Powered By Blogger

segunda-feira, 6 de julho de 2020

O ESSENCIAL: Com sintomas, Bolsonaro faz exame para Covid-19

RIO, 6 DE JULHO DE 2020
O DIA EM RESUMO
Facebook
Twitter
 
Instagram
YouTube
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia. 

Boa leitura!
 
O presidente Jair Bolsonaro apresentou sintomas de Covid-19 e realizou exames no Hospital das Forças Armadas nesta segunda-feira após apresentar febre. A apoiadores, ele disse estar com o pulmão “limpo”. O resultado do teste para o coronavírus deve sair amanhã.

Bolsonaro acordou com dores no corpo e cancelou três compromissos ao longo da semana. Hoje, ele não participou de cerimônia no Palácio do Planalto, com a primeira-dama Michelle Bolsonaro e ministros do governo. A reunião do conselho ministerial, marcada para terça-feira, foi suspensa.


Panorama: mais de 65 mil pessoas morreram no Brasil com a Covid-19. Secretarias de Saúde dos estados confirmaram 656 casos fatais da doença nesta segunda-feira, o que fez o país alcançar 65.556 óbitos na pandemia do coronavírus. Ao todo, são 1.626.071 infectados pelo vírus — 21.486 tiveram o diagnóstico confirmado nas últimas 24 horas.
 
Nove mil profissionais da saúde do Brasil receberão doses da vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, em teste realizado em parceria com o Instituto Butantan. Os voluntários serão recrutados em cinco estados a partir da semana que vem, e a aplicação começará no dia 20 de julho. O governo paulista já tem reservadas 60 milhões de doses caso a eficácia seja comprovada. Na fase anterior do teste, a droga mostrou eficiência em mais de 90% dos voluntários na China.

Em paralelo: a farmacêutica Regeneron começou a fase final dos testes de um coquetel de anticorpos que pode prevenir a Covid-19. O experimento envolve dois mil pacientes dos Estados Unidos.

Outro olhar: em meio à busca por terapias contra o coronavírus, a pandemia pode deixar 73 países sem medicamentos para o tratamento da Aids. O alerta foi dado pela Organização Mundial da Saúde.
Nós aqui que fazemos o Globo digital queremos saber tudo o que você acha do seu produto e como mais gosta de navegar nas nossas plataformas. Todas as informações que compartilhar serão confidenciais e só para fins de pesquisa.
CLIQUE AQUI E PARTICIPE
 
A aglomeração registrada em bares do Rio no fim de semana virou exemplo negativo para outros estados. O governador de São Paulo, João Doria, fez apelo à população para evitar multidão na reabertura dos estabelecimentos. “Não queremos em São Paulo as cenas que assistimos no Rio” , afirmou. A seu lado, o prefeito da capital, Bruno Covas, endossou o pedido: “Essa fase de flexibilização não se confunde com a comemoração do fim da pandemia”, disse.

Em foco: ao tentar coibir aglomerações no Rio, fiscais da Vigilância Sanitária têm sido intimidados por clientes de bares. O “Fantástico”, da TV Globo, registrou agressões verbais de um casal contra uma equipe no sábado. A cena repercutiu: a mulher que agrediu o fiscal Flávio Graça foi demitida. O homem recebe o auxílio emergencial do governo. Ao GLOBO, Graça relatou dificuldades na ação: “Temos encontrado pessoas que não estão entendendo o nosso papel. Estamos ali para defendê-las”.
 
O vice-presidente Hamilton Mourão avalia que o governo Jair Bolsonaro teve uma “visão idílica” da relação com o Congresso em seu primeiro ano e, agora, “mudou sua rota”. Em conversa promovida pelo Credit Suisse, Mourão comentou a recente aproximação com os partidos do centrão, com a nomeação de indicados para cargos no governo. “O presidente entendeu que tinha que ter uma base mais consistente”, afirmou. “Se não houver coalizão o presidente não governa”.

Em outra entrevista, ao canal Terra Viva, Mourão garantiu compromisso na proteção ambiental. “Não vamos deixar que ilegalidades prosperem no seio da nossa Amazônia”, disse. A declaração ocorre em meio a pressões internacionais, sobretudo de investidores estrangeiros. Mourão capitaneia a ação do Palácio do Planalto para melhorar a imagem do Brasil na questão ambiental.

Em foco: o Brasil teve 7.438 km² de área verde devastada entre agosto de 2019 e 25 de junho deste ano, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A área representa aumento de 62% no desmatamento em comparação ao mesmo período da temporada anterior.
 
O governo dos Estados Unidos vai revogar vistos de estudantes de universidades que não retomarem as aulas presenciais a partir de setembro, no início do novo período letivo. O anúncio da Agência de Imigração e Alfândega não deixou claro quantos alunos serão afetados. A medida vale para os vistos F-1 e M-1 e pode resultar em processos de deportação se o estrangeiro que frequentar cursos somente no modelo on-line não trocar de instituição ou deixar o país.
Viu isso?
Ação de improbidade: o MPF pediu o afastamento do ministro Ricardo Salles, relatando que ele paralisou a fiscalização ambiental e desestruturou políticas públicas.
Regras na pandemia: Bolsonaro sancionou a MP 936, que autoriza a suspensão de contratos de trabalho e redução de salários, editada em abril.
Notas fiscais no radar: o Brasil registrou alta de 10,3% na média diária de vendas em junho, somando R$ 23,9 bilhões por dia.
Fim do inquérito: a PF descartou ação criminosa no incêndio no Museu Nacional e concluiu que o fogo começou em aparelho de ar-condicionado.
Susto no céu do Rio: um helicóptero caiu na Baía de Guanabara, próximo ao Museu do Amanhã. Duas pessoas foram resgatadas com vida.
Vale tudo: Trump usou imagem do Cristo Redentor em anúncio de campanha em que promete proteger estátuas da “esquerda radical”.
Exercícios navais: EUA e a China realizaram manobras militares simultâneas no Mar do Sul da China. Pequim expressou insatisfação.
Disputa no Peru: o Congresso peruano aprovou o fim da imunidade parlamentar. Presidente e magistrados também perderão privilégios.
Luto nas artes: morreu, aos 91 anos, o compositor italiano Ennio Morricone, autor de trilhas sonoras clássicas e vencedor de dois Oscar.
Poucos turistas: o Museu do Louvre reabriu depois de três meses e meio, período em que registrou prejuízo de 40 milhões euros.
As mais lidas do site do GLOBO
Estas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para você começar o dia bem informado. Aproveite e receba as outras newsletters do GLOBO. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›

Nenhum comentário:

Postar um comentário