Powered By Blogger

segunda-feira, 30 de julho de 2018

Boletim diário da ONU Brasil: “ONU elogia decisão de corte paraguaia para absolver agricultores do caso Curuguaty” e 1 outros

Boletim diário da ONU Brasil: “ONU elogia decisão de corte paraguaia para absolver agricultores do caso Curuguaty” e 1 outros.

Caixa de entrada
x

ONU Brasil noreply+feedproxy@google.com Cancelar inscrição

sáb, 28 de jul 18:30 (Há 2 dias)
para eu

Boletim diário da ONU Brasil: “ONU elogia decisão de corte paraguaia para absolver agricultores do caso Curuguaty” e 1 outros.

Link to ONU Brasil

Posted: 27 Jul 2018 03:52 PM PDT
Manifestante pede absolvição de presos do caso Curuguaty. Foto: Flickr (CC)/Emergente
Manifestante pede absolvição de presos do caso Curuguaty. Foto: Flickr (CC)/Emergente
O alto-comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Zeid Ra’ad Al Hussein, elogiou nesta sexta-feira (27) a absolvição concedida pela Corte Suprema de Justiça do Paraguai aos 11 agricultores condenados no caso Curuguaty. Episódio envolve a morte de 17 pessoas — outros 11 lavradores e seis policiais — durante uma operação de expropriação de terra no departamento de Canindeyú, em junho de 2012. Em 2016, o Judiciário paraguaio condenou mais de dez camponeses pelos crimes, que tiveram suas sentenças revogadas nesta semana (26).
Em 2016, Al Hussein expressou preocupação com o veredito dos tribunais paraguaios e também com relatos de desrespeito às garantias processuais.
Em nota divulgada hoje, o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) lembra ainda que, à época, vários órgãos de direitos humanos, como o Comitê contra a Tortura da ONU, e organizações da sociedade civil alertaram para irregularidades na investigação e no julgamento.
“Saúdo a decisão da Corte Suprema do Paraguai nesse caso emblemático. Porém, 17 pessoas foram assassinadas naquele dia. Por isso, chamo o Estado paraguaio a garantir que sejam realizadas investigações independentes e imparciais sobre essas mortes e a responsabilizar os autores de acordo com um processo que respeite todas as garantias de um julgamento justo”, afirmou Al Hussein nesta sexta-feira.
O ACNDUH também insta as autoridades paraguaias a investigar completamente o ocorrido, inclusive as alegações de tortura e outras violações de direitos humanos associadas ao caso Curuguaty. Cerca de 80 pessoas ficaram feridas durante a operação de expropriação, que, segunda a imprensa internacional, mobilizou cerca de 350 policiais para expulsar de uma propriedade em torno de 60 agricultores e ocupantes de terra.
 
Posted: 27 Jul 2018 02:55 PM PDT
Aula do Projeto Grael. Foto: Pojeto Grael
Aula do Projeto Grael. Foto: Pojeto Grael
O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) e o Projeto Grael encerraram nesta sexta-feira (27) o seminário Barcos, evento de dez dias que debateu no Rio de Janeiro o uso do esporte para a inclusão social e educação. Encontro celebrou os 20 anos da iniciativa que leva o nome do velejador brasileiro e atleta olímpico Lars Grael, um dos participantes dos dias de atividade. A conferência teve palestras e aulas teórico-práticas de vela, canoagem e remo.
O evento reuniu especialistas em pedagogia e psicologia do esporte e os também velejadores Torben e Axel Grael. Há duas décadas, o projeto da família já beneficiou 14 mil jovens, que receberam ensino técnico-profissionalizante para atuar no mercado náutico.
A instituição oferece aulas de elétrica de embarcação, carpintaria e marcenaria naval, reparos de velas e em fibra de vidro, confecção de capas e toldos, manutenção de motores e preparação de marinheiros de convés. Os alunos saem prontos para trabalhar em clubes, na frota pesqueira, estaleiros e marinas.
O seminário Barcos foi financiado pelo Programa Global de Implementação da Declaração de Doha, do UNODC. A estratégia da agência da ONU promove formações inclusivas para jovens em situação de risco. Difundindo habilidades sociais, o projeto visa capacitar a juventude para lidar com contextos de violência, crime e uso de drogas.
Lars Grael participou de quatro Olimpíadas, levando duas medalhas de bronze em Seul e Atlanta. Foi campeão brasileiro dez vezes, pentacampeão sul-americano e campeão mundial em 2015. Em 1998, em Vitória (ES), o atleta foi atropelado por uma lancha, que invadiu a área de uma regata, e teve a perna direita amputada.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário