Powered By Blogger

quinta-feira, 23 de abril de 2020

820 mortos, 22353 infetados, 1201 recuperados

O Essencial
23 Abril, 2020
Partilhar Subscrever
Sérgio Alexandre
Jornalista
Sérgio Alexandre

Bem-vindo

DGS atualiza balanço da COVID-19: 820 mortos, 22353 contagiados, 1201 recuperados. Conselho Europeu discute resposta à crise económica. Época balnear vai ter manual de instruções com muitas regras.


820 mortos, 22353 infetados, 1201 recuperados


 820 mortos, 22353  infetados, 1201 recuperados

Portugal com 820 mortos, 22353 contagiados, 1201 recuperados, informa a Direção-geral da Saúde. Siga de perto a mais relevante informação nacional e internacional sobre a pandemia neste artigo em atualização permanente.

"Bazuca" contra a crise


"Bazuca" contra a crise

Os líderes europeus reúnem-se esta quinta-feira, em videoconferência coordenada a partir de Bruxelas, para discutir a resposta à crise gerada pela pandemia na Economia comunitária. O primeiro-ministro português já deixou clara a vontade de ver adotado um plano com “uma magnitude” de um bilião a 1,5 biliões de euros, financiado com dívida perpétua da UE, alinhando-se desta forma com a proposta desenhada pelo homólogo espanhol, Pedro Sánchez, à qual a Alemanha continua a dar sinais positivos.

China a quadruplicar


China a quadruplicar

A desconfiança sobre a fiabilidade da informação oficial que a China apresentou ao Mundo está a propagar-se a uma velocidade comparável com a do próprio coronavírus. Hoje, o jornal britânico The Guardian dá conta de um estudo universitário, realizado por investigadores de Hong Kong e publicado na revista especializada Lancet, no qual se conclui que o número real de contágios por COVID-19 na China pode chegar ao quádruplo do valor anunciado pelas autoridades.

Da China para a Europa para a América


Da China para a Europa para a América

A investigação científica ao SARS-CoV-2 que está a ser produzida em todo o Mundo vai desvendando cada vez mais informação. Os dados disponíveis a partir de diversos estudos sugerem que o coronavírus começou a circular em Wuhan, na China, em meados de novembro, chegou a Espanha ainda em fevereiro e foi exportado da Europa para o grande continente americano nos primeiros dias de março. Uma boa notícia é que a baixa variabilidade genética observada entre as várias ramificações do coronavírus facilita a descoberta de um tratamento eficaz.

'Lockdown' até final do ano?


'Lockdown' até final do ano?

No Reino Unido, as autoridades acreditam que a epidemia ainda não atingiu a sua máxima expressão e isso pode implicar a manutenção prolongada das regras de confinamento. O Chief Medical Officer, equivalente ao nosso Diretor-geral de Saúde, considera mesmo “irrealista” levantar as restrições antes do final do ano, opinião que parece coincidir com a do governo britãnico.

Praia em tempos de pandemia


Praia em tempos de pandemia

Controlo de entrada e lotação máxima nas praias, para garantir o distanciamento sanitário entre os utentes, são algumas das muitas regras que, este ano, uma ida a banhos durante o verão português vai implicar. manual de instruções completo estará pronto dentro de duas semanas.

Comemoração digital


Comemoração digital

Antes, durante e – sem dúvida – também depois da pandemia, uma boa leitura foi, é e será sempre um esteio de equilíbrio, bem-estar e desenvolvimento. Mas, ao contrário do que aconteceu durante outras grandes perturbações que marcaram a História, desta vez temos o Mundo ao alcance de um clique. A celebração do Dia Mundial do Livro, que se assinala hoje, tem isso em conta.

Descontaminar, reutilizar


Descontaminar, reutilizar

O Exército anunciou ter desenvolvido um processo de descontaminação que permite a reutilização de “várias tipologias de máscaras respiratórias”. O dispositivo de descontaminação é portátil e usa um agente gasoso com nanopartículas “capaz de inativar toda a carga microbiana existente” nas máscaras.





A NÃO PERDER
Lenine. Mito e realidade

Lenine. Mito e realidade

Há precisamente 150 anos, em 22 de abril de 1870, nasceu Vladimir Ilitch Ulianov, o revolucionário que enganou a polícia com 148 pseudónimos e ficou conhecido para a posteridade com um só. A distância no tempo não aplacou as acaloradas controvérsias que rodeiam a sua personalidade incontornável.



VALE A PENA VER



MAIS VISTAS EM RTP.PT 

Nenhum comentário:

Postar um comentário