politica evolutiva mundo laico pela separação da religião do estado por la separação de la religión del estado evolutionary secular political world ,the separation of religion from state Эволюционный светская политическая мир отделение религии от государства/العالم السياسي العلماني التطوري فصل الدين عن الدولة עולם פוליטי חילוני אבולוציונית הפרדת דת מהמדינה
quinta-feira, 14 de janeiro de 2021
Netanyahu seduz os árabes com 'nova era de fraternidade, prosperidade, segurança'
Netanyahu seduz os árabes com 'nova era de fraternidade, prosperidade, segurança': O blog judaico, judaísmo e notícias de Israel
ALBERTO FERNANDEZ E JAIR BOLSONARO UMA BRIGA QUE NÃO LEVA A LUGAR NENHUM
ALBERTO FERNANDEZ E JAIR BOLSONARO UMA BRIGA QUE NÃO LEVA A LUGAR NENHUM
LULA tentou montar um império baseado no comunismo com o narcotráfico segundo O EX PRESIDENTE COLOMBIANO ÁLVARO URIBE ,toda AÇÃO PRODUZ UMA REAÇÃO,MAIS A PREPONDERÂNCIA E O EQUILÍBRIO PREVALECEM diz um PROVÉRBIO CHINÊS .
O Fracasso do governo do PT PARTIDO DOS TRABALHADORES de esquerda teria uma reação que foi JAIR BOLSONARO ,A INTERFERÊNCIA DE LULA E DILMA nas campanhas eleitorais de outros países faria que JAIR BOLSONARO tive-se o apoio logístico de presidentes de direita como MACRI - ARGENTINA,MARIO ABDO BENITEZ - PARAGUAI ,SEBASTIAN PIÑERA - CHILE,MARTIN BIZCARRA-PERU,IVAN DUQUE - COLÔMBIA.
Infelizmente MAURÍCIO MACRI errou em querer cortar a árvore da inflação porém não erradicou o deficit público com isso a inflação renasceu.
ALBERTO FERNANDEZ foi imprudente em visitar LULA em CURITIBA PR,ele é advogado na ARGENTINA e não no BRASIL .
JAIR BOLSONARO foi imprudente em se envolver na campanha eleitoral da reeleição de MAURÍCIO MACRI E FALAR NO ESTADO DO PIAUI que não permitiria que esses 2 bandidos de esquerda ganhasem NA ARGENTINA como se BOLSONARO MANDA-SE LÁ e querendo fazer de MAURÍCIO MACRI um fantoche. JAIR BOLSONARO FOI IMPRUDENTE em falar que os cidadãos argentinos que votou em ALBERTO FERNANDEZ foram imbecil ,a coisa não foi pior por causa da intervenção do VICE PRESIDENTE DO BRASIL HAMILTON MOURÃO que foi na posse de ALBERTO FERNANDEZ, é uma briga que não leva a lugar nenhum
MULHERES ESTADISTAS 3 gro harlem brundtland
MULHERES ESTADISTAS 3 gro harlem brundtland COMO PRIMEIRA MINISTRA DA NORUEGA,teve um papel impoortante na distenção nos tempos da GUERRA FRIA em 1985 ,dialogando com MIKHAIL GORVECHEV , procurou trabalhar pela PAZ MUNDIAL .
BLOG DE MARIO ALBERTO BENEDETTO LYNCH: MULHERES ESTADISTAS 2
BLOG DE MARIO ALBERTO BENEDETTO LYNCH: MULHERES ESTADISTAS 2: Na AMÉRICA LATINA E ASIA teve grandes mulheres estadistas ,depois de INDIRA GANDHI na ÍNDIA e GOLDA MEIR em ISRAEL . MICHELLE BACHELLET ,pre...
Macron diz que Europa precisa abandonar a soja brasileira para salvar a Amazônia
Macron diz que Europa precisa abandonar a soja brasileira para salvar a Amazônia: Em Paris, que sedia cúpula de chefes de estado e ONGs sobre a defesa da biodiversidade, Emmanuel Macron disse que continuar a depender da soja brasileira seria "endossar o desmatamento da Amazônia"
Bolsonaro diz que PT apoia seu candidato no Senado
Bolsonaro diz que PT apoia seu candidato no Senado: “O PT resolveu apoiar quem eu tenho simpatia", ironizou Bolsonaro durante conversa com apoiadores nesta terça-feira
Quatro montadoras chinesas têm interesse em se instalar na fábrica da Ford em Camaçari
Quatro montadoras chinesas têm interesse em se instalar na fábrica da Ford em Camaçari: Great Wall Motors, Changan Auto, Gelly e GAC podem comprar o local. A Ford disse que facilitará "alternativas possíveis e razoáveis para partes interessadas em adquirirem as instalações produtivas disponíveis"
Neto do general Figueiredo evoca o avô para chamar Biden de 'ilegítimo' - CartaCapital
Neto do general Figueiredo evoca o avô para chamar Biden de 'ilegítimo' - CartaCapital: Mais uma vez, nenhum indício de ilegitimidade do pleito foi apresentado
Aprovação de impeachment desgasta nova candidatura de Trump, diz especialista - CartaCapital
Aprovação de impeachment desgasta nova candidatura de Trump, diz especialista - CartaCapital: Momento é constrangedor e pegou o republicano de surpresa, analisa o pesquisador Roberto Goulart Menezes
Na Bahia, saída da Ford gera prejuízo de R$ 5 bilhões e afeta 60 mil trabalhadores
Na Bahia, saída da Ford gera prejuízo de R$ 5 bilhões e afeta 60 mil trabalhadores: Montante equivale a 2% do PIB do estado. Somente no polo de Camaçari, estima-se que 60 mil trabalhadores sejam afetados
Influência de Bolsonaro nas polícias é mais preocupante do que nas Forças Armadas, diz professor - CartaCapital
Influência de Bolsonaro nas polícias é mais preocupante do que nas Forças Armadas, diz professor - CartaCapital: Para ele, invasão do Congresso norte-americano por extremistas apoiadores de Trump acendeu um alerta para o que pode ocorrer no Brasil
quarta-feira, 13 de janeiro de 2021
AS ESTADISTAS MULHERES 1
ESTADISTA é aquela pessoa que teve uma importáncia muito grande na mudança do curso da história ,antes dele foi um fato depois dele foi diferente.
Teve estadistas homens,como CHARLLES DE GAULLE-FRANÇA;WIRTON CHURCHILL-GRÃ BRETANHA,MIKHAIL GORVACHEV-RUSSIA,MAO TSE TUNG E DENG XIAO PENG NA CHINA;JOHN KENEDY,RONALD REAGAN,BARACK OBAMA-EUA,NELSON MANDELA-ÁFRICA DO SUL,MAHATMA GANDHI E RAMAWAL NERU NA ÍNDIA entre outros.
Tem aparecido muitas esatdistas mulheres que fizeram a diferença EVITA PERÓN NA ARGENTINA;INDIRA GANDHI que foia primeira mulher a ocupar um cargo elevado de PRIMEIRA MINISTRA em 1966,em seguida GOLDA MEIR EM ISRAEL em 1969; MARGARETH TACHER NA GRÃ BRETANHA em 1979;TAÇU CILLER NA TURQUIA ; BENAZIR BUTHO NO PAQUISTÃO,ÁNGELA MERKEL NA ALEMANHA,THERESA MAY NA GRÃ BRETANHA .
Teve mulheres que falharam como CRISTINA KICHNER NA ARGENTINA,DILMA ROUSSEF NO BRASIL.
Hoje temos também a EX SECRETARIA DE ESTADO DOS EUA HILLARY CLINTON e mnais recente KAMALA HARRIS ELEITA VICE PRESIDENTE DOS EUA
EUA E O SUFRÁGIO UNIVERSAL
Os EUA criaram um sistema eleitoral quase parecido com o sufrágio universal já no SÉCULO XVIII ,que foi modificado com o tempo, a princípio para votar e ser votado tinha que ser WASP SIGLE EM INGLÊS WHITE ANGLO SAXON AND PROTESTANT ,isso foi modificado com o tempo que foi estendido o direito ás mulhers;aos mjudeus,aos católicos, mórmons ,adventistas em questões religiosas e mais tarde a outros credos .
JOHN FITGERALD KENEDY foi o primeiro presidente CATÓLICO dos EUA ,ele estender os direitos civis aos negros,índios,hispánicos,asiaticos entre outros.
BARACK OBAMA foi o primeiro PRESIDENTE NEGRO DOS EUA, filho de um muçulmano;JOE BIDEN é o segundo presidente católico dos EUA e KÁMALA HARRIS a primeira mulher a ser vice filha de um negro jamaicano com uma indiana ,mestiça.
O SISTEMA ELEITOAL AMERICANO consiste em represenatntes enviados ao colegio eleitotal ,se por exemplo em TEXAS vencer a chapa republicana os democratas de TEXAS estão fora;se na CALIFORNIA vencer a chapa democrata os republicanos de CALIFORNIA estão fora ,por isso um jugo desigual que deu polémica entre TRUMP REPUBLICANO E BIDEN DEMOCRATA ,foi os votos da PENSILVANIA que ajudou eleger BIDEN .
O sufragio universal propriamente dito não se consolidou nos EUA.
A NOVA ZELANDIA FOI o primeiro pais EM 1876 que dar direito as mulheres ;INDIRA GANDHI foia primeira mulher a chegar a um cargo elevado como primeira ministra da ÍNDIA .
O sufrágio universal,criado na FRANÇA em 1848 consiste o direito civil de um cidadão é um voto independente de raça,sexo,cór,condiçaõ social,religião,opção sexual,cultura,região,cidade,estado,pais . O sufrágio universal se adapta á monarquia constitucional comoa república; ao sistema presidencialista como parlamentarista ;ao federalismo como unitarismo;eleição direta como indireta para executivo
A conquista do direito ao voto feminino
A conquista do direito ao voto feminino: Conheça a história do direito ao voto feminino, conquistado a duras penas tanto no Brasil, quanto no resto do mundo - e nem há tanto tempo.
O sufrágio universal e a invenção democrática
O sufrágio universal e a invenção democrática
Letícia Bicalho Canêdo (org.)
O voto direto e universal, que celebra a igualdade política dos homens, foi concebido pela primeira vez na França em 1848. Considerado hoje um símbolo da democracia, é surpreendente constatar a indiferença que cercou seu aniversário de 150 anos e a frágil atenção que se dá às formas de apropriação de suas práticas e às condições que as tornaram (e tornam) possíveis. Esquece-se de que, antes de se tornar emblema da democracia, o sufrágio foi objeto de todo um trabalho social e político para lhe dar forma, simbólica e material, bem como condições de ação.
Com o objetivo de analisar as informações perdidas e banalizadas da história do sufrágio, esta coletânea de ensaios discute a natureza do recurso ao voto e apresenta pesquisas sobre o processo de produção das normas e instrumentos eleitorais e do seu ajustamento às práticas sociais de alguns países como, por exemplo, a Grã-Bretanha, onde o sufrágio serviu à promoção de uma nova aristocracia. Enquanto na Itália as regras eleitorais foram burladas desde cedo em benefício de outros interesses, nos Estados Unidos a população iniciou uma longa batalha em torno do voto aberto ou secreto. Já no Brasil, não há como não atentarmos para a questão do voto regionalizado, praticado como adesão a segmentos da sociedade e não como uma escolha individual.
Com ensaio introdutório de Pierre Bourdieu sobre o voto como vontade coletiva, os artigos aqui reunidos trazem uma reflexão sobre a formação de três protagonistas das eleições: os eleitores, os candidatos e os comentaristas, e abordam também a questão de como foi pensada a não-inclusão das mulheres no processo de votação.
Ao final da obra, dois artigos oriundos de pesquisas realizadas em municípios brasileiros mostram que, 150 anos depois da declaração do sufrágio universal, um século depois da adoção do sistema republicano, continuamos a alinhar os princípios democráticos no rol das utopias.
Para aqueles que procuram ir além do que nos foi imposto com a força da evidência, e se interessam por um mergulho na complexidade que envolve uma eleição, a presente edição traz subsídios à discussão pública sobre acontecimentos recentes ligados a fraudes e crimes eleitorais no País, que motivaram CPIs no Congresso Nacional, bem como embasa a abordagem de casos análogos que costumam cobrir as páginas da imprensa européia, americana e asiática.
Tradutor: Guilherme João de Freitas Teixeira, Herculano Villas-Boas, Leila de Aguiar Costa, Rubia Prates Goldoni, Tereza Lourenço Pereira e Valéria Pereira da Silva
Formato: 23x16x2cm
Páginas: 512
ISBN: 978-85-7448-111-1
Netanyahu lamenta Adelson como 'campeão do povo judeu'
Netanyahu lamenta Adelson como 'campeão do povo judeu': O blog judaico, judaísmo e notícias de Israel
Rede social Parler processa Amazon por desligamento da web
Rede social Parler processa Amazon por desligamento da web: O blog judaico, judaísmo e notícias de Israel
Gantz exorta partidos de centro-esquerda a se unirem em um bloco contra Netanyahu
Gantz exorta partidos de centro-esquerda a se unirem em um bloco contra Netanyahu: O blog judaico, judaísmo e notícias de Israel
Coronavac é segura, evita casos graves e será autorizada pela Anvisa, diz Marcos Boulos - CartaCapital
Coronavac é segura, evita casos graves e será autorizada pela Anvisa, diz Marcos Boulos - CartaCapital: Infectologista alerta, porém, que vacinação não será rápida: 'se as pessoas não se cuidarem, vamos ter colapso do sistema de saúde'
São Paulo pode mesmo começar a vacinação no dia 25? Especialistas avaliam
São Paulo pode mesmo começar a vacinação no dia 25? Especialistas avaliam: Governo federal e o de São Paulo devem protagonizar mais um capítulo de embate político após nacionalização da Coronavac
Protestos, vigília, reuniões: como os sindicatos reagem ao fechamento da Ford - CartaCapital
Protestos, vigília, reuniões: como os sindicatos reagem ao fechamento da Ford - CartaCapital: Empresa americana anunciou encerramento imediato de atividades em Camaçari, na Bahia, e Taubaté, em São Paulo
Macron: depender da soja brasileira é endossar o desmatamento na Amazônia
Macron: depender da soja brasileira é endossar o desmatamento na Amazônia: 'Somos consistentes com as nossas ambições ecológicas, lutamos para produzir soja na Europa', afirmou
SIMONE TEBET
SIMONE TEBET ,SENADORA DE MATO GROSSO DO SUL, FOI PREFEITA DE 3 LAGOAS MS ONDE MUDOU A HISTORIA DESSA CIDADE,FOI VICE GOVERNADORA DE MATO GROSSO DO SUL E HOJE SENADORA
MDB define Simone Tebet como candidata à presidência do Senado - CartaCapital
MDB define Simone Tebet como candidata à presidência do Senado - CartaCapital: Ela terá como principal adversário o senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), candidato do atual presidente da Casa, Davi Alcolumbre
Morre Maguito Vilela, prefeito licenciado de Goiânia
Morre Maguito Vilela, prefeito licenciado de Goiânia
Político lutava contra uma infecção de bactérias e fungos nos pulmões após se recuperar da Covid-19. Ele estava há mais de 80 dias em UTI do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
Por Vanessa Martins, G1 GO
13/01/2021 06h17 Atualizado há 13 minutos
Maguito Vilela, prefeito licenciado de Goiânia, morre por complicações de Covid-19
Maguito Vilela, prefeito licenciado de Goiânia, morre por complicações de Covid-19
O ex-governador de Goiás e prefeito licenciado de Goiânia, Maguito Vilela (MDB), faleceu nesta quarta-feira (13), aos 71 anos. A informação foi confirmada pelo secretário de Comunicação da capital, Bruno Rocha Lima. O político estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, lutando contra uma infecção pulmonar, em decorrência da Covid-19, da qual já havia se recuperado.
A nota divulgada pela Secretaria de Comunicação da capital informou que "a família está providenciando o traslado do corpo de São Paulo para Goiás e ele deve ser sepultado em Jataí, sua terra natal".
O Hospital Albert Einstein confirmou a morte do político. Segundo a unidade de saúde, Maguito faleceu às 4h10 desta quarta-feira.
Maguito perdeu duas irmãs para a Covid-19 em intervalo de menos de dez dias em agosto de 2020. No dia 19, morreu Nelma Vilela Veloso, de 76 anos, que tinha diabetes e problemas pulmonares, comorbidades que agravaram o quadro. Já no dia 28, a irmã mais velha, Nelita Vilela, de 82 anos, também faleceu.
O político passou por vários cargos públicos em Goiás: vereador, prefeito, governador e senador. Foi eleito gestor da capital com 52% dos votos no 2º turno das Eleições 2020, tomou posse de forma virtual e se licenciou do cargo. Relembre a carreira dele.
Com a morte de Maguito, Rogério Cruz (Republicanos) deve assumir a administração de Goiânia.
Maguito Vilela — Foto: Divulgação
Maguito Vilela — Foto: Divulgação
Maguito perdeu duas irmãs para a Covid-19 em intervalo de menos de dez dias
Reveja a carreira política de Maguito, que começou como vereador e chegou a governador e senador por Goiás
Amigos, parentes e políticos lamentam a morte do prefeito; acompanhe
Maguito deve ser enterrado em Jataí junto dos pais e de filho bebê que perdeu
Com morte de Maguito, Rogério Cruz assume como prefeito de Goiânia de maneira definitiva
Internações e tratamento
Luiz Alberto Maguito Vilela testou positivo para o coronavírus em 20 de outubro de 2020. Dois dias depois, ele foi internado em um hospital de Goiânia.
No dia 27 de outubro, o político recebeu diagnóstico de até 75% de inflamação nos pulmões e um alerta para o nível crítico de saturação de oxigênio no sangue. No mesmo dia, ele foi transferido para São Paulo.
Maguito foi entubado três dias depois, após piora no quadro respiratório. No dia 8 de novembro, ele foi extubado, mas o político ainda precisava de suporte de oxigênio.
No dia 15, data do primeiro turno da eleição, o emedebista foi entubado pela segunda vez para fazer uma broncoscopia para verificar as causas da piora na inflamação dos pulmões.
Dois dias depois Maguito começou um tratamento respiratório com uma máquina chamada ECMO, que funciona como os pulmões e o coração de forma artificial. Além do procedimento, o político passou por uma hemodiálise para ajudar as funções dos rins.
No dia 24, ele passou por uma cirurgia de traqueostomia, que consiste em abrir um pequeno buraco na garganta, diretamente na traqueia, para auxiliar na respiração.
Maguito Vilela em foto divulgada em 12 de novembro de 2020 — Foto: Reprodução
Maguito Vilela em foto divulgada em 12 de novembro de 2020 — Foto: Reprodução
Em 3 de dezembro, após testar negativo para Covid-19, Maguito foi transferido para um leito de UTI comum do hospital. Depois de dois dias, a ECMO foi retirada.
No dia 9 de dezembro, os médicos começaram a redução intensa dos sedativos. Filho dele, Daniel Vilela chegou a dizer que o pai demonstrou plena consciência sobre ser o prefeito eleito de Goiânia.
Ainda na UTI, Maguito tomou posse por meio de assinatura eletrônica. Segundo o médico Marcelo Rabahi, que acompanhou e tratou o político, nesse dia ele demonstrou boas chances de recuperação.
Em 11 de janeiro, o político apresentou um sangramento nos pulmões e passou por uma cirurgia para controlar o quadro. Após o procedimento, ele não teve mais hemorragias nos órgãos e voltou a ter um quadro estável, com redução dos sedativos.
Maguito teve uma piora no quadro de saúde com uma infecção nos pulmões provocada por bactérias e fungos. A equipe médica iniciou tratamento com antibióticos e remédios vasoativos para controlar a pressão arterial de forma artificial.
Nelma e Nelita Vilela, irmãs de Maguito, morreram vítimas da Covid-19 — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal
Nelma e Nelita Vilela, irmãs de Maguito, morreram vítimas da Covid-19 — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal
O advogado e político goiano Luiz Alberto Maguito Vilela, de 71 anos, nasceu em Jataí, no sudoeste do estado, em 24 de janeiro de 1949. Ele foi casado com Sandra Regina Carvalho Vilela. Após a separação, casou-se com Carmen Silva, com quem viveu até 2013. Atualmente era casado com Flávia Teles.
Ele deixa quatro filhos: Vanessa, Daniel, Maria Beatriz e Miguel; e uma enteada: Anna Liz.
Daniel Vilela posta foto em despedida do pai, Maguito
Daniel Vilela posta foto em despedida do pai, Maguito
Carreira política
Maguito já foi eleito vereador, deputado estadual e federal e vice-governador. Também foi governador de Goiás entre 1995 a 1998, quando disputou e ganhou a eleição para senador. Em 2007, foi nomeado por Guido Mantega, então ministro da Fazenda, como vice-presidente do Banco do Brasil.
Antes de disputar a eleição desde ano, foi eleito prefeito de Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital, por duas vezes, em 2008 e 2012. Reveja a carreira dele na política e um pouco da história do político.
Veja um resumo do histórico político de Maguito Vilela
Veja um resumo do histórico político de Maguito Vilela
Veja outras notícias da região no G1 Goiás.
VÍDEOS: relembre luta de Maguito Vilela contra a Covid-19
52 vídeos
Morre Maguito Vilela
Daniel Vilela posta foto em despedida do pai, MaguitoVeja um resumo do histórico político de Maguito Vilela
GOIÂNIA
JATAÍ
MAGUITO VILELA
Receba as principais notícias do dia
As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.
Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.
terça-feira, 12 de janeiro de 2021
La Administración Trump designa a Cuba como Estado patrocinador del terrorismo
La Administración Trump designa a Cuba como Estado patrocinador del terrorismo
La inclusión del país en la lista, que complica la agenda diplomática del entrante Gabinete de Biden, llevará a la imposición de “sanciones a personas y países” que comercien con la isla
12
PABLO GUIMÓN
Washington - 11 ENE 2021 - 20:21
Mike Pompeo, el pasado marzo en una conferencia de prensa en el Departamento de Estado, en la ciudad de Washington.
Mike Pompeo, el pasado marzo en una conferencia de prensa en el Departamento de Estado, en la ciudad de Washington.NICHOLAS KAMM / AFP
Estados Unidos ha designado a Cuba como “Estado patrocinador del terrorismo”, según ha anunciado este lunes el Departamento de Estado en un comunicado. La decisión se produce a nueve días de que Donald Trump abandone la Casa Blanca y obedece, según el secretario de Estado, Mike Pompeo, a que La Habana “proporciona reiteradamente apoyo a actos de terrorismo internacional al garantizar puerto seguro a los terroristas”.
“Con esta acción, haremos una vez más responsable al Gobierno de Cuba y enviaremos un claro mensaje: el régimen de Castro debe acabar con su apoyo al terrorismo internacional y la subversión de la justicia estadounidense”, añade Pompeo.
La decisión, dice el comunicado, llevará a la imposición de “sanciones a las personas y a los países que realicen ciertas actividades de comercio con Cuba”. La devolución del país a la lista de Estados patrocinadores de terrorismo, de la que salió en 2015 y en la que se encuentran también Siria, Irán y Corea del Norte, supone la reversión de los esfuerzos de la Administración del demócrata Barack Obama para reconstruir los vínculos con la isla, histórico enemigo de la Guerra Fría. Y complica el campo de maniobra para un posible acercamiento de la diplomacia de la Administración de Joe Biden, quien fuera vicepresidente de Obama, que tomará posesión el próximo día 20.
Entre otra serie de justificaciones históricas de la medida, Pompeo cita la “infiltración del aparato de inteligencia y seguridad de Cuba” en “las fuerzas militares y de seguridad de Venezuela”, “ayudando a Nicolás Maduro a mantener el dominio sobre su pueblo mientras permite operar a organizaciones terroristas”. También alude el comunicado al hecho de que Cuba proporcionó refugio a una estadounidense, Assata Shakur, condenada por matar a un policía de Nueva Jersey en 1973.
Ya en mayo del año pasado, Estados Unidos incluyó a Cuba en la lista de países que “no cooperaron plenamente” con los esfuerzos de la Administración estadounidense contra el terrorismo, al negarse a extraditar a un grupo de guerrilleros colombianos del llamado Ejército de Liberación Nacional (ELN). Aquella clasificación era un paso previo a una posible inclusión de La Habana en la lista negra de patrocinadores del terrorismo a la que regresa ahora. Cuba ingresó en la lista negra en 1982, pero en mayo de 2015 la Administración Obama sacó al país de la misma, en una decisión con escasos beneficios prácticos para La Habana, cuyas relaciones diplomáticas con Washington están rotas desde 1961, pero que se interpretó como un gesto clave en la normalización de las relaciones, iniciada por Obama y Raúl Castro, y frustrada con la llegada al poder de Trump.
La inclusión de nuevo de Cuba en la lista supone la última de una serie de medidas adoptadas por el Departamento de Estado en la recta final del mandato del presidente Trump, destinadas a blindar algunas de sus prioridades en política exterior antes del relevo en la Casa Blanca. La Administración Trump, en sus últimos días, ha designado a los Huthi en Yemen como grupo terrorista, ha relajado las restricciones a las relaciones diplomáticas con autoridades taiwanesas y ha reconocido la soberanía marroquí sobre el Sáhara Occidental, a cambio del pleno establecimiento de relaciones diplomáticas de Marruecos con Israel. También, el pasado 5 de enero, el Departamento de Estado confirmó que Estados Unidos sigue reconociendo al presidente interino Juan Guaidó como presidente legítimo de Venezuela. El equipo de transición de Joe Biden no se ha pronunciado sobre estas medidas de última hora, pero uno de sus miembros, citado de manera anónima por The Wall Street Journal, ha asegurado que el equipo del presidente electo las revisará y “ofrecerá un veredicto basado exclusivamente en el criterio del interés nacional”.
Se adhiere a los criterios de
The Trust Project
Más información >
12
ARCHIVADO EN:
Cuba
Donald Trump
Estados Unidos
Terrorismo
MÁS INFORMACIÓN
Un grupo de niños atiende a las instrucciones de su profesor en el centro histórico de La Habana, el pasado 6 de enero.
CUBA
Cuba se asoma a un año clave, con el final de Raúl Castro como líder del Partido Comunista
ASÍ FUE EL JUICIO CONTRA EL CRIMINAL NAZI ADOLF EICHMANN, A 59 AÑOS DE SU SENTENCIA
ASÍ FUE EL JUICIO CONTRA EL CRIMINAL NAZI ADOLF EICHMANN, A 59 AÑOS DE SU SENTENCIA
11/01/2021
Un 15 de diciembre de 1961 recibió sentencia Adolf Eichmann. El juicio fue particular no sólo porque se trataba de uno de los criminales de guerra más infames del mundo, sino también porque sería uno de los primeros en ser filmado y televisado para las grandes audiencias.
El juicio interpeló a millones de personas alrededor del mundo que por primera se enteraron de los detalles del Holocausto. Además, tuvo la particularidad de contar con las historias de los sobrevivientes del Holocausto y dar cuenta de crímenes que excedían a los juicios de Nuremberg.
El procedimiento judicial se llevó a cabo en el Tribunal de Distrito de Jerusalén entre abril y diciembre de 1961. Eichmann se desempeñó como jefe de operaciones de las SS y estuvo a cargo de organizar la deportación de las comunidades judías de Central Europa a los campos de exterminio del Este. Estas acciones se cometieron simultáneamente con la formación de las fuerzas de tarea alemanas, la Einsatzgruppen, para el exterminio de los judíos soviéticos.
Su rol fue fundamental en la ejecución del plan nazi de exterminio de los judíos europeos. A principios de 1942, tras la Conferencia de Wannsee que encargó y en la que se acordó la “solución final”, se le dio a Eichmann aún más autoridad para gestionar el traslado de judíos a los campos de exterminio.
Eichmann fue secuestrado por el Mossad en mayo de 1960 de su residencia en Argentina, donde vivía bajo la falsa identidad de Ricardo Klement. Argentina presentó una denuncia oficial al Consejo de Seguridad de Naciones Unidas y condenó el secuestro, reconociendo formalmente la necesidad de llevar a Eichmann a juicio.
El primer ministro israelí de ese entonces, David Ben Gurion anunció su captura a la Knesset el 23 de mayo, cuando dijo, “debo informar a la Knesset que hace algún tiempo, las fuerzas de seguridad israelíes localizaron a uno de los mayores criminales nazis, Adolf Eichmann, quien estaba a cargo, junto con el liderazgo nazi, de lo que ellos denominaron ‘La solución final al problema judío’, es decir, el exterminio de seis millones de miembros de la comunidad judía de Europa. Adolf Eichmann ya está detenido en Israel y pronto será llevado a juicio de acuerdo con con la Ley (Castigo) Nazis y Colaboradores Nazis, 5710 – 1950”.
Eichmann fue acusado de crímenes de lesa humanidad, crímenes contra el pueblo judío, crímenes de guerra y pertenencia a una organización ilegal. Los jueces que presidieron su juicio fueron Moshe Landoy, el Dr. Benjamín Halevi e Yitzhak Raveh. El fiscal principal fue Gideon Hausner, quien pronunció un dramático discurso de apertura. Se llevaron ante el tribunal más de 100 testimonios y 1 mil 600 documentos.
Eichmann afirmó que simplemente estaba “siguiendo órdenes”, pero en una entrevista que concedió en 1957, admitió que “si tuviéramos éxito en matarlos a todos … habría sido feliz”.
Fue declarado culpable y condenado a muerte. Esta fue la primera y única pena de muerte condenada en el Estado de Israel. Su apelación a la Corte Suprema fue rechazada en mayo de 1962.
El juicio y la sentencia de una figura nazi destacada en un tribunal israelí se consideró un evento muy significativo, así como la exposición masiva del público israelí a los eventos de la guerra y los testimonios dados durante el juicio por los sobrevivientes del holocausto.
Publicado vía ©EnlaceJudío
Comparte esto:
Correo electrónicoFacebookTwitterImprimir
Relacionado
Descubrieron la placa en honor a las víctimas del Holocausto en el Parque de la Democracia
En «Homenaje víctimas del Holocausto»
Winton, el héroe británico que salvó a 669 niños del Holocausto
En «Personalidades»
Falleció Elie Wiesel, una figura central de nuestro tiempo
En «AMIA»
Categoría : Uncategorized
Navegador de artículos← Mujer judía gana caso contra iglesia polaca por terreno robado después del Holocausto
Ford anuncia fechamento de fábricas e fim da produção no Brasil
Ford anuncia fechamento de fábricas e fim da produção no Brasil: As fábricas de Camaçari (BA) e Taubaté (SP) serão fechadas imediatamente. Com a decisão, milhares de brasileiros devem ser levados à fila de desemprego. A empresa, que está no País há 100 anos, diz que trabalhará em colaboração com os sindicatos para "minimizar os impactos do encerramento da produção"
Centrais sindicais apresentam reivindicações em reunião com Arthur Lira - CartaCapital
Centrais sindicais apresentam reivindicações em reunião com Arthur Lira - CartaCapital: Candidato a presidente da Câmara teria se mostrado 'favorável' à renda mínima, mas sem dizer como instituí-la
Gilmar: STF pode votar suspeição de Moro neste semestre e Lula merece julgamento justo - CartaCapital
Gilmar: STF pode votar suspeição de Moro neste semestre e Lula merece julgamento justo - CartaCapital: Ministro classificou análise da ação como 'extremamente importante e relevante'
Ford anuncia o fim da produção de veículos no Brasil - CartaCapital
Ford anuncia o fim da produção de veículos no Brasil - CartaCapital: 'Ações muito difíceis, mas necessárias', afirma o CEO da montadora
Biden escolhe crítico a Bolsonaro para cargo voltado à América Latina - CartaCapital
Biden escolhe crítico a Bolsonaro para cargo voltado à América Latina - CartaCapital: O colombiano Juan González terá posto no Conselho de Segurança Nacional; escolha é recado direto para a extrema-direita, diz especialista
Banco do Brasil anuncia programa de demissões e fechamento de unidades - CartaCapital
Banco do Brasil anuncia programa de demissões e fechamento de unidades - CartaCapital: Deputados da Frente em Defesa dos Bancos Públicos afirmam que comunicado representa mais um passo para a privatização da instituição
segunda-feira, 11 de janeiro de 2021
LETTER TO PRESIDENT JOE BIDEN: CRIMINAL ORGANIZATIONS IN BRAZIL THAT HAVE TO PROHIBIT THEIR ENTRY IN THE USA/CARTA AO PRESIDENTE JOE BIDEN :ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS NO BRASIL QUE TEM QUE PROIBIR SUA ENTRADA NOS EUA
ENGLISH-PORTUGUESE
MARABÁ (PARÁ) BRAZIL 11-01-2021
EXCELLENT MISSIONARY PRESIDENT OF THE USA
SR JOE BIDEN:
I ask YOUR EXCELLENCE to prohibit the entry into the USA of members affiliated to PT PARTY OF WORKERS (BRAZIL) and PC DO B COMMUNIST PARTY OF BRASIL.
of PC DO B I ask for the ban of the governor of MARANHÃO FLAVIO DINO.
The PT WORKERS 'PARTY according to CIA NORTE AMERICANA and MOSSAD de ISRAEL is the largest criminal organization in the world with links to Brazilian faeces PCC FIRST COMMAND OF THE CAPITAL, RED COMMAND, GUARDIANS OF THE STATE OF CEARÁ; LEBANON HIZBOLLAH, PALESTINE HAMAS; SYRIA, IRAN, CUBA and VENEZUELA.
Among the main ones to have the entry prohibited I recommend:
LULA, DILMA ROUSSEF, GLEISE HOFMANN, RUI FALCÃO, FERNANDO HADAD, SENATOR CLAUDIO HUMBERTO, DEPUTED MARIA DO ROSÁRIO, CAMILO SANTANA GOVERNOR OF CEARÁ, FÁTIMA BEZERRA GOVERNOR DE RIO GRANDE DO NORTE, WELLINGER, GOVERNMENT GUIMARÃES (CEARÁ), RUI COSTA GOVERNOR OF BAHIA, JOSÉ AIRTON (CEARÁ) LUIZIANE LINS (CEARÁ), SAGUAS MORAES (MATO GROSSO), LINDENBER FARIAS.
ABOVE ALL WHOLE MEMBERSHIP TO THAT POLITICAL PRACTICE, YOUR UNION CENTRAL CUT WORKER ARM, MST LANDLESS MOVEMENT (AGRARIAN ARM)
MARABÁ(PARÁ)BRASIL 11-01-2021
EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DOS EUA
SR JOE BIDEN :
Peço a VOSSA EXCELÊNCIA a proibição da entrada nos EUA dos filiados ao PT PARTIDO DOS TRABALHADORES(BRASIL) e PC DO B PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL.
do PC DO B peço a proibição do governador do MARANHÃO FLAVIO DINO .
O PT PARTIDO DOS TRABALHADORES segundo a CIA NORTE AMERICANA e a MOSSAD de ISRAEL se trata da maior organização criminosa do mundo com ligações com as façoes brasileiras PCC PRIMEIRO COMANDO DA CAPITAL ,COMANDO VERMELHO,GUARDIÕES DO ESTADO DO CEARÁ ;com os carteis hispano americanos,HIZBOLLAH DO LÍBANO,HAMAS DA PALESTINA ;SÍRIA,IRÃ,CUBA e VENEZUELA .
entre os principais a ter a entrada proibida recomendo:
LULA,DILMA ROUSSEF ,GLEISE HOFMANN , RUI FALCÃO,FERNANDO HADAD,SENADOR CLAUDIO HUMBERTO,DEPUTADA MARIA DO ROSÁRIO ,CAMILO SANTANA GOVERNADOR DO CEARÁ, FÁTIMA BEZERRA GOVERNADORA DE RIO GRANDE DO NORTE , WELLINGTON DIAS GOVERNADOR DO PIAUI,SENADOR JAQUES WAGNER,DEPUTADO JOSÉ GUIMARÃES(CEARÁ),RUI COSTA GOVERNADOR DA BAHIA ,JOSÉ AIRTON(CEARÁ) LUIZIANE LINS(CEARÁ),SAGUAS MORAES(MATO GROSSO),LINDENBER FARIAS .
ACIMA DE TODO TODO FILADO A ESSE APRTIDO POLÍTICO , seu braço sindical CUT CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES, MST MOVIMENTO DOS SEM TERRA (BRAÇO AGRÁRIO)
Sem auxílio emergencial, pobreza extrema pode atingir mais de 20 milhões
Sem auxílio emergencial, pobreza extrema pode atingir mais de 20 milhões: Desde que o valor do benefício caiu pela metade, em setembro do ano passado, o número de pobres começou a subir novamente
"Enquanto você posta foto na praia, estamos aqui vendo a segunda onda vir com força" - CartaCapital
"Enquanto você posta foto na praia, estamos aqui vendo a segunda onda vir com força" - CartaCapital: Médico cearense narra atendimentos de casos de Covid-19 e se diz exausto: 'A população não nos escuta há meses'
Trump: o que pode acontecer com o presidente até 20 de janeiro? - CartaCapital
Trump: o que pode acontecer com o presidente até 20 de janeiro? - CartaCapital: Republicano é ameaçado de impeachment após a invasão do Capitólio por seus apoiadores
Entrevista: 'Bilhões são negociados com Tribunais de Justiça a portas fechadas'
Entrevista: 'Bilhões são negociados com Tribunais de Justiça a portas fechadas': Campanha do Justa.org.br denuncia ‘cheque em branco’ para governadores, que negociam aumentos ao Judiciário em troca de decisões favoráveis
Ministro da Justiça de Bolsonaro quer 4 anos de prisão para Ricardo Noblat e Ruy Castro
Ministro da Justiça de Bolsonaro quer 4 anos de prisão para Ricardo Noblat e Ruy Castro: André Mendonça afirma que vai solicitar abertura de inquérito policial contra os dois jornalistas por “incitação ao suícidio”. O motivo é um artigo de Ruy Cartro, parcialmente reproduzido por Noblat
Trump foi expelido, mas o trumpismo não foi derrotado, diz Pepe Escobar
Trump foi expelido, mas o trumpismo não foi derrotado, diz Pepe Escobar: “O trumpismo é o principal partido político da América hoje, queira ou não queria, é um fato inegável”, disse o jornalista à TV 247. Assista
Baleia tenta consertar entrevista desastrosa e sugere, de forma tímida, que poderá pautar impeachment de Bolsonaro
Baleia tenta consertar entrevista desastrosa e sugere, de forma tímida, que poderá pautar impeachment de Bolsonaro: Deputado afirmou que conversou com a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e que poderá usar instrumentos constitucionais em defesa da democracia, depois de afirmar que não faria o impeachment de Bolsonaro
Schwarzenegger compara invasão do Capitólio à Noite dos Cristais nazista (VÍDEO)
Schwarzenegger compara invasão do Capitólio à Noite dos Cristais nazista (VÍDEO): Num vídeo de grande repercussão nos EUA, o ator e ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger criticou duramente Trump e o ataque ao Capitólio, comparando-o com um dos episódios mais infames da história conhecido como Noite dos Cristais
Nancy Pelosi pede que Pentágono proíba Trump de apertar o botão nuclear
Nancy Pelosi pede que Pentágono proíba Trump de apertar o botão nuclear: "Esta manhã (8) falei com o chefe do Estado-Maior Conjunto dos EUA, Mark Milley, a fim de discutir as precauções disponíveis para impedir que um presidente instável inicie hostilidades militares ou tenha acesso aos códigos de lançamento e ordene um ataque nuclear", escreveu ela
Quem controla o discurso também controla o poder
Quem controla o discurso também controla o poder: "O golpe de Trump fracassou, o Império americano ainda não caiu, mas as grandes empresas de tecnologia conseguiram reforçar o controle que exercem sobre as sociedades", diz o jornalista Leonardo Attuch, editor do 247
domingo, 10 de janeiro de 2021
Sequestro em Fortaleza: grupo manteve jovem refém em porta-malas por vingança contra o namorado dela
|
Assinar:
Postagens (Atom)