Powered By Blogger

segunda-feira, 15 de junho de 2020

JPC Notícias

Coronavírus pode desencadear pobreza extrema acima de 1 bilhão de pessoas

Posted: 14 Jun 2020 08:44 PM PDT


O número de pessoas que vivem em extrema pobreza pode aumentar em quase 400 milhões e ultrapassar 1 bilhão novamente como resultado da pandemia de coronavírus, que reduziria a renda dos mais pobres em um total de 500 milhões de dólares por dia, afirma uma nova pesquisa publicada nesta sexta-feira pelo Instituto Mundial de Pesquisa Econômica do Desenvolvimento da Universidade das Nações Unidas.

Pesquisadores do King’s College London e da Universidade Nacional da Austrália prevêem que, no pior cenário, o número de pessoas que vivem em extrema pobreza – definido como uma situação de subsistência com menos de US $ 1,90 por dia – aumentará, dos atuais aproximadamente 700 milhões para 1.1 bilhões. 

Atraso no progresso

O relatório também estima que é provável que a pobreza aumente dramaticamente nos países em desenvolvimento de renda média, com uma mudança significativa na distribuição da pobreza global, que pode reverter para os estados em desenvolvimento do sul da Ásia e Ásia leste. Especificamente, os autores do estudo destacam nações asiáticas como Bangladesh, Índia, Indonésia, Paquistão e Filipinas como particularmente vulneráveis ​​às ondas de choque econômico após a covid-19.
“A pandemia está rapidamente se tornando uma crise econômica para os países em desenvolvimento”, diz Andy Sumner, professor de desenvolvimento internacional do King’s College London e um dos co-autores do relatório. Sumner alerta que, se nada for feito para remediá-la, essa crise poderá atrasar o progresso na redução da pobreza global em 20 ou até 30 anos.
Diante dessa situação, os pesquisadores estão exigindo “liderança global urgente” para enfrentar a crise.
Fonte: Últimos Acontecimentos 

Preso estupra e mata garota após ser solto em razão de pandemia

Posted: 14 Jun 2020 08:39 PM PDT


Jenifer Modesto foi morta em 4 de abril em Poços de Caldas (MG). Domingo Espetacular mostra imagens exclusivas de trajeto onde ela foi abordada

Jenifer Modesto, morta aos 18 anos

Jenifer Modesto, morta aos 18 anos

Reprodução
Uma jovem de 18 anos foi estuprada e assassinada por um preso menos de 24 horas após ele deixar a prisão, segundo a polícia, liberado por conta da pandemia de covid-19.
Jenifer Hugo Modesto desapareceu em Poços de Caldas (MG), onde morava, no dia 4 de abril. De acordo com a polícia, ela percorreu a pé um trecho ermo entre o terminal de ônibus e a casa dela, sendo abordada no caminho por Éder Abrão Filadélfia, que havia sido solto no dia 3. Imagens exclusivas obtidas pelo Domingo Espetacular mostram o trajeto percorrido por Jenifer.

Segundo a polícia, ele só foi preso dias depois, após tentar cometer outro estupro. Ele confessou ter assassinado a garota e indicou onde estava o corpo.
Éder Abrão é condenado por estupro e cumpria pena em presídio a 80 km de Poços de Caldas. Foi liberado por ter hipertensão, o que coloca em grupo de risco da covid-19.
O avanço do novo coronavírus dentro dos presídios brasileiros permitiu a mais de 30 mil condenados cumprir pena em casa durante a pandemia. A recomendação do Conselho Nacional de Justiça é pra liberar apenas quem está em grupos de risco e não cometeu crimes graves.

Para o promotor Rogério José Filócomo Júnior, a ideia de que o “criminoso vai ficar em casa beira uma certa inocência”. “Quem opera no direito, não pode ser inocente a esse ponto”, afirma.
Pessoa “amável”
A cunhada de Jenifer, Tainá dos Reis, conta que a garota era “uma menina extremamente tranquila, não dava trabalho nenhum, começando a vida dela agora. Não consigo acreditar”, afirma.
O namorado Emanuel Peres afirma que ela “era sorridente, amigável, amável, tinha respeito por todo mundo”, conta.
Fonte: R7

Aras pede a procuradores de SP e DF que investiguem invasão a hospitais

Posted: 14 Jun 2020 08:00 PM PDT


O procurador-geral da República, Augusto Aras, decidiu enviar ofícios aos procuradores-gerais de Justiça de São Paulo e do Distrito Federal pedindo a abertura de investigações contra responsáveis por invadir hospitais nesses estados. Os documentos, aos quais a CNN teve acesso, serão oficialmente encaminhados nesta segunda-feira (15).

Augusto Aras

O atual procurador-geral da República, Augusto Aras: PGR pede a procuradores de SP e DF que investiguem invasão a hospitais

Foto: Pedro França/Agência Senado
Nos pedidos, Aras cita notícias recebidas por ele de invasão no hospital de campanha do Anhembi, na capital paulista, “com participação de parlamentares estaduais”, e de uma agressão a um profissional de saúde em frente ao Hospital Regional de Ceilândia, nos arredores de Brasília, “causando perturbação ao funcionamento da mencionada unidade”.
“Indubitavelmente, condutas dessa natureza colocam em risco a integridade física dos valorosos profissionais que se dedicam, de forma obstinada, a reverter uma crise sanitária sem precedentes na história do país”, escreveu Aras no ofício enviado a Mário Luiz Sarrubbo, procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo.

A medida foi tomada por Aras após o presidente Jair Bolsonaro pedir, na última quinta-feira (11), que seus apoiadores dessem um jeito de entrar em hospitais de campanha para filmar se os leitos estão ocupados ou não. A fala provocou a reação do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, que classificou a atitude como “crime”.

“Invadir hospitais é crime — estimular também. O Ministério Público (a PGR e os MPs Estaduais) devem atuar imediatamente. É vergonhoso — para não dizer ridículo — que agentes públicos se prestem a alimentar teorias da conspiração, colocando em risco a saúde pública”, escreveu Mendes no Twitter neste domingo (14).

Aras pede a procuradores de SP e DF que investiguem invasão a hospitais

O procurador-geral da República, Augusto Aras, decidiu enviar ofícios aos procuradores-gerais de Justiça de São Paulo e do Distrito Federal pedindo a abertura de investigações contra responsáveis por invadir hospitais nesses estados

Foto: Reprodução

Bolo Prestígio Molhadinho

Posted: 14 Jun 2020 07:22 PM PDT


Bolo Prestígio Molhadinho
- Ingredientes da massa:
04 ovos;
1/2 xícara (chá) de óleo (120ml);
01 xícara (chá) de leite (240ml);
01 xícara (chá) de açúcar;
1/2 xícara (chá) de chocolate em pó;
02 xícaras (chá) de farinha de trigo;
01 colher (sopa) de fermento em pó;


- Modo de preparo:
No liquidificador bata por 1 minuto: os ovos, o leite, o açúcar, o óleo e o chocolate em pó. Usei 50% cacau.

Despeje a mistura do liquidificador em um recipiente e adicione a farinha de trigo PENEIRADA e misture delicadamente até incorporar.

Por último, adicione o fermento em pó e misture delicadamente.

Em uma forma média untada e polvilhada com chocolate em pó despeje a massa.

Leve ao forno preaquecido a 180°C por aprox. 40 minutos.


- Recheio de Beijinho mole:
02 latas de leite condensado;
1/2 caixinha de creme de leite (100g);
100g de coco ralado (usei em flocos);
01 colher de sopa de margarina.

Em uma panela coloque: a margarina, o leite condensado o coco ralado e mexa até começar a desgrudar do fundo da panela.

Feito isso, adicione metade da caixinha de creme de leite, misture bem e tá pronto.


- Cobertura de Brigadeiro cremoso:
01 caixa/lata de leite condensado (395g);
01 colher de sopa de margarina;
03 colheres de sopa de chocolate em pó. Usei 50% cacau.

Na panela coloque o leite condensado, a margarina e o chocolate em pó.

Mexa sempre até desgrudar do fundo da panela. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite, misture bem e tá pronto.


- Montagem do Bolo:
Com o bolo totalmente frio, corte ao meio, molhe com a metade da calda e despeje todo o beijinho mole.

Feito isso, coloque a outra parte da massa, despeje o brigadeiro.
Leve para a geladeira por no mínimo 4 horas ou de um dia para o outro. Prontinho!

Fonte: Receitas do Talles

Brasileiros deveriam ter mais respeito, diz embaixador chinês

Posted: 14 Jun 2020 08:56 AM PDT


Brasileiros deveriam ter mais respeito, diz embaixador chinês

Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O embaixador da China, Yang Wanming, durante o Fórum de Think Tanks China-Brasil (Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, mostrou que ainda não absorveu os ataques de bolsonaristas ao seu país, como os feitos pelo deputado Eduardo Bolsonaro, que disse que o vírus foi criado pelo Partido Comunista chinês, e também, pelas piadas do ministro Abraham Weintraub.
Wanming concedeu uma entrevista na semana passada lembrando que os brasileiros deveriam ter mais respeito pelos chineses.
Hoje a China é o principal parceiro comercial do Brasil, com uma balança de negócios atingindo US$ 100 bilhões anuais. Para a China, o Brasil envia 27,8% de tudo o que exporta, muito mais do que vende para os Estados Unidos (14,7%).
Fonte: Istoé 

Por que estamos acumulando papel higiênico? Seu tipo de personalidade explica

Posted: 14 Jun 2020 06:01 AM PDT


Os compradores empurram um carrinho de compras cheio de papel higiênico e rolos de cozinha em um supermercado de Bangcoc, em Tailândia

Papel higiênico
Foto: Jack Taylor - 12.jun.2020/AFP/Getty Images
Há uma memória especial deste período que pode ficar enterrada em nosso inconsciente coletivo.
Nos primeiros dias da pandemia, quando era quase impossível encontrar papel higiênico nos mercados, você deve ter se sentido vitorioso ao finalmente comprar um rolo de papel higiênico, depois de várias visitas a lojas.
Você ali, no corredor do supermercado, satisfeito ao avistar algo branco que sorria para você. Numa corrida quase vertiginosa, aparentemente ouvindo uma trilha sonora de um filme de ação, você voou em direção àquela mercadoria preciosa que sempre esteve ali por décadas, mas que agora era mais apreciada que nunca.

Todos pensamos muito nisso e agora a ciência está nos fornecendo novos dados sobre o que provocou a Grande Escassez de Papel Higiênico de 2020.
As pessoas que entram em pânico e acumulam papel higiênico têm uma alta pontuação na avaliação da personalidade por traços de “conscienciosidade”, de acordo com um novo estudo publicado na revista PLOS ONE, de acesso aberto. O termo “conscienciosidade” inclui características como organização, diligência, perfeccionismo e prudência.
“Não tínhamos uma teoria em mente. Nós só queríamos explorar os fatores de personalidade em jogo”, contou a coautora do estudo, Lisa Garbe, estudante de doutorado no departamento de ciência política da Universidade de St. Gallen, na Suíça.

Enquanto atuasse como pesquisadora visitante no Reino Unido, Lisa alimentou a ideia do estudo com o coautor Theo Toppe, estudante de doutorado no departamento de psicologia cultural comparada do Instituto Max Planck de Antropologia Evolucionária. Os dois chamaram Richard Rau, um assistente de pesquisa no departamento de psicologia da Universidade de Münster, na Alemanha, para o trabalho.
Comparando hábitos de compra com tipos de personalidade
Os três autores perguntaram a 1.029 adultos nos EUA e em 34 países da Europa sobre a compra de papel higiênico durante o auge da pandemia de coronavírus, de 23 a 29 de março.

Em seguida, relacionaram as respostas dos participantes com uma avaliação de personalidade chamada modelo de personalidade HEXACO.
Desenvolvido em 2000 por psicólogos no Canadá como uma maneira de mapear atributos de personalidade em diferentes culturas, o HEXACO mede as características das pessoas em seis grandes domínios: honestidade/humildade, emotividade, extroversão, afabilidade, conscienciosidade e abertura à experiência.
As pessoas que se enquadram na categoria “conscienciosidade” foram as que mais reportaram a tendência de comprar e acumular papéis higiênicos. É aquele amigo que gosta de planejar com antecedência e se preparar demais. Nesse caso, a preparação, racional ou não, teve o efeito relativo de ordenar uma existência desordenada.
A parte final do estudo perguntou aos entrevistados se eles se sentiam ameaçados pelo novo coronavírus. Aqueles que se sentiram mais ameaçados pela Covid-19 foram os mais propensos a acumular papel higiênico.

“Essa foi a descoberta mais importante do estudo”, revelou Lisa Garbe. “Depois de se sentir ameaçado por algo, a pessoa começa a se comportar irracionalmente. Isso é muito humano".

As prateleiras estão vazias no corredor de papel higiênico dentro de uma loja da cidade de Nova York

Papel higiênico
Foto: Johannes Eisele - 18.mar.2020/AFP/Getty Images

A contagiante compra por pânico 

Em março, algumas empresas relataram um aumento de 700% nas vendas de papel higiênico e os fabricantes ficaram sobrecarregados com a demanda inesperada. O cerne da questão ainda permanece um mistério.
Na época, os psicólogos apontaram vários fatores para explicar o fenômeno. Por um lado, mensagens conflitantes de autoridades federais e estaduais podem criar um ambiente de ansiedade. E a compra por pânico pode gerar mais e mais compras.

Agora, este estudo oferece novos dados empíricos que mostram quem estava participando da corrida ao papel higiênico.
“Sendo criaturas sociais, procuramos pistas sobre o que é seguro e o que é perigoso”, afirmou o psicólogo Steven Taylor, que literalmente escreveu um livro sobre o assunto, “The Psychology of Pandemics” (“A psicologia das pandemias”, em tradução livre).
“Quando você vê alguém na loja, comprando por pânico, isso pode causar um efeito contagiante", observou ele.

O mistério permanece
Com as informações sobre como a Covid-19 se espalhando, a louca corrida para pegar desinfetante para as mãos, produtos de limpeza, termômetros e máscaras fez todo o sentido.
Mas por que outras coisas, como papel higiênico, entraram nessa lista? Lisa e sua equipe não indicam um motivo específico. Embora seja irracional, podemos apontar razões racionais para o que leva a surtos de comportamento irracional.

“A menos que as pessoas acreditem nas promessas oficiais de que todos serão atendidos, elas têm que adivinhar a probabilidade de precisar do papel higiênico extra, mais cedo ou mais tarde”, especulou Baruch Fischhoff, psicólogo e professor do departamento. de engenharia e políticas públicas e do Instituto de Política e Estratégia da Universidade Carnegie Mellon, que não participou do estudo. “O fato de não haver promessas oficiais pode aumentar essas probabilidades".
Essa é a mesma conclusão da equipe de Lisa Garbe.
“O estudo tem implicações na comunicação política para reduzir a percepção de ameaças”, disse a doutoranda. “Comunicação clara é muito importante. As pessoas precisam de instruções comportamentais simples”.
(Texto traduzido, clique aqui e leia o original em inglês). 
Fonte: CNN Brasil 

Covidão: 3,3 mil denúncias já atingem 12 estados e o DF

Posted: 14 Jun 2020 05:02 AM PDT


Superfaturamento, favorecimento de empresas e outros crimes são investigados contra administrações públicas


PF realiza operação contra fraudes no uso de recursos contra a Covid-19 Foto: Divulgação

Governadores na mira de operações da Polícia Federal (PF) e prefeitos investigados por superfaturamentos em máscaras, respiradores e outros itens relacionados ao combate do coronavírus.

Essas são só algumas das denúncias do chamado “Covidão”, como estão sendo chamadas popularmente as ações de combate à corrupção e ao desvio de verbas direcionadas para o tratamento da Covid-19.
Distrito Federal, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins, já enfrentam impactos da corrupção relacionada ao dinheiro que deveria ser aplicada no cuidado com a doença. Segundo a Controladoria Geral da União (CGU), são 3,3 mil denúncias relacionadas com a pandemia.
Na Procuradoria-Geral da República (PGR), há 3.066 procedimentos judiciais. As investigações são de natureza criminal, cível, constitucional, de cooperação internacional de direitos do cidadão, administrativa, cooperação internacional e até eleitoral que já foram judicializadas. Do total, 1.185 são criminais.
– Os procedimentos judiciais tratam-se, em sua maioria, de execuções penais. Já os extrajudiciais abordam questões como problemas na fila, no cadastro e na liberação do auxílio emergencial – destaca a PGR.
O mais recente alvo das investigações foi o governador do Pará, Helder Barbalho, No estado, a PF apura fraudes na compra de respiradores pulmonares pelo governo estadual.

Agentes fizeram buscas na casa do governador, no Palácio dos Despachos, sede do governo, e nas secretarias de Saúde, Fazenda e Casa Civil. Na casa de um subsecretário de Saúde foram achados R$ 750 mil em espécie dentro de uma caixa térmica.
Já em outros, a situação é ainda mais crítica, como é o caso do Rio de Janeiro, em que Wilson Witzel tem o cargo seriamente ameaçado após a aprovação da abertura do processo de impeachment aberto contra ele, na última quarta-feira (10), com o placar de 69 a 0.
O chefe do Executivo fluminense é investigado na Operação Placebo, que apura desvios na área da saúde, especialmente na construção de hospitais de campanha.
No encalço dos governadores, o titular da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, falou sobre a fiscalização e a transparência no combate à corrupção e às fraudes na Saúde ligadas à pandemia durante a última reunião ministerial na terça-feira (9).
– Criamos um canal específico para o cidadão se comunicar com o governo através de manifestações, denúncias, solicitações de informações – destacou.
Fonte: Pleno News 

INAD representa contra Dória por crimes contra a humanidade, a segurança nacional, o sistema financeiro e o mercado de capitais

Posted: 14 Jun 2020 04:37 AM PDT


O Instituto Nacional de Advocacia (INAD) acaba de protocolizar na Procuradoria da República, representação contra o governador de São Paulo, João Dória, a fim de que investigue eventuais irregularidades na formalização do acordo de colaboração do Estado de São Paulo com a empresa chinesa Sinovac Biothec.
João Dória
João Dória

Na quinta-feira (11) o governador declarou que a parceria com o “gigante chinês” teria sido formalizada em agosto de 2019, poucos meses antes do surgimento da pandemia.

Dória precisa explicar como assinou o tal acordo antes do surgimento da pandemia.
Que tipo de informação privilegiada o governador detinha e, pelo visto, omitiu da população?
Além disso, vale lembrar que mesmo com essa eventual ‘informação privilegiada’, possivelmente omitida criminosamente, Dória permitiu e incentivou a realização do carnaval em São Paulo.
Na representação, O INAD pede a instauração de inquérito contra João Dória para apuração dos fatos e possível prática de crimes contra a humanidade e contra a segurança nacional e ainda contra o sistema financeiro e o mercado de capitais.
Abaixo, o inteiro teor da representação e o vídeo em que Dória faz a revelação fatídica.


Veja o vídeo:
Fonte: Jornal da Cidade OnLine 

'Moto voadora' enfrenta problemas e cai em Dubai; veja o vídeo

Posted: 14 Jun 2020 04:25 AM PDT


Felizmente, o piloto não se feriu

Um vídeo que chegou à internet na terça-feira (9) mostrou os testes de uma 'moto voadora' em Dubai. Tudo parecia correr bem até que o dispositivo simplesmente despencou do céu. Segundo a Hoversurf, fabricante do produto, o piloto não se feriu.



O modelo, chamado de Scorpion 3, foi anunciado em 2017 e tinha como objetivo ser usado pela polícia da cidade dos Emirados Árabes. A criação utiliza quatro hélices – dispostas de maneira semelhante a um drone – que conseguem levar o piloto ao céu. 

O controle é feito por meio de dois joysticks presentes no aparelho. Podendo chegar a uma altura de cinco metros, a velocidade máxima atingida é de 70 km/h. Além disso, uma única carga na bateria de 12,3 kWh é suficiente para oferecer uma autonomia de 25 minutos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário