Powered By Blogger

sábado, 18 de abril de 2020

EM QUARENTENA: Brasil tem recorde de mortes e de casos confirmados em 24 horas

17 DE ABRIL DE 2020
Facebook
Twitter
 
Instagram
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias sobre a pandemia de coronavírus.

Boa leitura!
Novos recordes diários de mortes e infecções confirmadas mostram que a Covid-19 segue em aceleração no Brasil. Nas últimas 24 horas, o país registrou 3.257 diagnósticos, o que elevou o total de contágios para 33.682. O número de casos fatais subiu para 2.141, com 217 confirmações desde ontem.

O que está sendo feito: as medidas de isolamento social foram prorrogadas para até 10 de maio em São Paulo, estado onde a epidemia já provocou 928 mortes e 12.841 contágios. No município do Rio, que soma 64 casos fatais, a população será obrigada a usar máscaras nas ruas . O prefeito Marcelo Crivella anunciou que vai editar um decreto oficializando a medida.

Em foco: o Amazonas registrou nova morte de um indígena ligada ao coronavírus. Desde segunda-feira, o número de índios contaminados no país saltou de nove para 26.
Ao dar posse ao novo ministro da Saúde, Nelson Teich, o presidente Jair Bolsonaro repetiu críticas às medidas de isolamento social adotadas por governadores e defendeu a reabertura de estabelecimentos comerciais. “Essa briga de começar a abrir para o comércio é um risco que eu corro, porque, se agravar, vem pro meu colo”, afirmou. Bolsonaro pediu a Teich que adote posição ponderada: “Junte eu e o Mandetta e divida por dois”.

O que aconteceu: Teich assumiu o cargo sem anunciar nenhuma medida e pregando trabalho junto aos estados. Ele defendeu que é preciso ter mais informações sobre a evolução da epidemia e priorizou foco nas pessoas.

O que foi dito: o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta participou da cerimônia e desejou “sabedoria” ao sucessor. Hoje, o diretor da Organização Mundial da Saúde Michael Ryan agradeceu a Mandetta pelos serviços prestados “ao povo”.

Em paralelo: os ataques de Bolsonaro ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, provocaram uma união suprapartidária em defesa do deputado. Parlamentares manifestaram desconforto, e o Senado desistiu de votar a medida provisória do programa de emprego Verde e Amarelo. O presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, fez elogios a Maia.
Seis em cada dez pessoas no planeta estão sob ordem ou recomendação para ficarem confinadas em casa. As medidas de restrição à circulação atingem 4,5 bilhões de cidadãos de 110 países, como forma de resposta à pandemia do novo coronavírus, que superou hoje a marca de 150 mil mortes. Um terço dos óbitos foram registrados na última semana.

Em detalhes: a Organização Mundial da Saúde alertou para a propagação do coronavírus na África. O continente tem mil mortes e mais de 18 mil casos confirmados e, segundo a OMS, pode chegar a 10 milhões de contágios em até seis meses.

Aconteceu hoje: a cidade chinesa de Wuhan, marco zero da pandemia, revisou o número oficial de vítimas, somando mais 1.290 mortes. Ao todo, a metrópole contabiliza 3.869 casos fatais da Covid-19.
A angústia não é somente do médico à beira do leito, mas do cientista que trabalha na descoberta de novas terapias
NO BRASIL
33.682
CONFIRMADOS
2.141
MORTOS
NO MUNDO
2.224.426
CONFIRMADOS
153.177
MORTOS
Testagens imunológica e de RT-PCR devem ser feitas em momentos distintos e ter seus resultados interpretados por profissionais da saúde
8 notícias importantes do dia
Emprego: o STF manteve na íntegra a validade da MP que permite redução de salário e jornada de trabalhadores durante a epidemia. Acordos já firmados foram considerados legítimos.
Diplomados: governadores do Nordeste pediram ao Ministério da Saúde autorização para médicos formados no exterior atuarem no combate ao coronavírus. Estimativa é que existam 15 mil profissionais disponíveis.
Ameaças: pesquisadores da Fiocruz passaram a sofrer ataques nas redes sociais após resultados preliminares de pesquisa sobre a cloroquina.
Caso fatal: a estudante Kamilly Ribereiro, de 17 anos, vítima mais jovem da Covid-19 no Rio, foi tratada com cloroquina.
Vírus na prisão: o Rio registrou a primeira morte de um detento ligada à Covid-19. Ele tinha 73 anos. Outros presos foram isolados.
‘Orçamento de guerra’: o Senado aprovou PEC que divide os gastos regulares de despesas do combate à pandemia. Texto voltará à Câmara.
Ajuda financeira: a Caixa já pagou o auxílio de R$ 600 a 16,5 milhões de trabalhadores. O governo informou ter regularizado 13,6 milhões de CPFs, principal trava para o acesso ao benefício.
Balanço: o Ministério da Economia estima que as medidas anunciadas contra a crise somam R$ 1,168 trilhão.
Confira dicas que vão da limpeza de objetos de uso diário a precauções com a alimentação e a hidratação
LEIA MAIS EM MENOS LINHAS
Mudança no comando do ministério em meio à pandemia e intenção de Bolsonaro de reabrir fronteiras foram consideradas escandalosas no exterior
Mick Jagger e companhia participarão de megaevento virtual neste sábado. Já a banda de Roger Waters vai transmitir apresentações históricas
Documento reúne informações sobre as formas de contágio e os cuidados necessários. Clique aqui para recebê-lo no WhatsApp
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›

Nenhum comentário:

Postar um comentário