Por telefone, Vladimir Putin conversa com presidente da Ucrânia sobre fim de conflito entre os países
Governo da Rússia disse que iniciativa partiu do próprio presidente ucraniano, que assumiu como prioridade o fim do conflito no leste da Ucrânia.
Putin participa de programa na TV estatal russa — Foto: Sputnik/Alexey Nikolsky/Kremlin via Reuters
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, conversaram por telefone pela primeira vez desde que o ucraniano assumiu o mandato. No telefonema desta quinta-feira (11), os dois falaram sobre o conflito territorial entre os dois países que se arrasta desde 2014.
Volodymyr Zelensky durante sua posse no Parlamento em Kiev — Foto: Vladyslav Musienko / Serviço de Imprensa do Primeiro Ministro da Ucrânia/ AFP
Ambos os governos confirmaram que os dois presidentes debateram uma forma de resolver a crise militar, inclusive com a devolução de prisioneiros. De acordo com o Kremlin, o telefonema partiu de uma iniciativa do lado ucraniano.
Em comunicado separado, a Presidência da Ucrânia disse que o principal assunto da conversa foi a libertação de marinheiros ucranianos detidos pela Rússia.
Novo presidente da Ucrânia
Volodymyr Zelenskiy após votar nas eleições presidenciais da Ucrânia — Foto: REUTERS/Valentyn Ogirenko
Zelenskiy, um ex-comediante sem experiência política anterior, venceu a eleição presidencial da Ucrânia em abril e declarou que o fim do conflito entre separatistas pró-Rússia e as forças de Kiev é uma de suas prioridades.
No domingo, Zelenskiy disse que planeja continuar as conversas com a Rússia apoiadas pelos europeus a respeito de um acordo de paz, em grande parte jamais implantado, e que tentará libertar os compatriotas presos na Rússia – estes incluem 24 marinheiros.
O conflito no leste da Ucrânia irrompeu em 2014, pouco depois de a Rússia anexar a península ucraniana da Crimeia, e já matou mais de 10 mil pessoas.
Mais do G1
AO VIVORegras de aposentadoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário