Powered By Blogger

segunda-feira, 20 de maio de 2019

Volodymyr Zelensky

Volodymyr Zelensky: Comediante-presidente chama eleição instantânea

Legenda da mídiaVolodymyr Zelensky cumprimentou, tomou selfies e flexionou para a multidão
O comediante Volodymyr Zelensky anunciou uma eleição parlamentar rápida durante seu juramento como novo presidente da Ucrânia.
A eleição estava prevista para outubro de 2019. Mas na cerimônia em Kiev, Zelensky disse que "estou dissolvendo a Verkhovna Rada (parlamento)".
Ele disse que o fim do conflito com os rebeldes apoiados pelos russos no leste seria sua principal prioridade.
Um novato político, ele fez campanha contra a corrupção oficial.
"As pessoas devem chegar ao poder e servir ao público", disse ele na segunda-feira.
O presidente russo, Vladimir Putin, disse que não iria parabenizar Zelensky por sua posse, mas que esperaria "os primeiros sucessos na resolução do conflito interno no sudeste da Ucrânia e na normalização das relações russo-ucranianas".
Enquanto isso, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, pediu que o novo líder da Ucrânia implemente o acordo de paz de Minsk, acordado em 2015 , e também sugeriu uma troca de prisioneiros "todos para todos" entre os dois lados.
Zelensky, ex-astro de televisão, representou o papel do presidente ucraniano em uma série de comédia popular. Ele marcou uma vitória esmagadora na eleição presidencial do mês passado.
"Devemos nos tornar islandeses no futebol, israelenses na defesa de nossa terra natal, japoneses em tecnologia", disse ele na cerimônia de posse.
Ele disse que os ucranianos também devem "tornar-se suíços em nossa capacidade de viver felizes uns com os outros, apesar de quaisquer diferenças".
"Nossa primeira tarefa é conseguir um cessar-fogo em Donbas", disse ele, referindo-se à região leste controlada por rebeldes apoiados pelos russos.
Ukraine map - rebel-held territory
Na eleição, Zelensky destituiu o titular Petro Poroshenko, que estava no poder desde 2014.
Zelensky deu poucos detalhes sobre seus planos desde que venceu por um deslizamento de terra em 21 de abril. Ele deixou para uma equipe de conselheiros para tentar tranquilizar as pessoas que ele sabe o que está fazendo.
Na cerimônia, Zelensky recebeu símbolos de ouro do cargo, incluindo um cetro, que ele ergueu em uma saudação de vitória.
A TV estatal russa disse que nenhum funcionário russo foi convidado para a inauguração.
Ukrainian presidential candidate Volodymyr Zelensky reacts after winning the presidential election in AprilImagem de direitos autoraisAFP
O título da imagemVolodymyr Zelensky transformou a ficção em realidade - ele atuou como presidente em uma série de comédia
Zelensky fez seu discurso de posse em ucraniano, mas a certa altura, referindo-se ao conflito no leste, ele mudou para o russo, dizendo: "Estou convencido de que para este diálogo começar, devemos ver o retorno de todos os prisioneiros ucranianos". .
Os combates no leste custaram cerca de 13.000 vidas desde que Moscou anexou a península da Crimeia na Ucrânia em 2014.
Presentational grey line

Colocar em um show

Análise por Jonah Fisher, Correspondente de Kiev
A Ucrânia viu o Volodymyr Zelensky que eles conheciam tão bem. Com um largo sorriso no rosto, ele caminhou os últimos cem metros até a Verkhovna Rada, apoiando cinco pessoas e posando para selfies.
Uma vez lá dentro, as coisas ficaram sérias. Cercado pelos políticos que ele passou a maior parte de sua carreira zombando, Zelensky foi empossado e fez seu discurso de posse.
Tanto quanto eu posso dizer, foi o primeiro discurso político público completo que o ex-comediante fez, e ele não deu socos.
Durante uma passagem sobre o conflito no leste da Ucrânia, ele alternou entre as línguas russa e ucraniana, provocando um desentendimento de um parlamentar, seguido por uma queda de Zelensky: "Obrigado por continuar a dividir a nação, o senhor Lyashko".
Zelensky acusou os políticos da Ucrânia de "criar um país de oportunidades - oportunidades para roubar, subornar e saquear", antes de anunciar que estava dissolvendo o parlamento e provocando novas eleições.
Se o novo presidente quiser ter uma chance de cumprir seus ambiciosos planos, precisará das pessoas que o levaram ao poder para transformar o parlamento também.
Presentational grey line

Quem é Volodymyr Zelensky?

Zelensky estrelou o drama satírico Servant of the People, no qual seu personagem acidentalmente se torna o presidente da Ucrânia.
Ele interpreta um professor que é eleito depois que seu discurso explícito sobre a corrupção se torna viral nas mídias sociais.
Ele correu sob um partido político com o mesmo nome do seu show.
Sem nenhuma experiência política anterior, a campanha de Zelensky concentrou-se em sua diferença em relação aos outros candidatos, e não em quaisquer idéias políticas concretas.
Apesar disso, ele invadiu a vitória e ganhou 73% dos votos.
Volodymyr Zelensky
EPA
Volodymyr Zelensky
  • 73% devitória em 21 de abril
  • Comediante mas treinado como advogado
  • Estrela do Instagramcom 4,2 milhões de seguidores
  • Milionário graças à sua produtora Kvartal 95
  • Ligado ao oligarca Ihor Kolomoisky através do show no canal de TV 1 + 1
Fonte: mídia ucraniana e internacional
Presentational white space

Que desafios ele enfrentará?

Ele fez do combate à corrupção arraigada da Ucrânia um grande tema de campanha. No mês passado, seus assessores anunciaram planos para acabar com a imunidade dos MPs e tornar as compras militares mais transparentes.
Mas talvez os maiores desafios que o novo líder enfrentará seja o contínuo conflito com os rebeldes orientais.
No período que antecedeu sua eleição, Zelensky disse que queria "renovar as relações" com o leste da Ucrânia e iniciar uma "poderosa guerra de informação para acabar com o conflito".
Já houve indícios de que o presidente Putin está determinado a testá-lo.
Logo após a eleição, Putin tornou mais fácil para aqueles que vivem nos territórios separatistas do leste da Ucrânia obter um passaporte russo . O movimento foi amplamente visto como um desafio para Zelensky.
Em um post no Facebook em resposta, a equipe de Zelensky rotulou a Rússia de "um estado agressivo que faz guerra contra a Ucrânia".
Convocou a comunidade internacional a fornecer "pressão diplomática e pressão de sanções".

Mais sobre esta história

  • Rússia oferece passaportes para pessoas nos territórios do leste da Ucrânia
    25 de abril de 2019
  • Eleição na Ucrânia: o comediante Zelensky vence a presidência com um deslizamento de terra
    22 de abril de 2019
  • Zelensky ganha: o que um presidente de banda desenhada quer dizer para a Ucrânia?
    22 de abril de 2019
  • Eleição na Ucrânia: o que uma caixa de TV pode nos dizer sobre o futuro
    19 de abril de 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário