Não estão planejadas ações militares conjuntas da Rússia, Turquia e Irã no território da Síria, assegurou o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov.
"Não estamos planejando operações militares conjuntas da Rússia, Turquia e Irã no território da Síria", afirmou Lavrov em entrevista à TV Vietnamita e aos canais de TV chineses CCTV e Phoenix nas vésperas das suas visitas à China e ao Vietnã.
Ao mesmo tempo, o diplomata destacou que a Rússia, a Turquia e o Irã são os garantes de uma trégua na Síria.
O ministro explicou que a Federação da Rússia e a República Islâmica do Irã atuam no território da Síria a convite do governo legítimo da República Árabe.
"A Turquia citou a preocupação com a ameaça à sua segurança, mas o governo sírio protesta contra a presença dos militares turcos no território do país. No entanto, ele apoiou as a criação do formato de Astana. Essa é uma decisão pragmática que ajudou a alcançar o que ninguém tinha conseguido — garantir um verdadeiro cessar-fogo na maior parte da Síria e dar início a um diálogo direto entre o governo e a oposição armada", acrescentou.
A Síria enfrenta uma guerra civil desde 2011. As forças governamentais estão em confronto com numerosos grupos da oposição, militantes armados e organizações terroristas.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Padrões da comunidadeDISCUSSÃO
COMENTAR NO FACEBOOKCOMENTAR NA SPUTNIK
NOTÍCIAS
- 19:32Acompanhados pela polícia, diplomatas da Colômbia saem à pé da Venezuela
- 18:24Com Mike Pence e Juan Guaidó, Grupo de Lima discutirá amanhã a crise na Venezuela
- 16:52Venezuela conduz operação de segurança na fronteira com a Colômbia
- 16:09Escalada na crise venezuelana gera problemas ao Brasil: Roraima pode ficar sem luz
- 15:01Venezuelanos lançam pedras contra oficiais do Exército na fronteira; militares revidam