Powered By Blogger

quinta-feira, 30 de abril de 2020

Posted: 29 Apr 2020 07:24 PM PDT

Objetivo é enfatizar dados positivos da pandemia

Governo quer enfatizar dados positivos da pandemia Foto: EFE/Stephanie Lecocq

Atendendo ao pedido do ministro Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo, a Secom (Secretaria de Comunicação Social) da Presidência da República passou a divulgar o Placar da Vida.

O instrumento nas redes sociais destaca dados positivos relacionados à Covid-19, como número de curados.
– Mais de 32,5 mil brasileiros curados da Covid-19. Até as 14h desta terça-feira (28) foram registrados no Brasil 71.886 diagnósticos confirmados da doença e 34.325 (48%) casos seguem em acompanhamento – diz a publicação desta terça.
Há ainda um quadro, intitulado Placar da Vida com os números ligados à doença. Esse placar inclui o número de infectados, o total de curados e em recuperação. Foram destacados em amarelo o número de curados, 32.544, o que equivale a um percentual de 45%.
O pedido por mais destaque positivo em notícias sobre a doença tem sido frisado por Ramos. Em entrevista coletiva no Palácio do Planalto, na semana passada, ele criticou o que chamou de “cobertura maciça de fatos negativos” da imprensa na crise do novo coronavírus.
– No jornal da manhã é caixão, corpo; na hora do almoço, é caixão novamente. No jornal da noite é caixão, corpo e número de mortos. Eu pergunto a todos: como é que você acha que uma senhora de idade, uma pessoa humilde ou que sofre de outra enfermidade se sente com essa maciça divulgação desses fatos negativos. Não está ajudando – disse.

Na sequência, o ministro, que tem a Secom como órgão subordinado à sua pasta, disse que com isso não estava pedindo que dados ruins fossem ocultados.
– Os senhores [jornalistas] têm que também… eu conclamo e peço encarecidamente, tem tanta coisa positiva acontecendo – disse.
A pressão do governo para que fossem divulgados mais dados positivos e menos negativos vem desde a gestão de Luiz Henrique Mandetta na Saúde. Ele foi demitido por Bolsonaro após divergências sobre a condução da política sanitária em meio à crise.
*Folhapress

Posted: 29 Apr 2020 07:18 PM PDT

Medida vale apenas para as contas digitais abertas emergencialmente

Aplicativo Caixa Tem Foto: Reprodução


A regulamentação do auxílio emergencial de R$ 600 e da compensação paga a trabalhadores com contratos reduzidos prevê uma possibilidade de os recursos retornarem aos cofres do governo. Isso ocorrerá se as novas contas digitais usadas para repassar os benefícios não forem movimentadas por um período de 90 dias.
De acordo com o Ministério da Economia, mesmo que o dinheiro volte para a União, o beneficiário continuará a ter direito ao recebimento.
Após a pandemia do novo coronavírus, o governo implementou o auxílio emergencial de R$ 600 a trabalhadores informais. O pagamento é feito por meio de uma conta digital da Caixa se a pessoa não tiver conta bancária ou optar pelo recebimento nessa modalidade.
Para os empregados com carteira assinada, o governo liberou a suspensão temporária de contratos e a redução de jornadas e salários. Como contrapartida, o trabalhador ganha um valor proporcional ao seguro-desemprego.

Nesse programa, a pessoa receberá por meio da conta digital se o governo não obter informação ou não localizar outra conta do beneficiário.
– Os recursos das contas digitais não movimentadas no prazo de noventa dias retornarão para a União – diz o dispositivo presente nas duas regulamentações editadas neste mês.
Pessoas que receberem os benefícios diretamente em suas contas bancárias não estão sujeitas a essa regra.

De acordo com o Ministério da Economia, o objetivo é não deixar que recursos fiquem parados no banco. A pasta afirma que regra semelhante já existe em benefícios previdenciários.
Embora essa previsão não esteja descrita em um instrumento oficial, o ministério afirma que não é necessário regulamentar esse ponto específico porque o direito de receber os recursos está previsto em lei.
*Folhapress

Posted: 29 Apr 2020 03:06 PM PDT

O remdesivir acelera o tempo de recuperação em 31% para pacientes com o Covid-19, diz estudo do governo dos EUA.

Bolsas reagem após anúncio dos EUA sobre sucesso do redemsivir

Imagem: Reprodução/Twitter

Os mercado mundiais estão animados, nesta quarta-feira (29), após a farmacêutica Gilead Sciences afirmar que seu medicamento Remdesivir atingiu seu “objetivo primário” em testes contra o novo coronavírus.
A informação foi confirmada pelo governo Donald Trump em coletiva de imprensa na Casa Branca horas atrás.
Ibovespa, principal índice da Bolsa do Brasil, seguiu em linha com o exterior e registrou a terceira sessão positiva, encerrando acima dos 83 mil pontos, nova máxima em sete semanas.
De acordo com dados preliminares, o Ibovespa subiu 2,49%, a 83.339,76 pontos, maior fechamento desde 11 de março.
Resultados preliminares do estudo clínico, que foi patrocinado pelo governo dos Estados Unidos, apontam que o remdesivir acelera o tempo de recuperação em 31% para pacientes com o Covid-19.
O estudo compreendeu 1.063 pacientes, de 47 locais nos Estados Unidos e outros 21 na Europa e Ásia, como noticiou a RENOVA.

Posted: 29 Apr 2020 03:00 PM PDT

Esta é a primeira vez que se mostra que um medicamento funciona contra o Covid-19.

EUA afirmam que remdesivir é eficaz contra o novo coronavírus

Imagem: Reprodução/Twitter

Anthony Fauci, epidemiologista e consultor do presidente norte-americano, Donald Trump, destacou, nesta quarta-feira (29), a eficácia do medicamento remdesivir antiviral contra infecções graves de coronavírus.
Em coletiva de imprensa na Casa Branca, Fauci declarou:
“Os dados mostram que o remdesivir tem um efeito claro, significativo e positivo na redução do tempo de recuperação de pacientes com o novo coronavírus.”
Resultados preliminares do estudo clínico patrocinado pelo Instituto de Saúde dos Estados Unidos (NIH) aponta que o remdesivir acelera o tempo de recuperação em 31% para pacientes com o Covid-19.
O estudo compreendeu 1.063 pacientes, de 47 locais nos Estados Unidos e outros 21 na Europa e Ásia.
Esta é a maior pesquisa, até o momento, sobre a utilidade do remdesivir no combate ao coronavírus com resultados disponíveis, destaca o portal RFI.

Posted: 29 Apr 2020 02:49 PM PDT

Fachin destacou que o mandado de segurança não é o instrumento adequado para afastamento do chefe do Executivo. 


Frota revela que oposição busca impeachment de Bolsonaro

Sem análise de mérito, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, recusou, nesta terça-feira (28), o pedido de afastamento do presidente da República, Jair Bolsonaro.

O mandado de segurança foi apresentado ao Supremo pelo deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP).
O argumento de Frota era que Bolsonaro teria cometido crime ao inserir a assinatura eletrônica do então ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, no decreto de exoneração do ex-diretor da Polícia Federal (PF), Maurício Valeixo.
No pedido, segundo a revista Veja, o deputado ainda argumentou:

“[Bolsonaro] tem reiteradamente tentado interferir no comando da Polícia Federal, bem como nas investigações a cargo do órgão, em nítida violação ao princípio da impessoalidade, insculpido no caput do art. 37, da Constituição Federal.”
Fachin respondeu:
“A impetração não pode ser conhecida, porquanto na petição inicial não há imputação concreta de ato coator. Nessa via escolhida pelo impetrante, para observar a lei, cumpre apresentar direito líquido e certo. Como se sabe, direito líquido e certo é aquele comprovado de plano, não demandando instrução probatória, o que, à evidência, não é o caso.”
O ministro também entendeu não existir amparo legal para o pedido formulado pelo deputado:
“Mesmo sendo deputado federal, integrante da instituição do Parlamento, essencial à vida democrática, não há previsão legal que lhe confira exclusiva legitimidade e, portanto, pertinência subjetiva, para, sozinho, via mandado de segurança, impugnar os atos narrados e obter eventual responsabilização.”

Posted: 29 Apr 2020 02:43 PM PDT

Apresentador está afastado da TV desde a última semana

Sikêra Jr está com coronavírus Foto: Reprodução

O apresentador Sikêra Jr, do programa Alerta Nacional, da RedeTV!, testou positivo para o novo coronavírus. O jornalista está afastado da emissora desde o último dia 22, quando passou mal ao vivo e foi substituído às pressas.

A assessoria de imprensa do apresentador não se pronunciou oficialmente sobre o estado de saúde de Sikêra. No entanto, a filha do âncora, Larissa Siqueira, desmentiu boatos de que o pai estaria internado e lutando contra a vida.
– Negar que meu pai está no hospital não é negar que ele está doente. Ele está doente, sim. Ele está se cuidando, está se tratando e está se recuperando em casa. A fantasia, a mentira, as notícias falsas são que ele está no hospital, que ele está internado, que ele está em estado crítico, que ele está na UTI. Isso é mentira! Ele não está, ele está em casa, ele está se cuidando em casa – disse a jovem.
Há a expectativa que Sikêra Jr entre no ar durante o Alerta Nacional desta quarta-feira (28), que está sob o comando temporário de Mayara Rocha.
– E ó, quem está cobrando um posicionamento dele, assiste ao programa hoje, tá? Assiste ao programa hoje que acho que vocês vão ter o que vocês querem. Eu só estou aqui para desmentir as coisas que não são verdade. Ele não está no hospital – escreveu Larissa.

Posted: 29 Apr 2020 02:23 PM PDT

Por unanimidade, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votaram contra uma lei municipal que vetava a utilização de material didático relacionado à diversidade de gênero nas escolas. 
O presidente do STF em sessão, Dias Toffoli, plenária por videoconferência. (Foto: Rosinei Coutinho/SCO/ STF)
O presidente do STF em sessão, Dias Toffoli, plenária por videoconferência. (Foto: Rosinei Coutinho/SCO/ STF)
Na sexta-feira (24), o Supremo declarou inconstitucional uma lei de Nova Gama, em Goiás, que proibia o “material com informações de ideologia de gênero” nas escolas da cidade.

A ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) contra a Lei 1.516/2015 foi proposta pela Procuradoria-Geral da República (PGR). O julgamento foi iniciado no dia 17 em sessão virtual.
O relator da ação no STF, ministro Alexandre de Moraes, concordou com o entendimento da PGR de que a lei viola de modo “formal e material” princípios e dispositivos constitucionais.
Todos os 10 ministros seguiram o entendimento do relator: Ricardo Lewandowski, Celso de Mello, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Marco Aurélio, Luiz Fux, Rosa Weber, Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes e Edson Fachin (que acompanhou com ressalvas).
Em fevereiro, Moraes já havia suspendido por liminar (decisão temporária) a lei de Nova Gama, baseado no entendimento de que não cabe aos municípios legislar sobre assuntos vinculados a diretrizes e bases da educação nacional, mas sim à União.
“Colocando de lado, nesse primeiro momento, a questão, por si só tormentosa e de grande relevância constitucional, a respeito da identificação das questões de gênero, importa realçar que a proibição de divulgação de conteúdos na atividade de ensino em estabelecimentos educacionais implica ingerência explícita do Poder Legislativo municipal no currículo pedagógico ministrado por instituições de ensino vinculados ao Sistema Nacional de Educação”, escreveu Moraes na decisão provisória.

Segundo a Associação Nacional de Juristas Evangélicos (Anajure), a ideologia gênero “não é nada mais do que a negação de que existe uma sexualidade natural presente na raça humana, de modo a se admitir que a sexualidade é uma construção social, onde a pessoa humana escolheria o que deseja ser”.  
Eles ainda alertam que a ideia tradicional de gênero correspondendo ao sexo biológico vem sendo “desconstruída paulatinamente, por meio de ações orquestradas nos mais diferentes níveis de atuação governamental, cultural e acadêmica”.

Posted: 29 Apr 2020 02:17 PM PDT

Reprodução / Á Crítica

O apresentador do ‘Alerta Nacional‘, da RedeTV!, Sikêra Júnior, está com os dois pulmões comprometidos por causa do novo coronavírus, Covid-19. A informação foi divulgada pelo jornalista Ronaldo Tiradentes, em seu programa de rádio no Amazonas, noticiou o jornal IstoÉ.

Segundo Tiradentes, Sikêra recebeu o diagnóstico de seus exames nessa terça-feira (28/04) e seu estado de saúde é grave, prologando ainda mais o seu retorno às atividades no canal de Osasco.
O apresentador está afastado de seu programa, o ‘Alerta Nacional’, desde o último dia 22, quando passou mal ao vivo e precisou ser substituído por uma repórter da emissora.
Sikêra Jr. foi um dos apresentadores que era contra e que até chegou a ironizar o isolamento social, imposto por conta da pandemia do novo coronavírus.
A doença já soma mais de setenta mil casos e pouco mais de cinco mil óbitos ao redor do Brasil.

Posted: 29 Apr 2020 02:13 PM PDT

O delegado da Polícia Federal Alexandre Ramagem, indicado do presidente da República Jair Bolsonaro para assumir a direção da instituição

Alexandre Ramagem
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) publicou, nesta quarta-feira (29), uma nota de apoio à nomeação do delegado Alexandre Ramagem para a diretoria-geral da instituição. 

A mensagem foi em resposta ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Morais, que suspendeu, na manhã de hoje, a nomeação de Ramagem para o cargo.
“A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) declara que segue firme em seu posicionamento de acreditar que Alexandre Ramagem é um bom quadro da PF e que aguardará a reversão dessa decisão pelo Pleno do STF, permanecendo em defesa da independência e autonomia investigativa para a corporação”, afirmou a união de profissionais, ressaltando acreditar na isenção do indicado do presidente da República. 
Alexandre Moraes é o relator de uma ação protocolada pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), que questionou a escolha do presidente Jair Bolsonaro poucos dias depois dele ser acusado pelo ex-ministro Sergio Moro de interferir politicamente na PF para ter acesso a informações sigilosas de investigações.  
A posse do novo diretor-geral da Polícia Federal, que atuou na Operação Lava Jato do Rio de Janeiro e foi coordenador de segurança de Bolsonaro durante sua campanha, estava agendada para esta quarta, às 15h. 
“A Fenapef ressalta, ainda, que o momento exige estabilidade na PF, pois, muito além da crise política que alveja a instituição, os casos de infecção pela Covid-19 nos policiais federais seguem aumentando”, concluiu a federação, pedindo agilidade das decisões da Justiça sobre a futura liderança. 

Fonte: CNN Brasil 

Posted: 29 Apr 2020 10:26 AM PDT

Houve uma antecipação de vendas em março, de certos medicamentos, pelo receio de o cliente sair de casa, e isso afeta a venda do segundo trimestre

Por Adriana Mattos, Valor — São Paulo
O grupo RD (Raia Drogasil) disse hoje, em teleconferência de resultados com analistas nesta manhã, que em abril, a varejista cresceu 5% em vendas, e o normal seria 20%.

“Em março, tivemos venda alta com rentabilidade alta, mas em abril, hoje, estamos crescendo 5% e o normal é subir 20%. Então teremos um segundo trimestre provavelmente com menor alavancagem operacional pela venda menor. Não sei como virá maio e junho, mas hoje vemos assim. Acho até que pode ser melhor, porque não sei quão rápido vai recuperar [a demanda]. De qualquer maneira, vai cair bem o Ebitda [lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação] no segundo trimestre”, disse Eugenio De Zagottis, diretor de planejamento corporativo.
“Tivemos um monte de despesas pontuais [após a pandemia]. Trouxemos máscaras da China, compramos mais álcool gel para funcionários. Então Ebitda vai ser mais baixo, mas depois volta ao normal”, disse Marcilio Pousada, presidente do grupo.
Segundo ele, houve uma antecipação de vendas em março, de certos medicamentos, pelo receio de o cliente sair de casa, e isso afeta a venda do segundo trimestre.
“A antecipação de receita médica é de dois, três meses, ninguém antecipou um ano, então esse efeito se dissipa no segundo trimestre e entramos de forma normal o terceiro trimestre, se tudo der certo”, disse De Zagottis.
“Será um segundo trimestre desafiador”, disse ele, após antecipação de compras de cliente e sem reajuste de medicamentos, que o governo adiou por 60 dias — todos os anos, o aumento de preços promovido em abril eleva naturalmente a receita do setor.
Ele ainda disse que as “pessoas correram para a farmácia para comprar o básico e perfumaria perdeu vendas”.
O grupo disse que manteve a previsão de abertura de 240 lojas em 2020 e não mudou o plano de investimentos, como já antecipou o Valor em março. O que ocorreu foi postergação de abertura de lojas para o restante do ano, com uma parada temporária durante o isolamento social.
(Conteúdo publicado originalmente no Valor PRO, serviço de notícias em tempo real do Valor)

Posted: 29 Apr 2020 08:33 AM PDT
O General e Ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), Augusto Heleno, informou na tarde de ontem (28/4), no perfil dele no Twitter, que o Delegado Alexandre Ramagem, diretor da ABIN, assume o comando da Polícia Federal por escolha pessoal dele.

O General e Ministro também informa que despachos diários entre ambos serão feitos. Enigmático, mas não muito, o Heleno completou o tuíte com a hashtag #ficaadica.
Pra quem será essa dica? Eu se fosse corrupto, estaria procurando bons pacotes de viagem para o Chile.
Diretor da Agência Brasileira de Inteligência é cargo de confiança. Escolhi, pessoalmente, o Del Alexandre Ramagem. O Pres Rep e o Senado aprovaram. O Dir da ABIN possui um gabinete no GSI e despacha com o Ministro, pelo menos, uma vez por dia. “, tuitou o Ministro.

Diretor da Agência Brasileira de Inteligência é cargo de confiança. Escolhi, pessoalmente, o Del Alexandre Ramagem. O Pres Rep e o Senado aprovaram. O Dir da ABIN possui um gabinete no GSI e despacha com o Ministro, pelo menos, uma vez por dia.

8.584 pessoas estão falando sobre isso

Posted: 29 Apr 2020 08:21 AM PDT

“Como pode um lobo solitário com três advogados e quatro celulares?”, questiona Bolsonaro.



Adelio falou que Bolsonaro ‘entregaria riquezas para o FMI’

Nenhum comentário:

Postar um comentário