Powered By Blogger

sábado, 23 de novembro de 2013

Reunião de Alto Nível do Conselho de Cooperação russo-turca

Reunião de Alto Nível do Conselho de Cooperação russo-turca

Novembro 22, 2013, 15:50  São Petersburgo
Palavras-chave: política externa
Reunião de Alto Nível do Conselho de Cooperação russo-turca.
1/5 Foto: Presidencial Imprensa e Informação legenda completa
  • Foto: Imprensa Presidencial e Gabinete de Informação
  • Foto: Imprensa Presidencial e Gabinete de Informação
  • Foto: Imprensa Presidencial e Gabinete de Informação
  • Foto: Imprensa Presidencial e Gabinete de Informação
  • Foto: Imprensa Presidencial e Gabinete de Informação
Vladimir Putin participou da quarta reunião do Conselho de Cooperação russo-turca de Alto Nível.
Os principais temas da agenda incluiu o comércio ea cooperação econômica e os laços humanitários entre os dois países, ea implementação de projetos conjuntos estratégicos no sector da energia.
Após a reunião, Putin e Erdogantestemunhou a assinatura de um pacote de acordos de cooperação, incluindo a electricidade, engenharia usina, costumes e cooperação entre as agências de informação dos dois países.
Discurso em uma reunião do Conselho de Cooperação russo-turca de Alto Nível
Presidente da Rússia, Vladimir Putin: Senhor Primeiro-Ministro, os amigos, deixe-me desejar a todos boas-vindas mais uma vez, em formato expandido neste momento.
Hoje, estamos a realizar a quarta reunião do Conselho de Cooperação de Alto Nível. O trabalho do Conselho tem produzido resultados que medem totalmente até o nível avançado de parceria que existe entre nossos países.
No encontro com Erdogan em formato estreito, fizemos uma análise detalhada dos principais temas da agenda bilateral. Notamos que Russo-Turca laços estão se desenvolvendo intensamente em todas as áreas e que temos um diálogo político regular andamento. Nós cooperamos na resolução de questões regionais e internacionais, incluindo através da ONU e do G20.
Podemos ter nossas diferenças sobre questões específicas, mas isso não leva a qualquer refrigeração em nossas relações. Pelo contrário, intensificamos nossos contatos e procurar um terreno comum. O Grupo de Planejamento Estratégico conjunta encabeçada pelos ministros das Relações Exteriores da Rússia e da Turquia faz uma grande contribuição para este trabalho. O Mista Intergovernamental Comissão Russo-Turca desempenha um papel de coordenação na construção de nossos laços comerciais e econômicos.
A Turquia é um dos principais parceiros comerciais da Rússia e está em 7 º lugar em volume de negócios de comércio exterior da Rússia. Rússia é o segundo maior mercado de exportação da Turquia, depois da Alemanha.
Nosso comércio bilateral tem mantido um crescimento constante nos últimos anos e em 2012 chegou a um valor de US $ 34 bilhões. Mas, como eu discuti com o primeiro-ministro, pouco antes, este ano viu uma ligeira correção, que resultou em uma pequena gota. Pensamos que isso é algo que pode corrigir e está relacionada com a situação difícil nos mercados globais. Vemos isso como um problema temporário. Estou certo de que se tomarmos medidas sistêmicas para melhorar as nossas condições comerciais bilaterais, isso vai nos ajudar a restabelecer a dinâmica positiva no nosso comércio e relações econômicas.
Estamos ampliando a nossa cooperação de investimento. Os investimentos de capital russo acumulados em economia turca exceder 1,57 bilhões dólar, e os investimentos de capital da Turquia na Rússia são cerca de 740 bilião dólares.
Grandes projectos de investimento estão sendo implementadas no setor de energia. A nossa cooperação nesta área atingiu um nível verdadeiramente estratégica. O gasoduto Blue Stream, que atravessa o fundo do Mar Negro, está a funcionar de forma confiável. Nós exportamos 27 bilhões de metros cúbicos de gás natural em 2012. Em 2014, pretendemos iniciar a construção da seção marítima do gasoduto South Stream na zona económica exclusiva da Turquia.
Rosatom está construindo a primeira usina nuclear da Turquia, Akkuyu, com o investimento de capital de pé em US $ 20 bilhões. E colegas, gostaria de chamar a atenção para o fato de que cerca de 25% deste montante será utilizado por empresas turcas neste trabalho. Isso significa novos postos de trabalho, que são investimentos muito sólidas para o futuro do setor de energia da Turquia. Esperamos que o governo turco irá proporcionar incentivos fiscais e garantias de compra de energia de longo prazo. Além da implantação de projetos semelhantes na Europa Ocidental, nós sentimos que este projeto é uma prioridade para nós na Europa Oriental.
Estamos desenvolvendo a cooperação industrial nos metais e indústrias automotiva e estamos fortalecendo os laços nos setores financeiros e de inovação.
Cooperação tecnológica Militar é uma área importante em parceria russo-turca. Estamos ampliando os contatos entre as autoridades policiais e os serviços especiais, incluindo na luta contra o terrorismo.
Nós também estamos interessados ​​em cooperar estreitamente para garantir a segurança durante os Jogos Olímpicos de Sochi. E a este respeito, gostaria de agradecer aos nossos parceiros turcos e empresas turcas para o seu trabalho ativa e eficaz na construção de instalações olímpicas.
A Turquia é um dos destinos mais populares para os turistas russos, de acordo com dados deste ano, espera-se para bater um novo recorde, com quatro milhões de visitantes. Cidadãos turcos estão cada vez mais interessados ​​em visitar a Rússia, bem, então nós gostaríamos de sugerir considerando a idéia de realizar anos recíprocas de turismo.
Temos grandes oportunidades para ampliar ainda mais os laços humanitários. O trabalho do Fórum Russo-Turca público deve ajudar a sua implementação.
Presumo que os chefes de ministérios-chave e departamentos que estão presentes aqui hoje vai dar relatórios de fundo sobre o desenvolvimento da cooperação bilateral em várias áreas, fazendo sugestões concretas sobre o seu novo reforço.
Quando o Sr. Primeiro-Ministro e eu estávamos conversando sobre muitos dos problemas que acabei de mencionar, nós concordamos que, durante a discussão do formato expandido, nossos colegas - chefes de ministérios e departamentos - será capaz de dar os esclarecimentos necessários e falar com mais detalhes sobre perspectivas de cooperação.
Obrigado por sua atenção.
22 nov 2013, 15:50 São Petersburgo
Palavras-chave: política externa

Nenhum comentário:

Postar um comentário