O especialista iraquiano na área de defesa, Ahmed al-Sharifi, falou com a Sputnik Árabe sobre sua posição quanto ao projeto para criação do Curdistão que, para ele, "é direcionado contra o Iraque e Síria para garantir água e energia para Israel".
Desde 2005, Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro israelense, fala sobre a necessidade de construir um oleoduto de Kirkuk e Mossul através da Síria ao mar Mediterrâneo para abastecer Israel com uma fonte permanente de energia.
© AFP 2019 / AHMAD AL-RUBAYE
O especialista ressaltou resposta reservada e bem-pensada de Bagdá. "As pessoas que tomam decisões em Bagdá tentam ser muito diplomáticas, resolver o problema através do diálogo. O governo iraquiano não pretende que o problema do Curdistão se torne internacional".
De acordo com o general sírio, as Forças Democráticas Sírias não servem aos interesses do seu país e no futuro as terras sob o seu controle devem passar aos curdos. Por isso o exército da Síria, com apoio da aviação russa, está lutando contra estes planos israelenses para precaver ameaça curda no futuro.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Padrões da comunidadeDISCUSSÃO
COMENTAR NO FACEBOOKCOMENTAR NA SPUTNIK
NOTÍCIAS
- 16:31França suspende venda de armas para Turquia em resposta à ofensiva na Síria
- 15:36Crise no Equador: Lenín Moreno recua e reconsiderará decreto que cancela subsídios
- 15:15Pompeo diz que novo embaixador irá reforçar cooperação entre Rússia e EUA
- 14:57Polícia e manifestantes voltam a se enfrentar em protesto dos 'coletes amarelos'
- 13:40Ativistas protestam em Berlim contra operação turca na Síria (VÍDEO)