Powered By Blogger

quarta-feira, 1 de julho de 2020

O ESSENCIAL: Mundo chega a 500 mil mortes por Covid-19

RIO, 29 DE JUNHO DE 2020
Facebook
Twitter
 
Instagram
YouTube
POR GABRIEL CARIELLO
Jornalista
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
Em menos de seis meses, o coronavírus Sars-CoV-2 infectou mais de 10 milhões de pessoas e provocou mais de 500 mil mortes. Os números são compilados pela Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, que se converteu em um monitor global da pandemia.

No período, segundo a agência Reuters, foram registrados, em média, 4.700 óbitos por dia — um a cada 18 segundos.

O Brasil é destaque negativo na evolução do surto epidêmico. O país tem 10% das mortes no mundo. Ontem, chegou a 57.658 vítimas fatais e 1.345.254 infecções confirmadas. Capitaneada pelo desempenho brasileiro, a América do Sul ultrapassou a Europa como o segundo maior epicentro da pandemia, atrás da América do Norte.

Aconteceu no fim de semana: o Ministério da Saúde divulgou, no sábado, que a primeira morte por Covid-19 no país ocorreu em 12 de março, três dias antes da data que se conhecia até então. A pasta anunciou ainda acordo para produzir 30,4 milhões de doses da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford.

Ontem, manifestantes instalaram mil cruzes no gramado da Esplanada dos Ministérios, em protesto contra a falta de ação do governo Jair Bolsonaro para frear a pandemia.

Entrevista: a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, explica a decisão de produzir um imunizante ainda em fase de testes.

Em paralelo: a farmacêutica chinesa China National Biotec Group (CNBG) anunciou resultados iniciais promissores em teste de possível vacina em humanos. A substância aumentou número de anticorpos contra o coronavírus.
O procurador-geral da República, Augusto Aras, deu um recado público aos procuradores da Lava-Jato: a operação “não é um órgão autônomo e distinto do Ministério Público Federal”, e não pode se tornar “instrumento de aparelhamento”, afirmou em nota. A mensagem foi divulgada dois dias depois da demissão coletiva de integrantes do grupo de trabalho da operação na Procuradoria-Geral da República. Integrantes da força-tarefa de Curitiba reagiram às declarações. O pano de fundo da crise interna do MPF é a tentativa de uma auxiliar de Aras de obter dados sigilosos das investigações no Paraná.
Críticos do reinício do Campeonato Carioca, Botafogo e Fluminense protestaram ao voltar a campo ontem, no primeiro domingo de futebol no país desde a paralisação pelo surto do coronavírus. Jogadores levaram ao gramado faixas com referência à pandemia — os alvinegros exibiram a frase: “Protocolo bom é o que respeita vidas”.

Em campo, o Botafogo goleou a Cabofriense por 6 a 2. Já o Fluminense perdeu do Volta Redonda por 3 a 0, na reestreia do atacante Fred. Favorável ao retorno da competição, o Vasco também voltou a jogar e venceu o Macaé por 3 a 1, com três gols do argentino Germán Cano.
Começa a ganhar dimensão global a campanha para pressionar o Facebook a adotar política eficaz contra o discurso de ódio. Mais de 170 grandes empresas aderiram à mobilização e suspenderam anúncios na plataforma. No fim de semana, Pepsi e Starbucks se juntaram ao boicote, que já contava com a participação da Coca-Cola e da Unilever. O movimento surgiu nos Estados Unidos após o assassinato de George Floyd e adota o slogan “Stop Hate for Profit” (“Pare o ódio pelo lucro”, em tradução livre). Lideranças pretendem levar a ação para a Europa.
Democracia é comida pelas beiradas, como vírus que invade, gradativamente, seu pulmão até que pare de respirar
Ao contrário do que ocorre em furacões, terremotos ou guerras, a mortandade por pandemia é condenada ao silêncio
A São Pedro, uma oração de palavras simples para que a civilidade prevaleça e a ignorância não vingue
OPINIÃO DO GLOBO
Grupo que representa US$ 4 trilhões em ativos advertiu governo sobre incertezas para investir no país
O que mais importa
Benefício irregular: 620.299 pessoas receberam o auxílio emergencial sem ter direito, revelou o “Fantástico”. A lista tem empresários, servidores e até mortos. O GLOBO identificou 136 políticos milionários.
Falha no sistema: o governo pagou valor menor de benefício a quase 100 mil trabalhadores que tiveram contrato suspenso ou salário reduzido.
Saque emergencial do FGTS: a Caixa inicia hoje o depósito para cotistas, por meio de aplicativo. Veja como consultar o saldo.
Cota parlamentar: 84 deputados e senadores aumentaram gastos na pandemia, com despesas como combustível e frete de barcos e aviões.
Raio-x: o TCE tem 97 processos e três auditorias para apurar suspeitas de desvios na Secretaria de Saúde do Rio que alcançam R$ 1,68 bilhão.
Pico da violência: o número de mortes provocadas pela polícia subiu 26% em março e abril, comparado ao bimestre em 2019.
Projeção: o Congresso foi iluminado com as cores do arco-íris em homenagem ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQI.
Revés nas urnas: as eleições municipais na França tiveram recorde de abstenção e vitória de opositores sobre o partido de Emmanuel Macron.
Embate na Polônia: candidato liberal impediu a vitória do presidente ultraconservador em eleição presidencial, que terá segundo turno.
SEBASTIÃO SALGADO, FOTÓGRAFO
Em entrevista, comenta pela primeira vez o conflito com o órgão, que ele acusa de retaliação por ter denunciado o relaxamento da proteção aos indígenas
Virologista da UFRJ detalha como funciona o sistema de testagem no país e os desafios para alcançar a meta de 46 milhões exames, do Ministério da Saúde
PARA LER COM CALMA
Estilistas, modelos, stylist e camareira narram episódios racistas e debatem os desafios e conquistas na indústria
Destaque do romance histórico, autora traça paralelos entre o Brasil do século XVIII e o de agora, com temas como racismo e delação, em novo livro
Protocolo de segurança restringe contato entre atores para permitir retomada das gravações de filmes, séries e novelas
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›

Nenhum comentário:

Postar um comentário