Powered By Blogger

quarta-feira, 15 de abril de 2020

Portugal com 599 mortos e 18.091 infetados

O Essencial
15 Abril, 2020
Partilhar Subscrever
Cristina Sambado
Jornalista
Cristina Sambado

Bem-vindo

Portugal regista 599 óbitos e 18.091 infetados pelo novo coronavírus. No lançamento do projeto que vai levar conteúdos pedagógicos a milhares de alunos através da RTP Memória, o primeiro-ministro não fixou a data para aulas presencias no Secundário. O Infarmed alerta para a existência de embalagens falsificadas de cloroquina a circular no mercado. Trump corta financiamento à Organização Mundial de Saúde e as críticas surgem de todo o mundo.


599 mortos e 18.091 infetados


599 mortos e 18.091 infetados

Portugal regista 599 óbitos e 18.091 infetados pelo novo coronavírus. São mais 32 mortos e mais 643 casos confirmados. As mais altas figuras do Estado e vários especialistas estão reunidos para fazer um ponto da situação antes da iminente renovação do estado de emergência. A OMS já aprovou 70 testes clínicos para vacinas. O novo coronavírus, na origem da atual pandemia, já fez mais de 124 mil mortos e infetou quase dois milhões de pessoas em 193 países e territórios. Cerca de 413.500 dos casos de infeção foram considerados curados. A RTP continua a acompanhar em permanência a situação nacional e internacional. 

#EstudoEmCasa


#EstudoEmCasa


Alerta do Infarmed


Alerta do Infarmed

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde emitiu um aviso para a existência de embalagens falsificadas de cloroquinafármaco validado para a malária que tem sido empregue no tratamento de doentes com Covid-19. O fabricante em causa, Brown & Burk Pharmaceuticals Limited, não está autorizado pelas autoridades europeias. Só a Brown & Burk UK, Ltd, localizada no Reino Unido, está habilitada para tal. O Infarmed apela a quem se depare com estas embalagens falsas para que alerte as autoridades.

A resistência dos idosos ao confinamento


A resistência dos idosos ao confinamento

A presidente da Associação Portuguesa de Psicogerontologia defende que a resistência dos idosos à indicação de ficar em casa em muito se deve às mensagens, anteriores à pandemia, para manterem uma vida ativa fora de portas. O confinamento altera em muito a resiliência dos mais velhos face à depressão, às doenças crónicas, às doenças cardiovasculares e à diabetes. Maria João Quintela reforça a necessidade de ficarem em casa, mas continuarem a ter contactos sociais, à distância, com familiares e amigos, não se deixando deprimir.

Controlar transmissão antes de levantar restrições


Controlar transmissão antes de levantar restrições

Vários países europeus estão, lentamente, a levantar as restrições que tinham imposto para impedir o contágio pelo novo coronavírus. Perante este cenário, a Organização Mundial da Saúde atualizou a sua estratégia de combate à pandemia, passando a exigir às nações que, antes de levantarem as medidas de confinamento, cumpram seis requisitos, entre os quais o controlo da transmissão do vírus.

Trump corta financiamento à OMS e críticas surgem de todo o mundo


Trump corta financiamento à OMS e críticas surgem de todo o mundo

Ministério dos Negócios Estrangeiros da China considera que o corte no financiamento da Organização Mundial de Saúde por parte dos Estados Unidos é negativo e vai afetar todos os países do mundo. Donald Trump anunciou ontem que vai lançar uma investigação à OMS e suspender o que está a pagar à Organização até que haja conclusões desse inquérito. O  secretário-geral da ONU, António Guterres, considera que este “não é o momento de reduzir o financiamento das operações” da OMS. As reações à decisão sucedem-se em todo o mundo.

EUA mais de 2.200 mortos em 24 horas


EUA mais de 2.200 mortos em 24 horas

Os Estados Unidos contaram, em 24 horas, mais 2.228 mortos devido ao novo coronavírus, o maior balanço diário registado por um país, o que eleva para 25.757 o número total de óbitos no país. O número de casos de Covid-19 oficialmente declarados ultrapassou na segunda-feira os 600 mil contágios diagnosticados nos Estados Unidos. Cerca de três milhões de testes foram já realizados no país.

Zoo admite abater animais para alimentar outros


Zoo admite abater animais para alimentar outros

A diretora de um jardim zoológico a norte da Alemanha admitiu que poderá ter de recorrer à morte de alguns dos animais para que outros possam ser alimentados. Esta possibilidade surge perante a falta de recursos originada pelo encerramento temporário das instalações devido à pandemia de Covid-19. A lista dos primeiros animais a abater já está feita, porém, será o último recurso. 

Prazo alargado


Prazo alargado

Governo devia anunciar hoje as Grandes Opções do Plano para 2021. Devido à pandemia de Covid-19, o prazo foi alargado até ao final do mês e, quando forem apresentados os dados serão numa versão simplificada. 



A NÃO PERDER
Notre-Dame. Um ano depois

Notre-Dame. Um ano depois

As obras de reconstrução da Catedral de Notre-Dame estão paradas devido à pandemia de Covid-19. Um ano depois, do incêndio o monumento encontra-se numa fase de urgência absoluta. Em poucas horas, o mundo assistiu à destruição de mais de oito séculos de história. O jornal Le Figaro recorda o que se passou com a reconstrução ao longo do último ano. 



VALE A PENA VER



MAIS VISTAS EM RTP.PT 

Nenhum comentário:

Postar um comentário