Powered By Blogger

quarta-feira, 29 de abril de 2020

Posted: 28 Apr 2020 09:51 PM PDT

Marcos do Val disse que motivação para pedido foi depoimento que liga Adélio ao ex-parlamentar

Jean Wyllys/Adélio Bispo Foto: Reprodução


O senador Marcos do Val (Podemos-ES) protocolou na noite de segunda-feira (27), um pedido no Senado Federal para que o ex-deputado federal Jean Wyllys preste esclarecimentos sobre a tentativa de homicídio contra o presidente Jair Bolsonaro.
O fato foi motivado pelo depoimento de uma nova testemunha do caso que ligou o autor do crime, Adélio Bispo, ao ex-parlamentar do PSOL.
A testemunha em questão, chamado Luciano de Sá Carvalho e conhecido pela alcunha de “mergulhador”, disse em uma live com o jornalista Oswaldo Eustáquio, no último domingo (26), que conhecia Adélio e que o autor da facada contra Bolsonaro já havia visitado o gabinete de Jean em 2013. Depois da live, “mergulhador” foi chamado por um delegado da PF para prestar depoimento.

Os registros que comprovam a ida de Adélio Bispo à Câmara em 2013 de fato existem, mas o local exato de sua visita foi apagado do sistema da Casa. Apesar disso, Luciano garante que o próprio Adélio confirmou a ele que foi por duas vezes ao gabinete do psolista.
– Já estive com Jean Wyllys no anexo 4 da Câmara dos deputados por duas vezes. Você precisa conhecer ele – disse Adélio a Luciano.
Atualmente, Wyllys mora na Alemanha, ele renunciou ao cargo de deputado em 29 de janeiro de 2019, sob a alegação de que estava sofrendo ameaças em razão de seu posicionamento político.

Posted: 28 Apr 2020 08:18 PM PDT

Saiba como as igrejas trabalham para manter a comunhão no país apesar da crise

Cristãos da Indonésia usam internet para propagar Jesus em crise Foto: Divulgação/ Portas Abertas

Os primeiros casos de Covid-19 na Indonésia foram confirmados pelo governo do país no início de março. De acordo com a organização Portas Abertas, o número de pessoas com coronavírus no país está crescendo e já chegou a 16 províncias.

As autoridades locais anunciaram o fechamento de escolas e locais de trabalho. Funcionários de empresas privadas foram aconselhados a trabalhar de casa e manter distância social, entre os dias 16 e 30 de março. Mas o aumento dos casos nos últimos dias forçou os governantes a declarar estado de emergência nacional, que deve durar até 29 de maio.
As igrejas em cidades grandes estão fechadas e buscaram outra alternativa para manter os fiéis alimentados com as mensagens bíblicas.
– Fornecemos serviços de transmissão ao vivo. É assim que cuidamos da saúde de nossos membros. E isso não torna o culto menos espiritual ou significativo – disse um pastor na província de Java Ocidental, um dos lugares mais atingidos pelo novo coronavírus.
As pessoas que não têm boa conexão de internet, podem receber o áudio dos sermões via WhatsApp. Para alcançar os cristãos mais velhos, que não tenham familiaridade com a tecnologia ou os que vivem em locais mais distantes, as igrejas investem na impressão das liturgias e mensagens.
Alguns líderes reúnem os membros, mas com mais cuidado e em grupos menores.
– Ainda abro a igreja para o culto de domingo, mas com restrições rígidas: mantenha uma distância estrita, lave as mãos com frequência, feche a boca ao tossir ou espirrar e fique em casa se um membro da família, especialmente os anciãos, estiver doente – contou um pastor de uma igreja em Sumatra.

Em Java Central, as medidas tomadas foram as diminuições do número de integrantes nas reuniões de discipulado.
– Vivemos bem longe do centro da cidade onde a doença está se espalhando. Mesmo assim, tomamos as medidas necessárias para evitar o contágio, como não apertar as mãos e lavar as mãos com frequência. E esse é um desafio em si, pois a maioria dos membros é de famílias pobres – explicou Ayu*.
Ele é um líder cristão ex-muçulmano. Um dos desafios encontrados é pedir aos cristãos que tomem essas medidas em casa, uma vez que eles não têm nem sabão para tomar banho e nem para lavar as mãos.
Ayu afirmou que lembra de orar pelos cristãos espalhados pela Europa, que estão enfrentando a batalha contra o coronavírus.
*Nome alterado por segurança.

FORTALECIMENTO DA FÉ NA INDONÉSIA
Uma das ações de apoio à Igreja Perseguida na Indonésia é oferecer cursos de discipulado. Existem cerca de 300 participantes cristãos ex-muçulmanos e o objetivo é despertar a liderança neles.
O trabalho missionário no país é mantido por meio de doações. Clique aqui, caso deseja ajudar.
As orações também são importantes. A assessoria a missão Portas Abertas destacou urgência de intercessão para que os infectados pela Covid-19 na Indonésia sejam curados e para que as ações do governo contra o vírus sejam eficazes. Preces pelas equipes médicas também fazem parte de uma lista de pedidos compartilhados pela organização.

Posted: 28 Apr 2020 08:10 PM PDT

Esposa do Pr. Carlos Alberto Moyses, Liliane Moyses, também se recuperou da doeça

Vídeo mostra líder do Voz da Verdade deixando hospital Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (27), um vídeo compartilhado no perfil do músico Samuel Moyses, no Instagram, mostrou o momento em que o pastor Carlos Alberto Moyses e a esposa dele, pastora Liliane Moyses, deixaram o hospital. Os dois tinham sido diagnosticados com Covid-19 e celebraram a cura da doença.

Samuel destacou a ajuda de Deus e também da equipe médica.
– Pr. Carlos Alberto Moyses e Pra. Liliane Moyses acabam de sair do hospital agora e curados da Covid-19, graças ao sangue poderoso de Jesus, nosso Salvador. Quero aqui, com muito carinho e amor, agradecer a todos os médicos do Hospital Brasil, que foram fantásticos, realmente heróis mesmo. Que Deus os proteja desse mal todos os dias. Muito obrigado a toda equipe médica – declarou.

Os pastores Carlos e Liliane Moyses foram diagnosticados com Covid Foto: Reprodução


A postagem também destacou o apoio dos amigos e fãs, que intercederam pelos pastores.
– E claro que não posso deixar de ser grato a vocês, meus queridos admiradores da banda e Ministério Voz da Verdade pelas orações, que foram nossa fortaleza para esses dias tão difíceis. Muitíssimo obrigado! E como sempre digo, prevalecemos – concluiu.

Posted: 28 Apr 2020 08:05 PM PDT

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro criticaram o ex-ministro da Justiça


Após
Após "conluio" com a Globo, internet chama #MoroTraidor / Foto: Reprodução


Desde o sábado (25), usuários de redes sociais se uniram para criticar o ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, após ele enviar imagens de conversas com o presidente Jair Bolsonaro para a TV Globo. No Twitter, apoiadores do governo levantaram a #MoroTraidor para mostrar insatisfação.
A manifestação ocorre após Moro se demitir do Ministério da Justiça na sexta-feira (24) e acusar Bolsonaro de interferir no comando da Polícia Federal (PF). A decisão do ex-ministro aconteceu após a demissão do diretor-geral da PF, Maurício Valeixo.
Em um pronunciamento na tarde de ontem, Bolsonaro rebateu as acusações de Moro e disse que seu ex-ministro havia feito barganhas por uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). Durante a noite, Moro enviou trechos de conversas com Bolsonaro e com a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) para a Globo. As imagens foram exibidas no Jornal Nacional.
Nas redes sociais, a atitude do ex-ministro foi criticada por apoiadores de Bolsonaro, que também defenderam o presidente.

Posted: 28 Apr 2020 07:56 PM PDT

Senador Randolfe Rodrigues pediu apreensão do telefone da deputada

Deputada federal Carla Zambelli se defendeu das conversas com Sergio Moro Foto: Câmara dos Deputados/Pablo Valadares

A deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) comentou, nesta segunda-feira (27), sobre o pedido de busca e apreensão de seu celular, pedido pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) ao Supremo Tribunal Federal. Em suas redes sociais, a parlamentar afirmou que o aparelho “está à disposição das autoridades” e que não tem “nada a esconder”.

– Agora o Sr. Randolfe Rodrigues, o famoso “Senador DPVAT”, quer que meu celular seja apreendido. Como eu disse, ele já está à disposição das autoridades. Não tenho nada a esconder dos homens e mulheres da lei. Será que o próprio senador teria a coragem de abrir sua vida dessa forma? – questionou.
BUSCA E APREENSÃOO senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) fez pedido ao STF nesta segunda-feira (27) solicitando que a Procuradoria-Geral da República emita mandado de busca e apreensão do celular da deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP). A perícia seria feita pela Polícia Federal.
No pedido, ele argumenta que uma perícia no celular de Zambelli pode mostrar o “verdadeiro teor das conversas mantidas pela deputada com o ex-ministro [Sergio] Moro”, o que, segundo o pedido, seria essencial para revelar eventuais crimes praticados por Moro, Zambelli ou Jair Bolsonaro.

Na sexta-feira (24), o Jornal Nacional exibiu mensagens trocadas entre Moro e Zambelli. As mensagens, segundo o ex-ministro, provam que ele não condicionou aceitar a troca na PF a uma futura indicação para o STF -acusação feita por Bolsonaro.
Nas mensagens, Zambelli diz: “por favor ministro, aceite [Alexandre] Ramagem [diretor da Abin, a Agência Brasileira de Inteligência, e um dos candidatos de Bolsonaro para assumir o comando da PF]”.
A deputada continua: “e vá em setembro para o STF. Eu me comprometo a ajudar, a fazer JB [Jair Bolsonaro] prometer”. Como resposta, Moro escreve que não está à venda.
*Folhapress

Posted: 28 Apr 2020 07:53 PM PDT

Ministro do STF atendeu a pedido da defesa do petista. Caso que seria analisado era o do tríplex do Guarujá

Ex-presidente Lula Foto: Reprodução

O ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF (Supremo Tribunal Federal), autorizou nesta segunda (27) que o julgamento virtual do caso do tríplex de Guarujá no STJ (Superior Tribunal de Justiça) seja cancelado. A determinação atende um pedido feito pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os advogados do petista apresentaram um habeas corpus no STF, neste domingo, pedindo o cancelamento do julgamento, que teve início na quarta passada, 22 de abril, e com fim previsto para hoje.
Eles alegam terem sido informados da ação apenas no dia em que a sessão teve início -pela regra, a defesa deve ter ciência do julgamento cinco dias antes de seu início.
A defesa, no habeas corpus, afirmou que o anúncio tardio teria suprimido “o direito da defesa de apresentar memoriais, ter conhecimento prévio do julgamento para se preparar, bem como eventualmente manifestar oposição ao julgamento virtual”.

Na decisão, Fachin salientou que “sessões de julgamento virtual devem ser precedidas da inclusão do processo, pelo relator, na plataforma eletrônica, mediante a respectiva publicação da pauta do Diário da Justiça eletrônico, com antecedência de cinco dias úteis antes do início aprazado para início do julgamento”.

Ministro Edson Fachin Foto: Agência Brasil/Nelson Jr.

Em 2016, Lula foi denunciado pelo Ministério Público Federal do Paraná sob acusação de receber propina, no valor de R$ 3,7 milhões, da empreiteira OAS como parte de acertos do PT em contratos na Petrobras.

A quantia correspondia à reserva de um apartamento tríplex em Guarujá (SP), benfeitorias nesse imóvel e em serviços de armazenamento e transporte de um acervo do ex-presidente.
Em julho do ano seguinte, o juiz Sergio Moro absolveu Lula na parte relacionada ao acervo, mas o considerou culpado de crimes de corrupção passiva e lavagem referentes a R$ 2,4 milhões relacionados ao tríplex. O juiz ordenou pena de nove anos e seis meses de prisão, pagamento de multa de R$ 670 mil, impedimento de ocupar cargos e funções públicas por sete anos e pagamento de indenização de ao menos R$ 16 milhões
Em janeiro de 2018, o TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) aumentou a pena para 12 anos e um mês de detenção. Em abril do mesmo ano, Lula foi preso. A pena foi definida pelo Superior Tribunal de Justiça em 8 anos, 10 meses e 20 dias.

O caso ainda tem recursos finais pendentes nessa instância antes de ser remetido para o STF. O Supremo, porém, pode anular todo o processo sob argumento de que o juiz responsável pela condenação, Sergio Moro, não tinha a imparcialidade necessária para julgar o petista naquela situação.
*Folhapress

Posted: 28 Apr 2020 07:48 PM PDT

Ministério da Saúde registrou 474 óbitos em um único dia

Brasil chega a 5 mil mortos por coronavírus Foto: EFE/Joédson Alves

O Brasil bateu um novo recorde de mortes registradas em 24 horas, com 474 óbitos, e ultrapassou a China no número de mortes causadas pelo novo coronavírus. O recorde anterior do Brasil era de 23 de abril, com 407 vítimas.
O país é agora o nono país com mais vítimas no mundo.

Segundo o boletim mais recente do Ministério da Saúde, ao todo 5.017 pessoas morreram por Covid-19, além de 71,8 mil casos da doença. A China, por sua vez registra 4.637 mortos, a maioria em Wuhan, na província de Hubei (4.512). Apesar disso, acredita-se na subnotificação dos números no gigante asiático.
SãoPaulo se destaca com 24 mil caso, Rio de Janeiro com 8,5 mil, Pernambuco com 5,7 mil, Ceará com 6,9 mil e Amazonas com 4,3 mil casos da doença.
Já o número de mortes é expressivo em São Paulo (2.049), Rio de Janeiro (738), Pernambuco (508), Ceará (403) e Amazonas (351).
*Folhapress

Posted: 28 Apr 2020 07:45 PM PDT

Outra pessoa ficou ferida durante briga

Tiroteio em mercado deixou uma funcionária morta e um cliente ferido Foto: O Popular do Paraná/Marco Charneski

Uma confusão provocada pelo uso obrigatório de máscaras de proteção contra o novo coronavírus causou a morte de uma funcionária de um hipermercado de Araucária, na região metropolitana de Curitiba, na tarde desta terça-feira (28).
Um cliente do hipermercado tentava entrar no estabelecimento por volta das 15h30 sem usar o equipamento de proteção, mas foi impedido pelo segurança do local.

Segundo o diretor-geral de segurança do município, Antonio dos Santos de Souza, o funcionário acabou atirando contra o cliente após ambos entrarem em luta corporal na porta do estabelecimento.
O tiro acertou o cliente na região abdominal e também o pescoço de uma funcionária do hipermercado, que não resistiu ao ferimento e morreu no local.
O cliente foi atendido por uma ambulância do Siate e precisou ser levado de helicóptero da Polícia Militar para um hospital de Curitiba. Ainda não há informações sobre o estado de saúde dele. O segurança do hipermercado foi preso, segundo Souza.
Procurada pela reportagem, a assessoria do estabelecimento ainda não retornou o contato.
Em Araucária, o uso de máscaras de proteção para evitar a disseminação do novo coronavírus é obrigatório em repartições públicas e no comércio. Caso seja flagrado descumprindo a medida, o estabelecimento pode ter o alvará cancelado.
*Folhapress

Posted: 28 Apr 2020 07:42 PM PDT

Presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, também foram chamados

Governador de São Paulo, João Doria Foto: Agência Brasil/José Cruz

Apesar de ser considerado um inimigo político dos petistas, o governador de São Paulo, João Doria, recebeu um convite do PT para participar de um congresso organizado pelo partido e por outras siglas de esquerda. A informação foi dada pela coluna Maquiavel, da Revista Veja.

De acordo com a publicação, a iniciativa partiu do ex-ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que chamou o governador de São Paulo para uma mesa de debate com os governadores Rui Costa (PT-BA), Flávio Dino (PCdoB-MA) e Renato Casagrande (PSB-ES).
A ideia é discutir o pacto federativo e soluções para a crise financeira e para a crise sanitária ocasionada pelo pandemia de Covid-19.
– A disputa partidária continuará. Nossas diferenças não são pequenas, mas, no momento, há um desafio comum que é a defesa da vida e da economia. É preciso criar convergências para mitigar efeitos da crise e para lidar com a questão sanitária. Debater ideias é fundamental para a convivência democrática – explicou Mercadante.
Ainda de acordo com a coluna, também foram convidados para o congresso os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Posted: 28 Apr 2020 07:37 PM PDT

A jornalistas no Palácio da Alvorada, o presidente também voltou a falar sobre o atentado que sofreu nas eleições

Presidente Jair Bolsonaro Foto: PR/Carolina Antunes

Na noite desta terça-feira (28), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que não pretende mais falar sobre o ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, mas deixou claro que ele é quem deve provar as acusações que fez e explicou que “nenhum ministro é dono de seu ministério”. As declarações foram dadas a jornalistas na portaria do Palácio da Alvorada.

Sobre a investigação aberto pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente disse não achar nada e afirmou que o ex-ministro Sergio Moro terá que provar suas acusações.
– Para encerrar o caso Moro, ele tem que provar que eu interferi, não eu tenho que provar que sou inocente. Mudou agora? O que ele falou é lei, é verdade? E outra, está na lei que quem nomeia o chefe da PF sou eu. Se eu nomeio, eu exonero. O que eu tentei negociar com ele o tempo todo foi um nome de consenso. Ele não aceitou. E ele não é dono do Ministério. Nenhum ministro é dono de seu ministério – explicou.
Bolsonaro também voltou a falar sobre as investigações a respeito do atentado que sofreu durante as eleições.

– Se fosse uma tentativa de assassinato de alguém da esquerda, estava até hoje todo mundo buzinando. Eu passei a ser um elemento descartável diferente dos outros? O país quer saber quem está por trás dessa tentativa de assassinato – ressaltou.
O presidente ainda comentou sobre uma ação do jornal o Estado de S. Paulo pedindo os resultados dos exames de Covid-19.
– Vocês nunca me viram aqui rastejando. Com coriza. Eu não tive [Covid-19] (…) Dá minha parte não tem problema mostrar [o resultado dos exames]. Mas eu quero mostrar que eu tenho o direito de não mostrar – destacou.
Posted: 28 Apr 2020 07:33 PM PDT

País tem 32,5 mil pacientes recuperados
Número de curados da Covid-19 no Brasil é alto Foto: Divulgação


No mesmo dia em que bateu recorde de mortes diárias, o Brasil também registrou o aumento do número de pacientes curados da Covid-19. Ao todo, são 32,5 mil pessoas recuperadas da doença, 44,5% do total de casos registrados.
O índice nacional de cura está bem acima do que a média mundial. Para se ter uma ideia, dos atuais 3,1 milhões de infectados no mundo, 925,7 mil se recuperaram, o que significa 29,7%, menos de um terço do número total.
Nos Estados Unidos, que se tornaram o epicentro da pandemia no mundo, com mais de 1 milhão de casos, apenas 115 mil pessoas já estão recuperadas. A nação mais rica e poderosa do mundo tem taxa de 11,4% de cura.
Nesta terça-feira (28), o novo balanço do Ministério da Saúde apontou que o coronavírus já fez 5.063 vítimas. Ao todo, há 72.899 registros da doença no país.

Posted: 28 Apr 2020 07:28 PM PDT

Na manhã desta terça-feira (28), o apresentador do Aqui na Band, Luís Ernesto Lacombe, alcançou os cinco primeiros lugares entre os assuntos mais comentados do Twitter (Trending Topics), destaca o Observatório da TV.
Além do nome do jornalista, a atração matutina da Band também apareceu como um dos temas do momento. As menções ocorreram depois que o jornalista, ao vivo, confrontou a deputada Joice Hasselman (PSL/SP) e defendeu o presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido).

Lacombe discordou de Joice no momento em que ela afirmou que o presidente perdeu apoio popular. “Mas não teve nenhuma manifestação contra o presidente”, argumentou o jornalista, que foi rebatido pela parlamentar, justificando a pandemia do coronavírus.
O apresentador, então, lembrou que em meio ao vírus, Bolsonaro ganhou manifestação a seu favor, concluindo que este não seria um real motivo. Ainda durante a conversa, Lacombe mostrou o resultado de uma enquete onde a maioria aprovou a saída de Sérgio Moro do governo.

Posted: 28 Apr 2020 01:08 PM PDT
Ação para barrar nomeação de Ramagem na PF é rejeitada


Imagem: Reprodução/Twitter

Juiz entende que não lhe foi apresentado “demonstração inequívoca” de suposto desvio de finalidade de Bolsonaro.

Um pedido dos senadores Randolfe Rodrigues Fabiano Contarato, do partido Rede Sustentabilidade, para barrar a nomeação de Alexandre Ramagem para o comando da Polícia Federal (PF) foi rejeitado pelo juiz federal Ed Lyra Leal, de Brasília.

Além de barrar a nomeação, os parlamentares queriam suspender a exoneração do ex-diretor-geral da PF, Maurício Valeixo, pivô da saída do ex-ministro Sergio Moro do governo Jair Bolsonaro.
De acordo com o juiz Leal, os senadores não apresentaram “demonstração inequívoca” de suposto desvio de finalidade do chefe do Executivo ao demitir Valeixo do cargo.
Em sua decisão, segundo o jornal Estadão, o magistrado afirmou:
“O notório contexto de desavença política e divergências de versões entre as autoridades recomenda prudência na precisa apuração dos fatos noticiados.”
E acrescentou:Ação para barrar nomeação de Ramagem na PF é rejeitada

“No mais, a inicial traz ilações e alegações vagas como o suposto propósito de interferência política.”
Apesar da tentativa dos opositores do governo Bolsonaro de barrar a nomeação de Ramagem, a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) demonstrou satisfação com a indicação.
“A entidade considera que Alexandre Ramagem é um policial perfeitamente qualificado para o cargo e tem o respeito da categoria”, diz a Fenapef, como noticiou a RENOVA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário