 – assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos.

Camp de Ecoinovação, Ação no Metrô-DF e mesas com especialistas

Com o objetivo de ir além do campo das ideias, a ONU Meio Ambiente ainda promoverá uma iniciativa dinâmica e repleta de ação e engajamento, o ‘Camp de Ecoinovação: Desafio Água’.
Em parceria com o Sebrae e com apoio do Green Nation, o evento une a força da ecoinovação e do empreendedorismo para encontrar soluções para os desafios de gestão da água na cidade, indústria e agricultura, nos setores público e privado.
Dos vinte participantes, dez na categoria ideias e dez na categoria startups, selecionados entre quase cem candidatos, apenas um de cada categoria será declarado vencedor. O Camp de Ecoinovação: Desafio Água será realizado entre os dias 19 e 21, no espaço Green Nation, na Vila Cidadão, e o encerramento e premiação estão previstos para às 18h30 de quarta-feira.
Visando promover a conscientização sobre o uso sustentável da água e incentivar o contato com a natureza, a ONU Meio Ambiente também se uniu ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e à Embaixada do Canadá, em parceria com o Metrô-DF, para inaugurar, em Brasília, um vagão totalmente adesivado com informações sobre a importância da água e sobre o papel do Parque Nacional de Brasília para sua preservação, trazendo em forma de arte os importantes elementos da fauna e flora do Cerrado. O vagão poderá ser visto por brasilienses e turistas durante todo o mês de março e abril.
Durante o Fórum, a ONU Meio Ambiente estará presente em mesas com a participação de especialistas como Birguy Lamizana, Lis Mullin Bernhardt, Gareth Lloyd e Hartwig Kremer. Entre outros, as palestras colocarão em pauta assuntos como: implementação de soluções técnicas para melhorar a qualidade da água em médias, pequenas e micro escalas; comunicação de risco relacionada à qualidade da água para consumo humano, aumento dos fluxos financeiros para o saneamento e gerenciamento de águas residuais, entre outras.
Para saber mais informações sobre a participação da ONU Meio Ambiente, envie um e-mail para comunicacao@pnuma.org.
 
Posted: 18 Mar 2018 10:09 AM PDT
A diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, eleita para o cargo em novembro de 2017. Foto: UNESCO
A diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, eleita para o cargo em novembro de 2017. Foto: UNESCO
A diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, estará em Brasília nos próximos dias 19 e 20 de março para lançar o Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos, por ocasião da 8ª edição do Fórum Mundial da Água. Depois da África e do Oriente Médio, esta é a primeira viagem de Audrey Azoulay à América Latina.
A diretora-geral participará da cerimônia oficial de abertura do Fórum, na presença do presidente da República do Brasil, Michel Temer, de 14 chefes de Estado e do príncipe herdeiro do Japão. Ela será a voz das pessoas que têm acesso limitado à água e defenderá o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e das Metas relativas à água – em especial o ODS 6, que visa a garantir o acesso de todos à água e ao saneamento.
Após o almoço oferecido pelo presidente brasileiro aos chefes de Estado, a diretora-geral lançará oficialmente, com os parceiros do UN-Water (ONU-Água, em tradução livre), o Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos (WWDR), que este ano se intitula “Soluções baseadas na natureza para a gestão da água”.
Coordenado pelo Programa Mundial de Avaliação dos Recursos Hídricos (WWAP) da UNESCO, este relatório mundial é o resultado da colaboração das 31 entidades das Nações Unidas e dos 39 parceiros internacionais que compõem o ONU-Água. Seu conteúdo defende soluções baseadas na natureza (SbN) para melhorar o fornecimento e a qualidade da água e reduzir o impacto dos desastres naturais.
“Nós precisamos de novas soluções para a gestão dos recursos hídricos, para enfrentarmos os desafios emergentes relativos à segurança hídrica originados pelo crescimento demográfico e pela mudança climática. Até 2050, se não fizermos nada, cerca de 5 bilhões de pessoas viverão em áreas com baixo acesso à água. Este Relatório propõe soluções baseadas na natureza para o desenvolvimento dos recursos hídricos. É um desafio importante que devemos enfrentar todos juntos com uma abordagem virtuosa para prevenir conflitos relacionados à água”, disse Audrey Azoulay.
A viagem oficial da diretora-geral também será a ocasião para a realização de encontros bilaterais com autoridades brasileiras, em especial com o presidente do Brasil, Michel Temer, acompanhado do ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, e com o ministro da Educação, M. Mendonça Filho.
Organizado a cada três anos, o Fórum é o principal encontro mundial em que a comunidade de profissionais do setor hídrico e os formuladores de políticas trabalham para estabelecer os planos de ação de longo prazo sobre os desafios relacionados à água. Com mais de 150 países representados, o Fórum visa a aumentar a conscientização e reforçar o compromisso político com relação ao uso e à gestão da água.
Além do Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, este ano acontece a abertura da Década Internacional de Ação “Água para o Desenvolvimento Sustentável” (22 de março de 2018 a 22 de março de 2028). A Década visa a fortalecer a cooperação e a mobilização internacionais, a fim de contribuir para a realização dos ODS.

Programação preliminar:

Segunda-feira, 19 de março de 2018
09h00 – Cerimônia de abertura do 8º Fórum Mundial da Água, na presença do Presidente da República do Brasil, Michel Temer
Pronunciamento da diretora-geral da UNESCO
12h00 – Almoço oferecido pelo Presidente da República do Brasil no âmbito do 8º Fórum Mundial da Água, com a presença de nove Chefes de Estado, do Príncipe de Mônaco e do Príncipe Herdeiro do Japão
14h00 – Encontro bilateral com o Presidente da República, Michel Temer
14h30 – Lançamento do Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento de Recursos Hídricos 2018
Pronunciamento da diretora-geral da UNESCO
16h00 – Encontro bilateral com a presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia
18h30– Encontro bilateral com o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira
Terça-feira, 20 de março de 2018
11h00 – Encontro bilateral com o ministro da Educação, M. Mendonça Filho
Informações para a imprensa:
UNESCO no Brasil
Sede da UNESCO
 
You are subscribed to email updates from ONU Brasil.
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google, 1600 Amphitheatre Parkway, Mountain View, CA 94043, United States

Nenhum comentário:

Postar um comentário