Pútin parabeniza Trump por vitória nas eleições
9 de novembro de 2016
Presidente russo manifestou esperança de estabelecer diálogo construtivo com EUA para superar atual crise entre países e reforçar a segurança global.
Vitória de Trump foi recebida com aplausos por deputados na Rússia Foto:Reuters
O presidente russo Vladímir Pútin enviou uma mensagem parabenizando Donald Trump por sua vitória na eleição presidencial dos Estados Unidos.
De acordo com a assessoria de imprensa do Kremlin, em seu telegrama, Pútin manifestou a esperança de “trabalhar em conjunto para afastar as relações russo-americanas da condição crítica [em que se encontra], e abordar questões cruciais na agenda internacional e identificar respostas eficazes aos desafios à segurança global”.
Pútin também expressou convicção de que, com a vitória de Trump, será possível estabelecer “um diálogo construtivo entre Moscou e Washington baseado nos princípios de igualdade, respeito mútuo e uma atitude realista (...) atendendo aos interesses dos povos de nossos países e de toda a comunidade mundial”.
Pútin desejou ainda sucesso a Trump em sua nova posição como chefe de Estado que, segundo ele, implica grande responsabilidade.
Reunidos em sessão nesta quarta-feira (9), os deputados da Duma de Estado (câmara baixa do Parlamento russo) receberam com aplausos a notícia da vitória do candidato presidencial dos Estados Unidos pelo Partido Republicano.
“Caros amigos e estimados colegas, há três minutos, Hillary Clinton admitiu a derrota na eleição presidencial, e, um segundo atrás, Trump começou seu discurso como presidente eleito dos Estados Unidos da América”, anunciou o deputado Viatcheslav Níkonov (Rússia Unida), em meio a aplausos.
Os eleitores norte-americanos foram às urnas em eleições gerais para votar para presidente e vice-presidente, bem como para eleger todos os membros da Câmara dos Deputados e 34 dos 100 senadores, governadores em 12 estados e dois territórios (Porto Rico e Samoa Americana), além de prefeitos em 15 grandes cidades.
As eleições presidenciais nos EUA são indiretas, isto é, primeiro se elegem por cada Estado os chamados delegados, cujo número é proporcional ao total de representantes que possui no Congresso Nacional. Para ser declarado vencedor, um candidato presidencial deve receber votos de, pelo menos, 270 membros do colégio eleitoral.
Segundo a agência Associated Press, Trump obteve apoio de 274 membros do colégio eleitoral, contra 215 de sua adversária, Hillary Clinton.
O presidente eleito Donald Trump tomará posse em 20 de janeiro.
Com a agência de notícias Tass
Gostaria de receber as principais notícias sobre a Rússia em seu e-mail?
Clique aqui para assinar nossa newsletter.
Clique aqui para assinar nossa newsletter.
Nenhum comentário:
Postar um comentário