Restaurantes reabrem na fase 2 para almoço; barracas, funcionamento noturno e bares só em julho
A reabertura das empresas será gradual e por fases. Anúncio é feito em live pelo governador Camilo Santana (PT)
O plano de reabertura da economia, apresentado nesta quinta-feira, 28 de maio (28/05), pelo Governo do Estado, prevê o início da reabertura dos restaurantes na fase 2. A retomada será no horário de 9 às 16 horas. Essa reabertura tem possibilidade de ocorrer a partir de 22 de junho, mas dependerá dos resultados obtidos na fase 1, a partir de 8 de junho. Antes, a transição começa nesta segunda-feira, 1º de junho (01/06).
VEJA AS ATIVIDADES QUE RETORNAM EM CADA FASE
É prevista a retomada de 8,1% do setor de restaurantes. A liberação estimada é de três mil empregos.
Na fase 3, será liberado o horário noturno e as barracas de praia. O segmento representa 26,3% dessa cadeia.
Se tudo correr dentro do esperado nas etapas prévias, a fase 3 pode ser liberada a partir de 6 de julho.
A retomada integral do segmento de alimentação fora de casa será apenas na fase 4, com 64,8% do setor. Para essa fase também fica a reabertura dos bares. A liberação não será antes de 20 de julho e dependerá dos resultados das fases anteriores.
A partir de segunda-feira, 1º de junho (01/06), terá início a transição, com reabertura de lojas ligadas a material de construção, barbearias, manicures e salões de beleza, indústria têxtil e de calçados, fabricação de eletrodomésticos, indústria automotiva, retorno dos treinos esportivos e dos times de futebol "participantes da final do Campeonato Cearense".
A fase 1 está prevista para 8 de junho (08/06). Tem previsão de duras 14 dias. As fases seguintes serão avaliadas conforme o resultado gradual. Cada fase terá 14 dias de duração. Se tudo correr conforme o esperado, o cronograma será:
1º de junho - transição
8 de junho - fase 1
22 de junho - fase 2*
6 de julho - fase 3*
20 de julho - fase 4*
*Datas das fases 2, 3 e 4 dependem da avaliação dos resultados das fases prévias.
Veja o que retorna a cada fase:
A reabertura ocorrerá em quatro fases, com atividades econômicas definidas em cada fase e com percentual de cada atividade que poderá funcionar. Haverá testes nas empresas, avaliação da taxa de transmissibilidade. Cada atividade terá protocolos de segurança a seguir.
As fase são definidas baseadas em critérios que O POVO havia antecipado:
1. Baseado em riscos sanitários
Primeira fase = Baixo risco
Quarta fase = Alto risco
2. Baseado em aspectos econômicos e sociais
Primeira fase = Alto impacto
Segunda fase = Baixo impacto
Camilo anunciou a renovação do decreto de isolamento social em todo o Estado. Por recomendação da Secretaria da Saúde, será sugerido ou determinado que alguns municípios do Interior adotem isolamento mais estrito, como ocorreu na Capital.O secretário da Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o doutor Cabeto, disse que o isolamento causou redução significativa do número de casos de Covid-19 e também do número de óbitos.
Dúvidas, críticas e sugestões? Fale com a gente